MUNDO ENCANTADO DA ARTE - EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS - Maringá / PR
DESCRIÇÃO:
O projeto Mundo Encantado acontece desde o ano de 2006 na Rede Municipal de Educação de Maringá, com alunos matriculados na modalidade pré escola (4 e 5 anos) nos CMEI´s (Centros Municipais de Educação Infantil). Este projeto cultural é de cunho literário, sendo que a cada ano letivo um tema é desenvolvido em todas as 60 unidades de ensino.
No ano de 2015 o pré projeto sobre vida e obra de Monteiro Lobato, intitulado “Conhecendo o Mundo Encantado de Monteiro Lobato”, foi encaminhado a todos os CMEI´s pela Secretaria de Educação por meio da Gerência e Assessoria da Educação Infantil. Baseado na obra: Reinações de Narizinho - capítulo I “Narizinho Arrebitado”, no qual foi explorada a questão ambiental tendo como enfoque a temática “Água e sua importância para a sustentabilidade do planeta”.
Cada instituição diante da sua realidade, desenvolveu diferentes ações pedagógicas como: pesquisa sobre a vida e obra do autor, apresentação e caracterização dos personagens e espaços, trilha sonora específica, textos informativos relacionados a questão da importância da água, entre outras.
Para culminância desse Projeto foi organizado pela Secretaria de Educação por meio da Gerência e Assessoria da Educação Infantil, o evento: “O Mundo Encantado no Reino das Águas Claras” realizado no teatro Callil Haddad no período de 18 a 22 de agosto de 2015, no qual cada CMEI realizou uma apresentação musical relacionada ao tema proposto.
O público-alvo para prestigiar o evento foram crianças envolvidas no projeto e toda a comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
Considerando a diversidade das experiências desenvolvidas com as crianças no interior das unidades escolares de educação infantil, o projeto Mundo Encantado da Arte foi pensado num primeiro momento como troca de experiências, socialização, divulgação e valorização dos trabalhos realizados nestes espaços educacionais.
A medida em que esse projeto foi se desenvolvendo verificou-se que sua abrangência ia além do proposto inicialmente, revelando um universo cultural muitas vezes negado as crianças no seu cotidiano que é caracterizado pelas expressões teatrais, musicais, literárias, ou seja, o encanto pela arte.
Como afirma o Referencial Curricular para a Educação Infantil (V.3) “A arte está presente no cotidiano da vida infantil, por meio de diversas linguagens como a música, a dança, as artes visuais e a dramatização, nas quais as crianças percebem a si mesmas, expressam e comunicam seus sentimentos, pensamentos e sensações”. Desta forma a educação infantil se apresenta como um espaço favorável de transmissão do conhecimento artístico de maneira significativa.
O sentimento de alegria e contentamento diante da oportunidade de se apresentar em um espaço cultural (teatro), tem revelado diferentes manifestações durante cada apresentação, demonstrando a importância da continuidade deste projeto.
Diante do encantamento e envolvimento das crianças buscou-se aliar temas atuais à literatura infantil, com o intuito de proporcionar-lhes lições variadas e importantes para a vida.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
OBJETIVOS:
– Conhecer diferentes formas de expressões culturais, a fim de valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social;
– Oportunizar a comunidade escolar acesso a produções artísticas, a fim de ampliar seu repertório cultural.
– Propiciar situações de leitura de diferentes tipologias textuais (textos informativos, instrucionais e narrativos) a fim de oportunizar o contato com a escrita e a leitura;
– Valorizar a leitura como fonte de prazer, de entretenimento e de comunicação a fim de desenvolver o comportamento leitor;
– Interpretar canções e ritmos participando de brincadeiras cantadas para estimular o desenvolvimento motor, a concentração e atenção;
– Apreciar diferentes estilos musicais (clássicas, cancioneiro infantil e folclórica) para estimular a memória auditiva e musical;
– Explorar diversos movimentos corporais (danças, imitações, mímicas, gestos, expressões faciais e jogos teatrais) com intuito de promover as capacidades expressivas;
Cronograma
CRONOGRAMA:
Atividades desenvolvidas |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
Julho |
Agosto |
Elaboração e organização do Pré- Projeto |
X |
|
|
|
|
|
Desenvolvimento do Projeto nos CMEI´s |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
Organização e ensaios para a apresentação |
|
|
|
X |
X |
X |
Evento: O Mundo Encantado da Arte |
|
|
|
|
|
X |
Resultados
RESULTADOS:
Durante todas as apresentações foram observadas nas crianças manifestações caracterizadas pelas expressões teatrais, musicais, literárias bem como a autonomia, domínio das emoções, desenvoltura, capacidade de liderança, descoberta de potencialidades e o sentimento de alegria e contentamento de cada uma diante da oportunidade de se apresentar em um espaço cultural (teatro). Além disso, a integração entre as instituições envolvidas neste projeto bem como a participação dos pais, mães e/ ou responsáveis também é um fator chave para sua continuidade, pois revela a valorização do trabalho desenvolvido nas unidades.
