Projeto Matilha - Barueri / SP
O Projeto
Matilha, implantando em 2014, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de
Barueri/SP, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social,
através de sua equipe técnica do CRAS - Centro de Referência em Assistência
Social - Jardim Silveira, como estratégia de atendimento à crianças e
adolescentes, com idades entre 09 e 13 anos, em situação de risco e
vulnerabilidade social.
As ações
voltadas à proteção da criança e adolescente são realizadas através da
assistência social e da educação, espinha dorsal do projeto. São inúmeros os
casos vindos do Conselho Tutelar, encaminhados pela Vara da Infância e
Juventude de Barueri, por entidades sócio assistenciais, escolas, procura
espontânea e, principalmente, vindos do Projeto Matraca [1]. Os casos, em sua maioria,
são de adolescentes do sexo masculino apresentados como “o problema familiar”,
havendo queixas da escola sobre seu comportamento e, em alguns casos,
apresentando comportamentos violentos, uso e envolvimento com o tráfico de
drogas.
Os casos
atendidos, têm mostrado o retrato de uma família fragmentada pelas necessidades
de sobrevivência diante da dinâmica capitalista, em que crianças e adolescentes
permanecem boa parte de sua jornada diária expostos a interferências externas,
extremamente sedutoras, como o tráfico de drogas, diversos perigos existentes
nas ruas, influência da mídia e outras formas de exposição à riscos. A ausência
da figura paterna, consequentemente, deixa a mãe diante de um dilema que vai
desde a obtenção do sustento financeiro à uma tarefa cumulativa,
constatadamente impossível de ser realizada, como a instauração da organização
familiar, a educação dos filhos, o acompanhamento de sua situação escolar, além
de outras atividades.
Os
profissionais dos CRAS´s, assistentes sociais e psicólogos, sempre consideraram
a necessidade de evoluir e criar novos dispositivos de atendimento para que
possam ultrapassar as barreiras das salas de atendimento, ganhar o território
e, assim, fazer frente à distância indecifrável que muitas vezes impede a
família de se ligar ao CRAS. Como forma de tornar o projeto um modelo atraente,
foi realizada em 2014 uma parceria com a empresa Cão Cidadão, referência no
adestramento de cães, tendo como seu sócio fundador o zootecnista Alexandre
Rossi, conhecido nacionalmente como Dr. Pet.
[1] Mobilização para o
Atendimento de Transtornos Comportamentais de Alunos: ação desenvolvida pela
Prefeitura de Barueri junto a estudantes da rede municipal, que apresentam
comportamento inadequado em sala de aula.
A proposta
do Projeto Matilha, possui uma metodologia diferenciada, dividida em 4 etapas a
saber:
1. Metodologia de realização do grupo
São realizados quatro encontros semanais, no período vespertino, de
acordo com planejamento de conteúdo definido previamente, onde são
desenvolvidos nos seguintes módulos:
1.1 – 1º Módulo: Adestramento de cães
1.2 – 2º Módulo: Atividades esportivas
1.3 – 3º Módulo: Atividades de iniciação profissional
1.4 – 4º Módulo: Atividades de iniciação musical
1.5 – 5º Módulo: Agility
2. Metodologia de Acompanhamento das famílias
Considerando buscar a melhora nos vínculos familiares e fortalecer os
pais para realizar a tarefa de cuidadores e autoridades no lar, tarefa central
do acompanhamento, é proposto a utilização de metodologias específicas para a
abordagem familiar nos atendimentos realizados no CRAS e também nas visitas
domiciliares e para isso, é adotado duas formas de abordagem: a Intervenção
Motivacional Breve-IMB, baseada nos princípios da Entrevista
Motivacional-EM e os Grupos de Dramatização.
3. Metodologia de Acompanhamento Escolar
O técnico coordenador realiza o acompanhamento do desempenho e da
frequência escolar dos participantes. As atividades relativas ocorrem de forma
contínua através de contato telefônico, reuniões ou do seu comparecimento à
escola. O técnico pode ainda convocar a família para atendimentos
específicos no CRAS, para que possam ser discutidos assuntos relativos ao
acompanhamento escolar e para que a família possa desenvolver a capacidade de
acompanhar a escolarização do filho.
