Plano Municipal de Cultura - Sorocaba / SP

O Plano de Cultura é um instrumento de gestão de médio e longo prazo, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação no município.

 

A partir das diretrizes definidas pela Conferência de Cultura, que deve contar com ampla participação da sociedade, o Plano é elaborado pelo órgão gestor com a colaboração do Conselho de Política Cultural, a quem cabe aprová-lo. Os planos nacional, estaduais e municipais devem ter correspondência entre si e ser encaminhados pelo Executivo para aprovação dos respectivos Poderes Legislativos (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores), a fim de que, transformados em leis, adquiram a estabilidade de políticas de Estado.

 

O Plano Municipal de Cultura - PMC deve ser integrado e compor o planejamento municipal, pois é um plano do conjunto da sociedade. Não deve ser entendido e nem formulado sob e somente a partir da importância da emergência da produção cultural local. Abarca os interesses sociais, políticos e econômicos e, portanto, deverá dialogar com outras áreas da administração pública. Deve, ainda, valorizar e fortalecer a transversalidade e promover a intersetorialidade de atividades, projetos, ações e orçamento para a sua execução.

 

A transversalidade é fator indispensável na construção de um entendimento político-administrativo sobre o potencial da cultura. Coloca um desafio enorme para os gestores, propõe uma inovadora integração entre os diversos modelos já institucionalizados e provoca um sentido diferente acerca de uma nova forma de consolidação da política pública contemporânea. A cultura não se configura, nesse sentido, apenas como elemento transformador, mas elemento de construção para uma nova configuração social e política em direção ao futuro desejado. Os impactos promovidos a partir de condutas bem direcionadas, claras e objetivas, assumidas pela municipalidade, darão ao plano de cultura um caráter de promotor de mudanças e de inovação.

 

O princípio da Legitimidade propõe o reconhecimento do documento a partir do empenho em elaborá-lo de acordo com a legislação pertinente, representativo da pluralidade de agentes e atores envolvidos, além da consistência técnica que ofereça sustentação a todas as fases da sua elaboração. Por legalidade, entendemos um processo pautado por procedimentos apoiados em instrumentos jurídicos, como leis, decretos ou outros previstos na legislação municipal. Ele será instituído através de lei própria, aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo Prefeito. Esse compromisso assumido pelo município implica a responsabilidade em assegurar ao plano de cultura o status de política pública A construção de instâncias de participação visa dotar o Plano Municipal de Cultura de representatividade política, de modo que a população o reconheça como fruto de um processo dinâmico, no qual contribuíram os diversos segmentos e setores. Neste sentido, a representação é uma relação de via de mão dupla: representantes comprometidos com interesses dos representados e estes controlando as ações daqueles.

 

O Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC, assume o papel protagonista, como articulador e mobilizador social, mantendo-se presente no contexto da elaboração do PMC, estimulando o pensamento crítico e atuando como mediador entre os interesses da classe artística e cultural do município e do Poder Público.

 

O processo de elaboração do PMC deve ser conduzido de modo a considerar a diversidade de interesses existentes no território municipal. Tal diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. Muitas vezes, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.

 

O PMC deve ter consistência técnica, ou seja, deve estar estruturado na linguagem da Administração Pública, guardando coerência entre suas partes. O princípio da Visão Sistêmica e Territorial deve considerar que a perspectiva a ser assumida no tratamento dos assuntos abordados no plano deve ser sistêmica, mas atenta a abordagens de segmentos e processos culturais. A compreensão adotada envolve a visão do conjunto da política cultural, a articulação entre suas áreas e elos ou processos do fazer cultural, bem como sua articulação com outras políticas públicas municipais e outras esferas de governo. Adicionalmente, deve incorporar a dimensão territorial das cidades em sua heterogeneidade e requerimentos específicos, à luz dos critérios de zoneamento adotado em cada município.

 

O desenvolvimento local também perpassa pela imbricação das políticas públicas, tanto municipais quanto estaduais e nacionais. Essa importância recai sobre a necessidade do PMC dialogar com os planos estadual e nacional e com planos de outros setores, visando o compartilhamento de decisões que convirjam para o interesse local, refletindo-se no conjunto dos benefícios dirigidos à sociedade e na consolidação de uma política pública nacional integrada.