Instituições Envolvidas
-
CMEI Afonso Vidal César
-
CMEI Alexandre e Sophia Rasgulaeff
-
CMEI Ana Chiquetti Men
-
CMEI Angelo Viegas
-
CMEI Anjo da Guarda
-
CMEI Antonieta Matos Coutinho
-
CMEI Antônio Facci
-
CMEI Bárbara Cecily Netto Barros
-
CMEI Benedito de Souza
-
CMEI Cecília Meireles
-
CMEI Des. Zeferino Muzato Krukoski
-
CMEI Dona Geni Correia de Melo
-
CMEI Dona Guilhermina Cunha Coelho
-
CMEI Dorcelina Folador
-
CMEI Dra. Zilda Arns Neulmann
-
CMEI Elizete Aparecida Romagnoli Piveta Assunção
-
CMEI Etelvina Matos Silva
-
CMEI Florestan Fernandes
-
CMEI Herbert José de Souza
-
CMEI Irmã Antona
-
CMEI Irmã Firmina Maria
-
CMEI João XXIII
-
CMEI José Claúdio Pereira Neto
-
CMEI José de Anchieta
-
CMEI José Gerardo Braga
-
CMEI José Luiz Betran
-
CMEI José Pacheco dos Santos
-
CMEI José Preste Neto
-
CMEI Lia Terezinha Sambatti
-
CMEI Mafalda Noemia B. Villanova
-
CMEI Maria de Lourdes Batista Vale Bom
-
CMEI Maria Luiza Sandri Meneguetti
-
CMEI Maria Doná Ferraz
-
CMEI Maria Tereza Claro Gonzaga
-
CMEI Monsenhor Kimura
-
CMEI Nadyr Penteado Virmond
-
CMEI Nice Braga
-
CMEI Nilza de Oliveira Pipino
-
CMEI Padre Francisco Robl
-
CMEI Pion. Aparecida Luzia Pires de Morais
-
CMEI Pion. Maria Conceição Ramos Alexandre
-
CMEI Pion. Tereza Martins Fernandes
-
CMEI Pion. Vanor Henriques
-
CMEI Prof. Galdino de Andrade
-
CMEI Prof. Alba de Araújo Rocha Loures
-
CMEI Prof. Ambrosina Fernades Sales
-
CMEI Prof. Dilce de Lima Ramalho
-
CMEI Prof. Dulse Telles Ferreira
-
CMEI Prof. Esther Gonçalves Josepetti
-
CMEI Prof. France Luz
-
CMEI Prof. Iria de Castro
-
CMEI Prof. Laura Parente Bossolan
-
CMEI Prof. Tereza Leonel
-
CMEI Purificação Jesus Valente
-
CMEI Recanto do Menor – Alvorada
-
CMEI Recanto do Menor – Vila Esperança
-
CMEI Ver.José Rodrigues dos Santos
-
CMEI Walkíria Fontes
-
CMEI Winifred Ethel Netto
Contatos
Secretaria Municipal de Educação do Município de Maringá
Av. Itororó, nº 867
Telefone: (44) 3321-6900
Fontes
FONTES:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília; MEC/SEF, 1998.
Secretaria de Educação do Município de Maringá. Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Maringá: Líder, 2012.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. – 16ª reimpressão da 48ª edição
de 1993. São Paulo: Brasiliense, 2005.