RECREIO DIRIGIDO - TEMPO LIVRE 2 - ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAL - Maringá / PR

DESCRIÇÃO

Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver menino sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados sem uma sala de aula, sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação de homens críticos e transformadores de uma sociedade” (Carlos Drummond de Andrade).

Neste contexto o indicador Tempo livre 2 – Ensino Fundamental integral visa mensurar a razão entre o tempo total de permanência do aluno na escola o espaço, assim como o ambiente que nele se constitui, reflete o que pensamos, o que queremos e o que podemos fazer nele. Nesse espaço, a vida acontece e se desenvolve. Na escola, a organização do espaço revela a concepção educacional, bem como a postura dos profissionais que nele trabalham.

Enrico Battini (1998), Italiano, professor da área de arquitetura, escolheu um estilo, até mesmo poético, para explicitar seu entendimento sobre a criança e o espaço: “Para a criança, o espaço é o que sente, o que vê, o que faz nele. Portanto, o espaço é sombra e escuridão: é grande, enorme ou, pelo contrário, pequeno; é poder correr ou ter que ficar quieto, é esse lugar onde ela pode ir para olhar, ler, pensar”.

Assim, tanto a sala de aula quanto a escola em si, devem se constituir em um ambiente singular e revelador da identidade daquele grupo – professores e crianças – que o ocupa. O espaço escolar precisa ser organizado de uma forma que possa dar abertura para que a criança se envolva na realização de jogos e de brincadeiras de maneira significativa. Sabemos que o jogo e a brincadeira são ações privilegiadas no desenvolvimento humano, principalmente porque esse faz parte da aprendizagem da criança.

A brincadeira e o jogo ajuda a criança na sua autoestima, na interação, no repeito às regras, além de ter a sua importância na área cognitiva, área socioafetiva e na área motora da criança.

Segundo Huizinga (1971), brincadeira é uma atividade espontânea, sendo prazerosa, divertida, voluntária, criativa e lúdica, podendo ser realizada em qualquer espaço. Já o jogo, é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites e tempo e de espaço, seguindo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão, alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.

No entanto, para Lino de Macedo (2007), para as crianças, o brincar e o jogar são maneiras lúdicas de aprender e de se desenvolver. Isso pode acontecer em diversos lugares. Em se tratando do ambiente escolar, destacamos o recreio. A palavra “recreio” segundo o dicionário significa, “Passatempo divertido, tempo concedido aos escolares para brincar, lugar onde esse tempo é passado, prazer, deleite, lugar ameno e agradável”. Nesse sentido, o recreio dirigido é uma forma de transformação, pois o aluno terá liberdade para brincar, além de acrescentar significados para o seu desenvolvimento despertando a criatividade, imaginação, raciocínio, cooperativismo e o respeito para com o outro.


JUSTIFICATIVA

A proposta do Projeto Recreio Dirigido que acontece todos os dias da semana nas escolas do Município de Maringá, durante o momento do intervalo (recreio), que duram 15 minutos, é organizado e dirigido pelos monitores, alunos (dos 4ºs e 5ºs, estagiários, equipe diretiva, pedagógica que interagem com os alunos em atividades lúdicas.

Em um primeiro momento, os participantes do Projeto Recreio dirigido, realizam um levantamento prévio para verificar os jogos e as brincadeiras que gostariam de sugerir para a organização das atividades. As mesmas serão planejadas pela equipe gestora, Supervisora, Orientadora e professores envolvidos.

Para o bom desenvolvimento das atividades, os responsáveis organizam os materiais previamente de acordo com o cronograma semanal já estabelecido. Ao final do recreio os responsáveis deverão guardar com cuidado e atenção os objetos utilizados.

Na escola, existe a preocupação com os alunos para que o momento do recreio seja aproveitado com prazer, autonomia, respeito ao próximo e responsabilidade, diminuindo os conflitos e os pequenos acidentes. Diante do exposto, se faz necessário o Projeto Recreio Dirigido com atividades diversificadas direcionadas com jogos e brincadeiras no intervalo das aulas.

Obs:

Se a escola tem o recreio dividido em dois grupos, será necessário já deixar em cronograma os responsáveis para coordenar o projeto em cada período.


Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

OBJETIVO GERAL

- Oferecer momentos prazerosos aos alunos no horário do recreio que os envolvam em situações de convivência mútua e aprendizagem de forma lúdica, explorando jogos e brincadeiras em relação ao viver, à socialização, ao respeito ao espaço coletivo, ao outro e às regras de convívio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar aos alunos uma convivência saudável por meio de situações de aprendizagem dirigidas durante o recreio.

- Estimular o lado lúdico dos alunos por meio de jogos e brincadeiras.