 

Essa visão nos propõe pensar não só a importância da transversalidade, como já abordada, mas na capacidade de articulação do poder público com as outras esferas de governo e iniciativas da sociedade civil, promovendo uma aproximação entre as partes, entendendo a cultura como vetor de desenvolvimento. Além disso, atrair parceiros para que a cultura seja impulsionada a partir das suas práticas locais, dialogando num contexto horizontalizado, seja local, nacional ou mundial.

 

 

O princípio da Transparência e Objetividade consiste em promover ampla divulgação de todas as etapas e o fácil acesso aos diversos registros e documentos produzidos no processo de elaboração do PMC. Deve ser uma preocupação permanente daqueles que o elaborarão, especialmente o Grupo Gestor, para que haja reconhecimento pela sociedade e seus representantes.

O uso intensivo da internet como canal de comunicação com a população é um grande viabilizador dessa transparência. Da mesma forma, todos os documentos produzidos, especialmente o próprio PMC, devem primar pela objetividade, de modo que possibilite uma leitura clara e direta, permitindo uma ampla compreensão por todos os seus habitantes, dentro da diversidade existente no município.

A divulgação do processo apoia-se, dentre outros, em instrumentos de consulta pública (audiências públicas, relatórios de prestação de contas) que promovam o conhecimento acerca do processo e a interação dos cidadãos, em especial a comunidade artístico-cultural do município, na sua construção.

 

Como subsídios a tais instrumentos, as redes sociais se configuram como espaços ricos e dão uma dinâmica especial. Além disso, a promoção de encontros e debates, seminários, reuniões é importante para ampliar a discussão, captar e atualizar informações relevantes a serem considerados na elaboração do PMC.

 

O plano de cultura deve expressar os sentimentos e sentidos que envolvem a sociedade, que, ao se apossar do documento final, deve se reconhecer nele, assim como identificar as suas demandas e os caminhos a serem perseguidos para supri-las. Por isso, deve possuir uma escrita fácil e deve estar disponível para consulta da população. A possibilidade de promover essa coesão social em torno do plano de cultura, através de um processo democrático, levando em conta os princípios da participação social, do acesso à informação e da legitimidade técnica, consistirá numa sociedade mais bem preparada para contribuir com esse novo modelo de desenvolvimento que se pretende alcançar.

Eixo
Cultura para a sustentabilidade
Objetivos

·         Fortalecer a instituição da Secretaria Municipal de Cultura;

·         Criar por meio de lei o sistema Municipal de Cultura, o Sistema de Financiamento a Cultura, o Conselho Municipal de Políticas Culturais e o Plano Municipal de Cultura;

·         Criar o sistema de indicadores culturais da cidade de Sorocaba;

·         Criar o Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural de Sorocaba;

·         Realizar Conferências anuais de Cultura;

·         Criar e fomentar instancias de participação.

Cronograma

AÇÃO

INSTRUMENTOS LEGAIS

DATA

LINK

Criação da SECULT

Lei n. 7.370

02/05/2005

http://leismunicipa.is/mtole

Adesão ao SNC

Acordo de Cooperação Federativa

24/09/2013

Diário oficial da União

Aprovação da lei do Fundo Municipal de Cultura

Lei n. 10.669

16/12/2013

http://leismunicipa.is/trame

Aprovação da lei do Conselho Municipal de Cultura

Lei n. 10.810

07/05/2014

http://leismunicipa.is/ueoak

Nomeação dos membros do CMPC

Decreto n. 21.367

10/09/2014

http://leismunicipa.is/dnlug

Aprovação da lei do Sistema Municipal de Cultura

Lei n. 11.045

07/01/2015

http://leismunicipa.is/caouh

Lançamento do APP -  Sorocaba Acontece

Aplicativo da Agenda Cultural de Sorocaba

26/08/2015

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-lanca-nova-central-de-atendimento-portal-remodelado-e-aplicativo-cultural/

