RECREIO DIRIGIDO - TEMPO LIVRE 2 - ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAL - Maringá / PR
DESCRIÇÃO
“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver menino sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados sem uma sala de aula, sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação de homens críticos e transformadores de uma sociedade” (Carlos Drummond de Andrade).
Neste contexto o indicador Tempo livre 2 – Ensino Fundamental integral visa mensurar a razão entre o tempo total de permanência do aluno na escola o espaço, assim como o ambiente que nele se constitui, reflete o que pensamos, o que queremos e o que podemos fazer nele. Nesse espaço, a vida acontece e se desenvolve. Na escola, a organização do espaço revela a concepção educacional, bem como a postura dos profissionais que nele trabalham.
Enrico Battini (1998), Italiano, professor da área de arquitetura, escolheu um estilo, até mesmo poético, para explicitar seu entendimento sobre a criança e o espaço: “Para a criança, o espaço é o que sente, o que vê, o que faz nele. Portanto, o espaço é sombra e escuridão: é grande, enorme ou, pelo contrário, pequeno; é poder correr ou ter que ficar quieto, é esse lugar onde ela pode ir para olhar, ler, pensar”.
Assim, tanto a sala de aula quanto a escola em si, devem se constituir em um ambiente singular e revelador da identidade daquele grupo – professores e crianças – que o ocupa. O espaço escolar precisa ser organizado de uma forma que possa dar abertura para que a criança se envolva na realização de jogos e de brincadeiras de maneira significativa. Sabemos que o jogo e a brincadeira são ações privilegiadas no desenvolvimento humano, principalmente porque esse faz parte da aprendizagem da criança.
A brincadeira e o jogo ajuda a criança na sua autoestima, na interação, no repeito às regras, além de ter a sua importância na área cognitiva, área socioafetiva e na área motora da criança.
Segundo Huizinga (1971), brincadeira é uma atividade espontânea, sendo prazerosa, divertida, voluntária, criativa e lúdica, podendo ser realizada em qualquer espaço. Já o jogo, é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites e tempo e de espaço, seguindo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão, alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.
No entanto, para Lino de Macedo (2007), para as crianças, o brincar e o jogar são maneiras lúdicas de aprender e de se desenvolver. Isso pode acontecer em diversos lugares. Em se tratando do ambiente escolar, destacamos o recreio. A palavra “recreio” segundo o dicionário significa, “Passatempo divertido, tempo concedido aos escolares para brincar, lugar onde esse tempo é passado, prazer, deleite, lugar ameno e agradável”. Nesse sentido, o recreio dirigido é uma forma de transformação, pois o aluno terá liberdade para brincar, além de acrescentar significados para o seu desenvolvimento despertando a criatividade, imaginação, raciocínio, cooperativismo e o respeito para com o outro.
JUSTIFICATIVA
A proposta do Projeto Recreio Dirigido que acontece todos os dias da semana nas escolas do Município de Maringá, durante o momento do intervalo (recreio), que duram 15 minutos, é organizado e dirigido pelos monitores, alunos (dos 4ºs e 5ºs, estagiários, equipe diretiva, pedagógica que interagem com os alunos em atividades lúdicas.
Em um primeiro momento, os participantes do Projeto Recreio dirigido, realizam um levantamento prévio para verificar os jogos e as brincadeiras que gostariam de sugerir para a organização das atividades. As mesmas serão planejadas pela equipe gestora, Supervisora, Orientadora e professores envolvidos.
Para o bom desenvolvimento das atividades, os responsáveis organizam os materiais previamente de acordo com o cronograma semanal já estabelecido. Ao final do recreio os responsáveis deverão guardar com cuidado e atenção os objetos utilizados.
Na escola, existe a preocupação com os alunos para que o momento do recreio seja aproveitado com prazer, autonomia, respeito ao próximo e responsabilidade, diminuindo os conflitos e os pequenos acidentes. Diante do exposto, se faz necessário o Projeto Recreio Dirigido com atividades diversificadas direcionadas com jogos e brincadeiras no intervalo das aulas.
Obs:
Se a escola tem o recreio dividido em dois grupos, será necessário já deixar em cronograma os responsáveis para coordenar o projeto em cada período.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
OBJETIVO GERAL
- Oferecer momentos prazerosos aos alunos no horário do recreio que os envolvam em situações de convivência mútua e aprendizagem de forma lúdica, explorando jogos e brincadeiras em relação ao viver, à socialização, ao respeito ao espaço coletivo, ao outro e às regras de convívio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar aos alunos uma convivência saudável por meio de situações de aprendizagem dirigidas durante o recreio.
