Projeto Matilha - Barueri / SP

O Projeto Matilha, implantando em 2014, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barueri/SP, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, através de sua equipe técnica do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social - Jardim Silveira, como estratégia de atendimento à crianças e adolescentes, com idades entre 09 e 13 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social.

As ações voltadas à proteção da criança e adolescente são realizadas através da assistência social e da educação, espinha dorsal do projeto. São inúmeros os casos vindos do Conselho Tutelar, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de Barueri, por entidades sócio assistenciais, escolas, procura espontânea e, principalmente, vindos do Projeto Matraca [1]. Os casos, em sua maioria, são de adolescentes do sexo masculino apresentados como “o problema familiar”, havendo queixas da escola sobre seu comportamento e, em alguns casos, apresentando comportamentos violentos, uso e envolvimento com o tráfico de drogas.

Os casos atendidos, têm mostrado o retrato de uma família fragmentada pelas necessidades de sobrevivência diante da dinâmica capitalista, em que crianças e adolescentes permanecem boa parte de sua jornada diária expostos a interferências externas, extremamente sedutoras, como o tráfico de drogas, diversos perigos existentes nas ruas, influência da mídia e outras formas de exposição à riscos. A ausência da figura paterna, consequentemente, deixa a mãe diante de um dilema que vai desde a obtenção do sustento financeiro à uma tarefa cumulativa, constatadamente impossível de ser realizada, como a instauração da organização familiar, a educação dos filhos, o acompanhamento de sua situação escolar, além de outras atividades.

Os profissionais dos CRAS´s, assistentes sociais e psicólogos, sempre consideraram a necessidade de evoluir e criar novos dispositivos de atendimento para que possam ultrapassar as barreiras das salas de atendimento, ganhar o território e, assim, fazer frente à distância indecifrável que muitas vezes impede a família de se ligar ao CRAS. Como forma de tornar o projeto um modelo atraente, foi realizada em 2014 uma parceria com a empresa Cão Cidadão, referência no adestramento de cães, tendo como seu sócio fundador o zootecnista Alexandre Rossi, conhecido nacionalmente como Dr. Pet.

     [1] Mobilização para o Atendimento de Transtornos Comportamentais de Alunos: ação desenvolvida pela Prefeitura de Barueri junto a estudantes da rede municipal, que apresentam comportamento inadequado em sala de aula.

A proposta do Projeto Matilha, possui uma metodologia diferenciada, dividida em 4 etapas a saber:

1. Metodologia de realização do grupo

São realizados quatro encontros semanais, no período vespertino, de acordo com planejamento de conteúdo definido previamente, onde são desenvolvidos nos seguintes módulos:

1.1     – 1º Módulo: Adestramento de cães

1.2     – 2º Módulo: Atividades esportivas

1.3      – 3º Módulo: Atividades de iniciação profissional

1.4     – 4º Módulo: Atividades de iniciação musical

1.5     – 5º Módulo: Agility

2. Metodologia de Acompanhamento das famílias

Considerando buscar a melhora nos vínculos familiares e fortalecer os pais para realizar a tarefa de cuidadores e autoridades no lar, tarefa central do acompanhamento, é proposto a utilização de metodologias específicas para a abordagem familiar nos atendimentos realizados no CRAS e também nas visitas domiciliares e para isso, é adotado duas formas de abordagem: a Intervenção Motivacional Breve-IMB, baseada nos princípios da Entrevista Motivacional-EM e os Grupos de Dramatização.

3. Metodologia de Acompanhamento Escolar

    O técnico coordenador realiza o acompanhamento do desempenho e da frequência escolar dos participantes. As atividades relativas ocorrem de forma contínua através de contato telefônico, reuniões ou do seu comparecimento à escola. O técnico pode ainda convocar a família para atendimentos específicos no CRAS, para que possam ser discutidos assuntos relativos ao acompanhamento escolar e para que a família possa desenvolver a capacidade de acompanhar a escolarização do filho.

    4.  Metodologia de Gestão e Planejamento

  O técnico coordenador dedica-se para realizar toda a rotina burocrática condizente com suas atribuições dentre elas: planejar as atividades dos grupos; planejar o cronograma anual, assessorar a coordenação do CRAS, realizar atividades relativas ao acompanhamento escolar, realizar visitas domiciliares, planejar os Grupos de Dramatização; realizar atendimentos individuais e familiares no CRAS, entre outros assuntos.

Eixo
Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz
Objetivos

Objetivo Geral

          Assegurar um espaço de convivência, priorizando a inserção no coletivo, favorecendo o protagonismo, a participação cidadã e o desenvolvimento global do sujeito.

Objetivos Específicos (de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

ü  Apresentar um dispositivo de atendimento que corresponda às necessidades apresentadas pela população;

ü  Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

ü  Fortalecer a identidade por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento da auto-estima;

ü  Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

ü  Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

ü  Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

ü  Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

ü  Estimular o retorno e a permanência no sistema educacional com bom aproveitamento.

Cronograma

ü  De 2010 à 2012: estudos para reestruturar e viabilizar a fusão dos projetos Camaleão e Fábrica de Ideias, no Projeto Matilha;

ü  2013: estudos para a viabilização do Projeto Matilha;

ü  2014: parceria com a Cão Cidadão,  

ü  2014/2015: funcionamento do projeto.

Resultados

ü  Desde 2014, há relatos de moradores cadastrados que atribuem a melhora no comportamento de seus cães graças a participação nas atividades gratuitas desenvolvidas pelo CRAS, em parceria com a empresa Cão Cidadão, o que significa credibilidade e confiança no serviço prestado.

ü  O projeto tem conseguido alcançar seus objetivos: as crianças e adolescentes que participam, têm apresentado desenvolvimento da comunicação, expressão, autoestima, melhora no desempenho escolar e comportamento familiar. Junto ao grupo, apresentam maior senso de responsabilidade e espírito de equipe.

ü  Alguns adolescentes, ex-participantes do projeto, têm se destacado vindo a tornar-se monitor no adestramento de cães, fazendo disso a sua profissão.

ü  Tendo em vista a sinergia do Projeto Matilha com a missão da empresa, a Cão Cidadão já sinaliza a intenção de manter a parceria e ampliar o projeto em outros CRAS.

ü       Existe a adesão e procura espontânea pelo serviço.

ü  Os técnicos responsáveis sentem-se satisfeitos com os trabalhos realizados.

Instituições Envolvidas

Ø  Instituições públicas e privadas: rede municipal de ensino, parques, bibliotecas, centros comunitários, ONG's, associações, praças e quadras esportivas.

Ø  Empresa Cão Cidadão.

 

Contatos

Coordenador Responsável: Psicólogo Domingos Franchini Filho

Coordenadora Técnica: Sueli Hugo Lisboa Diniz

E-mail: [email protected]

Fontes

Prefeitura de Barueri - Secretaria de Promoção Social , Centro de Referência em Atendimento Social.

http://caocidadao.com.br/midia/caes-ajudam-na-socializacao-de-jovens/

http://static.caocidadao.com.br.s3.amazonaws.com/novo/wp-content/uploads/2015/06/diario-oficial-barueri.pdf

http://caocidadao.com.br/dicas/cao-cidadao-no-projeto-matilha/

http://caocidadao.com.br/cao-cidadao-e-projeto-matilha-aproximando-criancas-e-jovens-do-universo-canino/

Tags
criança, adolescente, desenvolvimento social, cidadania, autoestima, cultura de paz, justiça social, ECA.

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/