- Oferecer dinâmicas que contribuam para tornar o espaço escolar mais prazeroso no momento do intervalo.

- Oportunizar brincadeiras saudáveis que desenvolvam valores humanos, como: solidariedade, respeito, cooperação e amizade.

- Exercitar nos alunos as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto.

Cronograma

CRONOGRAMA:


Segunda-feira


Terça-feira


Quarta-feira


Quinta-feira


Sexta-feira


Turma: 1º ano


Turma: 2º ano


Turma: 3º ano


Turma: 4º ano


Turma: 5º ano


Monitor 1



Monitor 2



Monitor 3



Monitor 4



Monitor 5



Atividade:

Corda

Atividade:

Massinha de modelar

Atividade:

xadrez

Atividade:

Futebol

Atividade:

Futebol

Local:

Gramado

Local:

No pátio

Local:

Nas Mesas

Local:

Quadra

Local:

Quadra

* As turmas se revezam nas atividades todos os dias.


Resultados

RESULTADOS

A efetivação deste projeto nas unidades escolares do município de Maringá, tem contribuído na melhoria da disciplina dos alunos, na diminuição do número de acidentes, na vivência, na interação dos alunos dos diversos anos/séries em experiências diversificadas e na valorização da singularidade das atividades em grupo.

A avaliação do Projeto do Recreio Dirigido será realizada de forma contínua para que possa ser retomado bimestralmente por meio de relatórios e sempre que se fizer necessário, dando assim, novos encaminhamentos, ampliando ou modificando alguns jogos e brincadeiras indicados pelos responsáveis pela organização.


Instituições Envolvidas

Escola Municipal Agmar dos Santos

Escola Municipal Angela Vergínia Borin

Escola Municipal Angelina Lonardon Meneguetti

Escola Municipal Aniceto Matti

Escola Municipal Ariovaldo Moreno

Escola Municipal Ayrton Playsant

Escola Municipal Benedita Natália Lima

Escola Municipal Campos Salles

Escola Municipal Célestin Freinet

Escola Municipal Diderot Alves Rocha Loures

Escola Municipal Fernão Dias

Escola Municipal Gabriela Mistral

Escola Municipal Geraldo Meneghetti

Escola Municipal Helenton Borba Cortes

Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas

Escola Municipal João Barbosa de Macedo

Escola Municipal João Batista Sanches

Escola Municipal José Anicetto

Escola Municipal José Darcy de Carvalho

Escola Municipal José Galetti

Escola Municipal José Hiram Sallée

Escola Municipal José Marchesini

Escola Municipal Lázara R. Vilela

Escola Municipal Lidia Ribeiro Dutra Da Silva

Escola Municipal Luiz Gabriel Guimarães Sampaio

Escola Municipal Machado de Assis

Escola Municipal Manuel Dias da Silva

Escola Municipal Mariana Viana Dias

Escola Municipal Midufo Vada

Escola Municipal Milton Santos

Escola Municipal Mirian Leila Palandri

Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti

Escola Municipal Octávio Periotto

Escola Municipal Odete Alcantara Rosa

Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro

Escola Municipal Odilon Túlio Vargas

Escola Municipal Olga Aiub Ferreira

Escola Municipal Oscar Pereira Dos Santos

Escola Municipal Osvaldo Cruz

Escola Municipal Paulo Freire

Escola Municipal Pedro Ryô Tanaka

Escola Municipal Piveni Piassi Moraes

Escola Municipal Renato Bernardi

Escola Municipal Rosa Palma Planas

Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti

Escola Municipal Silvino Fernandes Dias

Escola Municipal Ulysses Guimarães

Escola Municipal Victor Beloti

Escola Municipal Zuleide Samways Portes



Contatos
Secretaria Municipal de Educação do Município de Maringá
Avenida Itororó, nº 867
Telefone: (44) 3221-6900

Gerência da Educação Integral
Eliana Moreira Amaral de Souza
(44) 3221-6920
Fontes

REFERÊNCIAS

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed.

Perspectiva – USP, 1971.

MACEDO de Lino. Revista Nova Escola: Brincar é mais que aprender. 2007.

MARINGÁ, Município de. Regimento Escolar. 2014.

MARINGÁ, Município de. Projeto Recreio dirigido. 2014.

Sistema de Ensino Aprende Brasil. Educação Infantil: grupo 5. Curitiba: Positivo, 2008.www.priberam.pt/dipo/recreio.


Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
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Parceiros Internacionais

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Conama
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DAC - Danish Architecture Centre
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Eco City Builders
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http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
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http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
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La Ciudad Verde
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New Cities Foundation
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http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
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Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
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Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
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VR
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