4. Metodologia de Gestão e Planejamento
O técnico coordenador dedica-se para realizar toda a rotina burocrática condizente com suas atribuições dentre elas: planejar as atividades dos grupos; planejar o cronograma anual, assessorar a coordenação do CRAS, realizar atividades relativas ao acompanhamento escolar, realizar visitas domiciliares, planejar os Grupos de Dramatização; realizar atendimentos individuais e familiares no CRAS, entre outros assuntos.
Eixo
Equidade, Justiça Social e Cultura de PazObjetivos
Objetivo Geral
Assegurar um espaço de convivência, priorizando a inserção no coletivo,
favorecendo o protagonismo, a participação cidadã e o desenvolvimento global do
sujeito.
Objetivos Específicos (de acordo com a Tipificação Nacional
de Serviços Socioassistenciais).
ü Apresentar um dispositivo de atendimento que corresponda às necessidades
apresentadas pela população;
ü Complementar as ações da família e comunidade na proteção e
desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos
familiares e sociais;
ü Fortalecer a identidade por meio do autoconhecimento e do
desenvolvimento da auto-estima;
ü Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e
desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos
familiares e sociais;
ü Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e
social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito
mútuo;
ü Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural
das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de
potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
ü Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver
competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo
contemporâneo;
ü Estimular o retorno e a permanência no sistema educacional com bom aproveitamento.
Cronograma
ü De 2010 à 2012: estudos para reestruturar e viabilizar a fusão dos
projetos Camaleão e Fábrica de Ideias, no Projeto Matilha;
ü 2013: estudos para a viabilização do Projeto Matilha;
ü 2014: parceria com a Cão Cidadão,
ü 2014/2015: funcionamento do projeto.
Resultados
ü Desde 2014, há relatos de moradores cadastrados que atribuem a melhora
no comportamento de seus cães graças a participação nas atividades
gratuitas desenvolvidas pelo CRAS, em parceria com a empresa Cão Cidadão, o que
significa credibilidade e confiança no serviço prestado.
ü O projeto tem conseguido alcançar seus objetivos: as crianças e
adolescentes que participam, têm apresentado desenvolvimento da comunicação,
expressão, autoestima, melhora no desempenho escolar e comportamento familiar.
Junto ao grupo, apresentam maior senso de responsabilidade e espírito de
equipe.
ü Alguns adolescentes, ex-participantes do projeto, têm se destacado vindo
a tornar-se monitor no adestramento de cães, fazendo disso a sua profissão.
ü Tendo em vista a sinergia do Projeto Matilha com a missão da empresa, a
Cão Cidadão já sinaliza a intenção de manter a parceria e ampliar o projeto em
outros CRAS.
ü Existe a adesão e procura espontânea pelo serviço.
ü Os técnicos responsáveis sentem-se satisfeitos com os trabalhos realizados.
Instituições Envolvidas
Ø Instituições públicas e privadas: rede municipal de ensino, parques,
bibliotecas, centros comunitários, ONG's, associações, praças e quadras
esportivas.
Ø Empresa Cão Cidadão.
Contatos
Coordenador
Responsável: Psicólogo Domingos Franchini Filho
Coordenadora
Técnica: Sueli Hugo Lisboa Diniz
E-mail: [email protected]
Fontes
Prefeitura de Barueri - Secretaria de
Promoção Social , Centro de Referência em Atendimento Social.
http://caocidadao.com.br/midia/caes-ajudam-na-socializacao-de-jovens/
http://static.caocidadao.com.br.s3.amazonaws.com/novo/wp-content/uploads/2015/06/diario-oficial-barueri.pdf
http://caocidadao.com.br/dicas/cao-cidadao-no-projeto-matilha/
http://caocidadao.com.br/cao-cidadao-e-projeto-matilha-aproximando-criancas-e-jovens-do-universo-canino/