PLANTAS MEDICINAIS – CULTIVANDO SAÚDE - Santa Helena / PR

 As plantas medicinais são uma fonte rica de obtenção de moléculas terapêuticas utilizadas na medicina, os estudos e fármacos utilizados são em sua maioria retirada da sabedoria popular juntamente com pesquisas cientificas que comprovam sua efetividade. Países como a China, por exemplo, utilizam o conhecimento popular das plantas há mais de cinco séculos, no Brasil as pessoas também utilizam plantas como forma de tratar problemas físicos, fruto do conhecimento popular vindo de várias culturas, já que temos uma grande diversidade cultural e também grande biodiversidade.

Existem muitos projetos relacionados à horta escolar, mas poucos no cultivo de plantas medicinais na escola, neste sentido, temos deixado de aproveitar o conhecimento popular sobre o assunto, além de privar a transmissão de conhecimento entre comunidade e escola.  Ao implantarmos o cultivo e estudo de plantas medicinais na escola, estaremos colaborando com a melhoria da qualidade do ensino público, podemos futuramente estar disponibilizando o fruto deste trabalho para a população, conquistando parcerias, auxiliando nos tratamentos terapêuticos de forma natural e humanizada.

O incentivo ao cultivo e estudo das propriedades terapêuticas das plantas, contribui beneficamente na sensibilização ambiental, aproximando o homem à natureza, dispersando saberes entre comunidade e ambiente escola, despertando a curiosidade sobre a pesquisa na prática, tudo relacionado ao contexto de Educação Ambiental.

A finalidade fundamental da educação ambiental é mostrar que tanto os indivíduos como as sociedades devem compreender a natureza complexa do meio ambiente, resultante das interações de seus diferentes aspectos: físicos, biológicos, sociais, culturais, econômicos, etc., e adquirir os conhecimentos, os valores e as habilidades práticas para participar responsável e eficazmente na prevenção e solução dos problemas ambientais e na gestão da qualidade do meio ambiente. 

“A planta medicinal quando bem escolhida e usada de forma correta, só difere do medicamento industrial feita com a substancia isolada pela embalagem epelas substâncias corantes, aromatizantes, flavorizantes, encorpantes e conservantes que acompanham o principio ativo neste tipo de medicamento” (LORENZI, 2002).

A medicina tradicional, conceituada como práticas baseadas em crenças, sendo parte da tradição de cada país, onde passa de uma geração a outra, tem sido difundida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um pilar essencial nos cuidados primários de saúde (Negrelle, 2007). 

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

·         Tem como proposta produzir, cultivar, manipular e usar mudas de plantas medicinais a partir de espécies da região;

·         Orientar como produzir adubo orgânico através do manejo correto da compostagem;

·         Levar até a comunidade experiências que demonstram a viabilidade econômica de produtos provenientes das plantas medicinais como chás, xaropes, sucos, ungüentos, pomadas, banhos, etc;

·          Resgatar o uso de remédios alternativos e naturais, no desejo de poder auxiliar a comunidade acadêmica e local no tratamento e prevenção de doenças mais comuns e de menor gravidade, possibilitando assim um acesso alternativo a cura pelo poder das plantas medicinais;

·         Promover integração entre a Pastoral, Clubes de idosos, comunidade interessada, Departamento de educação e cultura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de saúde com o trabalho das Unidades Básicas de Saúde, onde o tratamento pode ser barateado e alternativo com medicina natural.

·          Promover a abordagem de vários conteúdos durante o cultivo e manejo de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores;

·         Capacitar e estimular alunos, professores, funcionários, familiares e comunidade local à construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar em relação às questões ambientais;

·         Incentivar a aplicação correta da medicina caseira no dia-a-dia e o uso cotidiano do remédio caseiro na comunidade;

·         Gerar oportunidades e pesquisas que possibilitem não só a melhoria da qualidade do serviço de saúde, também a integração entre as diferentes sociedades, fortalecendo a inclusão social dos indivíduos;

·         Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis, despertando o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;

·   Resgatar a consciência da utilização das plantas medicinais, sensibilizando a comunidade de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

Cronograma
Desde de 2014 programado até o ano de 2023
Resultados

Espera-se que haja o envolvimento e desperte o interesse da comunidade em relação aos meios de produção de maneira sustentável com fins comerciais, promovendo a obtenção de lucro. E que através desse interesse e procura, a administração possa estar desenvolvendo projetos que forneçam maiores incentivos a comunidade.

            Que o trabalho realizado juntamente com as unidades de saúde estejam oferecendo uma melhoria na saúde e qualidade de vida, assim consequentemente diminuindo gastos com medicamentos sintetizados em laboratórios e barateando o custo com o uso da medicina alternativa.

Em relação aos trabalhos realizados com o intuito de sensibilizar e conscientizar as comunidades como, por exemplo, o trabalho efetivado dentro da comunidade escolar, espera-se que o cidadão busque mais conhecimento, e que através de atitudes comportamentais possam estar mudando gradativamente os costumes impostos pelo sistema do consumismo a qualquer custo, com isso contribuindo com a conservação do meio ambiente mais saudável para as futuras gerações.  

Instituições Envolvidas
  • Escolas Municipais e Estaduais
  • Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento
  • Secretaria Municipal de Saúde
Contatos
  • Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento
  • 3268-8290
Fontes
  • Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento
Boas práticas

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
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http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
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http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
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http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
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http://www.abril.com.br/
CBN
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http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
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http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
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http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
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Parceiros Nacionais

ABEMA
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http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
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http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
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Atletas pela Cidadania
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CBCS
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Cenpec
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Dieese
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DPZ
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Escola de Governo
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Fórum Amazônia Sustentável
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Frente Nacional de Prefeitos
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Gife
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Greenpeace
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Instituto 5 Elementos
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Instituto Democracia e Sustentabilidade
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Instituto Saúde e Sustentabilidade
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Instituto Socioambiental
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Instituto Cidade Democrática
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Mobilize
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Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
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http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
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http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
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Pnuma
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http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
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http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
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http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
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SOS Mata Atlântica
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Todos pela Educação
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Transition Brasil
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Trata Brasil
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União dos Vereadores do Brasil
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