Lançamento da plataforma online Mapeamento Cultural de Sorocaba

 

16/10/2015

http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento/)

Aprovação do Regimento Interno CMPC

Regimento Secult

13/11/2015

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2015/02/edico-n-1713-13-de-novembro.pdf

5ª Conferência Municipal de Cultura

Decreto n. 22.138

13/01/2016

http://leismunicipa.is/pubnq

Aprovação do Regimento Interno da 5ª Conferência Municipal de Cultura

Decreto n. 22.138 Anexo I

13/01/2016

http://leismunicipa.is/pubnq

Nomeação do Grupo Gestor

Portaria Secult n. 001

22 /01/2016

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2015/02/edico-n-1722-22-de-janeiro.pdf

Criação do Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural

Decreto Nº 22.178.

10 /02/2016.

http://leismunicipa.is/uhird

Nomeação do Grupo Redator

Portaria Secult n.003

17/02/2016

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/01/edico-n-1726-19-de-fevereiro.pdf

Nomeação da Comissão do FMC

Portaria Secult n.004

18/03/2016

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/01/edico-n-1730-18-de-marco.pdf

Regulamento do FMC

Decreto

Não publicado

Não definido

Lei que institui o Plano Municipal de Cultura

Lei n. 11.326

18/05/2016

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/20-05-2016

Resultados

·         Foi criada em 2005, pela Lei Municipal nº. 7.370/2005 a Secretaria Municipal da Cultura – SECULT,  órgão superior, subordinado diretamente ao Prefeito, constituindo-se como o órgão gestor e coordenador do Sistema Municipal de Cultura – SMC;

·         Em Sorocaba o Fundo Municipal de Cultura é instituído oficialmente por meio da Lei nº 10.669, de 16 de dezembro de 2013, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Cultura do município de Sorocaba e dá outras providências. (O Fundo Municipal de Cultura de Sorocaba vem tendo um aporte de 10% de tudo que é arrecadado no Teatro Municipal e na Biblioteca Municipal. O uso do saldo atual para abertura de futuros editais se dará a posteriori da aprovação do Plano Municipal de Cultura);

O Fundo Municipal de Cultura de Sorocaba vem tendo um aporte de 10% de tudo que é arrecadado no Teatro Municipal e na Biblioteca Municipal. O uso do saldo atual para abertura de futuros editais se dará a posteriori da aprovação do Plano Municipal de Cultura, já com metas prioritárias definidas pela política municipal de cultura e validação no CMDP - Conselho Municipal de Política Cultural.

 

Depósitos do Fundo Municipal de Cultura

MÊS

2013

2014

2015

Janeiro

-

1.309,13

618.159,04

Fevereiro

-

8.214,96

624.419,18

Março

-

76.072,70

658.987,56

Abril

-

100.734,37

696.067,85

Maio

-

109.153,32

709.895,72

Junho

-

114.821,07

740.885,65

Julho

-

556.063,42

777.391,98

Agosto

-

568.509,60

794.639,44

Setembro

-

574.505,29

806.015,57

Outubro

-

581.170,84

827.830,77

Novembro

-

589.652,38

845.125,45

Dezembro

Abertura da conta

612.735,86

883.045,89

Saldo

Mar/2015

R$ 979.069,87

                                                                                                                           Fonte: SEF/PMS 2015.

 

·         O Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, órgão colegiado, de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo, normativo e vinculado à Secretaria da Cultura – SECULT é criado oficialmente através da lei municipal n. 10.810, de 7 de maio de 2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, revoga expressamente as Leis ns. 4.400, de 25 de outubro de 1993 e 8.285, de 22 de outubro de 2007 e dá outras providências;

·         Na data de 07 de janeiro de 2015 foi aprovada na Câmara dos Vereadores de Sorocaba a Lei nº 11.045, de autoria do executivo, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Sorocaba, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências;

·         A Secretaria da Cultura de Sorocaba com o intuito de consolidar o processo de implementação e manutenção do Sistema Nacional de Cultura - SNC, buscando estabelecer um sistema integrado que possibilite a geração de informações em todos os níveis e efetivamente de interesse cultural à sociedade, lança em 16 de outubro de 2015, a plataforma online Mapeamento Cultural de Sorocaba (http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento/). Iniciativa da Secretaria da Cultura (SECULT), a nova ferramenta virtual foi desenvolvida pela Área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), a custo zero, com apoio do Serviço de Comunicação (Secom) que vai identificar a produção cultural da cidade, ação fundamental para a construção da Política Municipal de Cultura.