- Estimular o lado lúdico dos alunos por meio de jogos e brincadeiras.
- Oferecer dinâmicas que contribuam para tornar o espaço escolar mais prazeroso no momento do intervalo.
- Oportunizar brincadeiras saudáveis que desenvolvam valores humanos, como: solidariedade, respeito, cooperação e amizade.
- Exercitar nos alunos as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto.
Cronograma
CRONOGRAMA:
Segunda-feira
|
Terça-feira
|
Quarta-feira
|
Quinta-feira
|
Sexta-feira
|
Turma: 1º ano
|
Turma: 2º ano
|
Turma: 3º ano
|
Turma: 4º ano
|
Turma: 5º ano
|
Monitor 1
|
Monitor 2
|
Monitor 3
|
Monitor 4
|
Monitor 5
|
Atividade: Corda |
Atividade: Massinha de modelar |
Atividade: xadrez |
Atividade: Futebol |
Atividade: Futebol |
Local: Gramado |
Local: No pátio |
Local: Nas Mesas |
Local: Quadra |
Local: Quadra |
* As turmas se revezam nas atividades todos os dias.
Resultados
RESULTADOS
A efetivação deste projeto nas unidades escolares do município de Maringá, tem contribuído na melhoria da disciplina dos alunos, na diminuição do número de acidentes, na vivência, na interação dos alunos dos diversos anos/séries em experiências diversificadas e na valorização da singularidade das atividades em grupo.
A avaliação do Projeto do Recreio Dirigido será realizada de forma contínua para que possa ser retomado bimestralmente por meio de relatórios e sempre que se fizer necessário, dando assim, novos encaminhamentos, ampliando ou modificando alguns jogos e brincadeiras indicados pelos responsáveis pela organização.
Instituições Envolvidas
Escola Municipal Agmar dos Santos
Escola Municipal Angela Vergínia Borin
Escola Municipal Angelina Lonardon Meneguetti
Escola Municipal Aniceto Matti
Escola Municipal Ariovaldo Moreno
Escola Municipal Ayrton Playsant
Escola Municipal Benedita Natália Lima
Escola Municipal Campos Salles
Escola Municipal Célestin Freinet
Escola Municipal Diderot Alves Rocha Loures
Escola Municipal Fernão Dias
Escola Municipal Gabriela Mistral
Escola Municipal Geraldo Meneghetti
Escola Municipal Helenton Borba Cortes
Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas
Escola Municipal João Barbosa de Macedo
Escola Municipal João Batista Sanches
Escola Municipal José Anicetto
Escola Municipal José Darcy de Carvalho
Escola Municipal José Galetti
Escola Municipal José Hiram Sallée
Escola Municipal José Marchesini
Escola Municipal Lázara R. Vilela
Escola Municipal Lidia Ribeiro Dutra Da Silva
Escola Municipal Luiz Gabriel Guimarães Sampaio
Escola Municipal Machado de Assis
Escola Municipal Manuel Dias da Silva
Escola Municipal Mariana Viana Dias
Escola Municipal Midufo Vada
Escola Municipal Milton Santos
Escola Municipal Mirian Leila Palandri
Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti
Escola Municipal Octávio Periotto
Escola Municipal Odete Alcantara Rosa
Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de Castro
Escola Municipal Odilon Túlio Vargas
Escola Municipal Olga Aiub Ferreira
Escola Municipal Oscar Pereira Dos Santos
Escola Municipal Osvaldo Cruz
Escola Municipal Paulo Freire
Escola Municipal Pedro Ryô Tanaka
Escola Municipal Piveni Piassi Moraes
Escola Municipal Renato Bernardi
Escola Municipal Rosa Palma Planas
Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti
Escola Municipal Silvino Fernandes Dias
Escola Municipal Ulysses Guimarães
Escola Municipal Victor Beloti
Escola Municipal Zuleide Samways Portes
Contatos
Secretaria Municipal de Educação do Município de MaringáFontes
REFERÊNCIAS
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed.
Perspectiva – USP, 1971.
MACEDO de Lino. Revista Nova Escola: Brincar é mais que aprender. 2007.
MARINGÁ, Município de. Regimento Escolar. 2014.
MARINGÁ, Município de. Projeto Recreio dirigido. 2014.
Sistema de Ensino Aprende Brasil. Educação Infantil: grupo 5. Curitiba: Positivo, 2008.www.priberam.pt/dipo/recreio.