 

 

 

Indicadores Registrados no Mapeamento Cultural de Sorocaba

 

Indicadores Registrados no Mapeamento Cultural de Sorocaba (17/03/2016).

 

·         Lançamento do Aplicativo “Sorocaba Acontece”

Em paralelo e consoante à demanda da plataforma de Mapeamento Cultural, foi iniciado o projeto da APP mobile de cultura que, depois, recebeu o nome de “Sorocaba Acontece”. O propósito desta APP é levar ao cidadão todos os eventos culturais da cidade, bem como reunir características de cultura e turismo do município, como, por exemplo, a listagem de parques, de pontos turísticos e o mapa das ciclovias.

O aplicativo “Sorocaba Acontece” é gratuito e pode ser baixado diretamente na Play Store, no caso de uso da plataforma Android, ou na Apple Store, para usuários de IOS. Ele foi desenvolvido numa parceria entre a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e a Prefeitura de Sorocaba, por meio dos setores de Comunicação (Secom), Tecnologia da Informação (TI) e pela Secretaria da Cultura (SECULT). Pelo aplicativo, a população pode conferir apresentações de música, teatro, dança, circo, exposições, palestras, cursos, oficinas e muito mais sobre arte e cultura.

O uso da ferramenta é simples. Na primeira tela, a pessoa pode acessar Calendário, Destaques, Favoritos, Música, Pesquisa, Teatro, Ciclovias, Urbes e Pontos Turísticos. No ‘Calendário’, é possível acessar a programação por data. Já na ‘Pesquisa’, é possível fazer a busca por nome, local, categoria ou descrição. Em ‘Destaques’ estão os principais eventos do mês. Outra possibilidade é que o munícipe pode colocar os eventos de seu gosto nos ‘Favoritos’, apenas clicando no ícone Coração. Em ‘Música’, estão concentradas as apresentações musicais, assim como no ‘Teatro’, os espetáculos teatrais.

O aplicativo também permite que os usuários acessem o mapa da ciclovia de Sorocaba, inclusive com os dezenove pontos de IntegraBike, bicicletário, módulos comerciais, terminais de ônibus, área de transferência, rodoviária, Estação Ferroviária e o aeroporto. Ainda é possível conferir informações de alguns dos principais pontos turísticos do município, como o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Museu Histórico Sorocabano, a Catedral Metropolitana de Sorocaba, o Mosteiro São Bento.

Este é um projeto da cidade para a cidade. Mais um avanço na construção de uma política cultural de Sorocaba, já que é uma ferramenta que aumenta a possibilidade de acesso à informação e participação democrática nas atividades culturais da cidade de uma maneira fácil e gratuita.

O aplicativo Sorocaba Acontece, foi lançado oficialmente em 26 de agosto de 2015 e não teve nenhum custo para o município e não tem nenhum custo para o munícipe. Hoje, o número de downloads do aplicativo Sorocaba Acontece para Andriod é de 1.969 e para IOs foram 321.

 

·         Conferências de Cultura realizadas em Sorocaba:

 

Conferência

Tema

Decretos

1ª Conferência

Estado e Sociedade Construindo Políticas Públicas de Cultura

Decreto nº 15.869, de 09 de outubro de 2007

2ª Conferência

Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento

Decreto nº 17.717, de 12 de agosto de 2009

3ª Conferência

Política de Cultura e Ações para os Próximos Anos

Decreto nº 19.489, de 21 de setembro de 2011

4ª Conferência

Viva Cidade: Cultura e Desenvolvimento

Decreto nº 20.629, de 13 de junho de 2013

5ª Conferência

Cultura e Democracia

Decreto nº 22.138, de 13 de Janeiro de 2016

 

 

Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural

 

A secretaria da Cultura inicia em 2008 o Projeto “Mais Cultura” um programa de vivências e experiências com aulas de dança, música e teatro, em vários pontos da cidade, com foco no desenvolvimento humano e profissional.

 

Com atividades em vários espaços compartilhados, com problema de estrutura adequada para as aulas, uma grade muito extensa de atividades descentralizadas e uma falta de controle e gestão dos processos pedagógicos, o “Mais Cultura”, passa por uma reformulação em 2013 e gera uma nova proposta de programação formativa, focada na carga-horária, perfil de formação e resultado.

O tempo de formação com objetivo nos resultados melhor definidos, passa, passa a ser o foco da nova reestruturação do programa, a partir de três vertentes distintas: “Mais Cultura Férias” (atividades temporárias) - lança atividades de iniciação e vivências artísticas; “Mais Cultura Conexões” (atividades semestrais) - lança atividades com duração de médio prazo e o “Mais Cultura Montagem”, que privilegias cursos com duração de um ano e cujo resultado seja um espetáculo aberto ao público.

 

Após um ano de execução desta nova versão e da avaliação dos indicadores de participação, de resultados formativos e evasão, se fez necessário a ampliar o conceito do programa, criando-se então a ideia de um Núcleo permanente de formação, vinculado à Secretaria da Cultura e cujo papel permitisse um programa de atuação progressiva, para interesses, faixas etárias e públicos distintos.

 

O Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural surge em 2015, como um espaço articulador de produção de conhecimento, diálogos, reflexões e ações formativas no campo da cultura no município. Depois do primeiro ano de atuação e observados seus indicadores de público e de investimentos, o núcleo é criado oficialmente pelo Decreto nº 22.178, de 10/02/2016, confirmando sua excelente avaliação no que tange a investimento financeiro, parcerias, contrapartidas e adesão de participantes. Dar-se início a uma gestão de ações de pesquisa e formação, alinhadas com o conceito à construção do Plano Municipal de Cultura, visão fundamental para a consolidação de políticas públicas de cultura comprometidas com ações permanentes de transformação social, formação cidadã, estímulo à criação, ao pensamento crítico e à inovação.

 

Desta forma o Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural de Sorocaba, se estrutura a partir de quatro eixos de atuação:

INICIAÇÃO: Programa de oficinas semestrais elaboradas a partir de conteúdos pertinentes à linguagens artísticas como teatro, dança, música e artes visuais e que tem por objetivo promover uma aprendizagem baseada no fazer artístico, na criatividade e expressividade, no conhecimento histórico, no senso crítico e estético, no respeito pelas diferenças culturais.

QUALIFICAÇÃO: Programa de atividades de capacitação continuada na área de gestão cultural pública e privada e na área da economia criativa. Atividades de curta e média duração como cursos, seminários, encontros, fóruns, visitas técnicas, intervenções e pesquisas.

 

ATUALIDADES: Programa de debates e discussões sobre temas relacionados aos conceitos contemporâneos do campo da cultura, que levem ao aprimoramento de conhecimentos, troca de experiências, criem referências e fomentem novos olhares e ações sensíveis a área da cultura no Município.

 

CURSO DE GESTÃO CULTURAL: Programa de especialização de profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais, com visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética. Atividade formativa de longa duração.

Em 2016, ele passa a ter mais dois eixos de trabalho, somando o total de 6 linhas de atuação:

 

PATRIMÔNIO CULTURAL: Programa de atividades de educação patrimonial (material e imaterial), voltado para professores (formação continuada), adultos, crianças, pessoas da terceira idade e proprietários de imóveis tombados ou de interesse cultural através de cursos de formação e capacitação, workshops, palestras, exposições, bate-papos, e outras atividades formativas de curta e média duração;

 

ECONOMIA DA CULTURA: Programa de debates, oficinas, workshops, seminários, encontros, fóruns e outras atividades que tenham como tema o empreendedorismo e a economia da cultura e criativa. Atividades de curta e média duração.

Atividades do Núcleo em 2015:

 

                    Fonte: SECULT 2015.

 

 

 

Metodologia para Construção do PMC

 

A Metodologia para Construção do PMC é o processo de elaboração utilizado pela Secretaria da Cultura para a condução do plano, a fim de dar consistência técnica e garantir a diversidade de interesses existentes no território municipal. A metodologia escolhida segue a orientação do Ministério da Cultura e se baseia na participação de todos os atores culturais e dos cidadãos de forma geral, o território e suas manifestações e produções culturais, por meio da constituição de espaços participativos como os conselhos, câmaras, conferências e consultas públicas.

Em Sorocaba a metodologia obedeceu aos seguintes passos:

 

·         Adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)

·         Aprovação da Lei que Cria o Fundo Municipal de Cultura

·         Aprovação da Lei que Cria o Conselho Municipal de Cultura

·         Aprovação da Lei que Cria o Sistema Municipal de Cultura

·         Ativação das Reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural e Eleição das Câmaras Setoriais

·         Troca de Experiência com Gestores Municipais

·         Lançamento da Plataforma de Mapeamento Cultural de Sorocaba

·         Formação de Grupo de Trabalho para Elaboração do Diagnóstico Cultural de Sorocaba

·         Reuniões de Estudos para Análise e Apreensão da Metodologia Indicada pelo Minc – Ministério da Cultura

·         Validação no CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural, do Roteiro de Construção do PMC – Plano Municipal de Cultura, Organizado pelo Grupo Redator

·         Criação do Hotsite do Plano Municipal de Cultura

·         Elaboração de Textos Individuais Referentes às Câmaras Setoriais por Pesquisadores Culturais de Sorocaba

·         Lançamento e Realização de 21 Rodas de Conversa

·         Gravação de Vídeos das Rodas de Conversa em Parceria com Ativistas da Área de Audiovisual

·         Compilação em Formato de Texto dos Resultados das Rodas de Conversa

·         Criação do Grupo Gestor do PMC

·         Pré-Conferência de Cultura

·         5ª Conferência de Cultura – Cultura e Democracia

·         Eleição do Grupo Redator do Plano de Cultura

·         Consulta Pública Online das Propostas Elaboradas na 5ª Conferência de Cultura para o PMC

·         Consulta Pública Territorial em Oito Bairros da Cidade

·         Reuniões de Avaliação das Propostas Tiradas na Conferência de Cultura, pelo Grupo Redator

·         SECULT organiza o texto pertinente aos Históricos da Secretaria da Cultura

·         O Grupo redator apresenta o texto de análise das propostas da Conferencia

·         Finalização da Aprovação do Texto Final do Plano Municipal de Cultura pelo Conselho Municipal de Política Cultural

·         Encaminhamento do Texto final ao Executivo

·         Encaminhamento pelo Executivo do texto final para aprovação na Câmara

·         Aprovação da lei do Plano Municipal de Cultura

 

Instituições Envolvidas

·         Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba

·         Conselho Municipal de políticas Culturais - CMPC

·         Câmaras Setoriais de Cultura - CMPC

·         Fundec

·         Macs – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

·         SECOM

·         Secretaria de Planejamento de Sorocaba – TI

·         FACENS

·         Conselho Municipal De Defesa Do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico E Paisagístico De Sorocaba (CMDP)

 

Contatos

Rua Souza Pereira, nº 448.
Centro - Sorocaba - SP
CEP 18010-320
Telefones: (15) 3212.7280 | 3212.7289

[email protected]

Fontes

www.cultura.sorocaba.sp.gov.br

http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/planomunicipaldecultura/

http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/sistemacultura/

http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamentocultural/descricao/

http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/consultapublicaonline/

http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/conferenciadecultura/


Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
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Pnuma
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Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
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Roland-Berger
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Sesc
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SOS Mata Atlântica
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Todos pela Educação
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Transition Brasil
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Trata Brasil
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União dos Vereadores do Brasil
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Unicef
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Vitae Civilis
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La Ciudad Verde
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