PLANTAS MEDICINAIS – CULTIVANDO SAÚDE - Santa Helena / PR
As plantas medicinais são uma fonte rica de
obtenção de moléculas terapêuticas utilizadas na medicina, os estudos e
fármacos utilizados são em sua maioria retirada da sabedoria popular juntamente
com pesquisas cientificas que comprovam sua efetividade. Países como a China,
por exemplo, utilizam o conhecimento popular das plantas há mais de cinco
séculos, no Brasil as pessoas também utilizam plantas como forma de tratar
problemas físicos, fruto do conhecimento popular vindo de várias culturas, já
que temos uma grande diversidade cultural e também grande biodiversidade.
Existem
muitos projetos relacionados à horta escolar, mas poucos no cultivo de plantas
medicinais na escola, neste sentido, temos deixado de aproveitar o conhecimento
popular sobre o assunto, além de privar a transmissão de conhecimento entre
comunidade e escola. Ao implantarmos o
cultivo e estudo de plantas medicinais na escola, estaremos colaborando com a
melhoria da qualidade do ensino público, podemos futuramente estar
disponibilizando o fruto deste trabalho para a população, conquistando
parcerias, auxiliando nos tratamentos terapêuticos de forma natural e
humanizada.
O
incentivo ao cultivo e estudo das propriedades terapêuticas das plantas,
contribui beneficamente na sensibilização ambiental, aproximando o homem à
natureza, dispersando saberes entre comunidade e ambiente escola, despertando a
curiosidade sobre a pesquisa na prática, tudo relacionado ao contexto de
Educação Ambiental.
A
finalidade fundamental da educação ambiental é mostrar que tanto os indivíduos
como as sociedades devem compreender a natureza complexa do meio ambiente,
resultante das interações de seus diferentes aspectos: físicos, biológicos,
sociais, culturais, econômicos, etc., e adquirir os conhecimentos, os valores e
as habilidades práticas para participar responsável e eficazmente na prevenção
e solução dos problemas ambientais e na gestão da qualidade do meio ambiente.
“A
planta medicinal quando bem escolhida e usada de forma correta, só difere do
medicamento industrial feita com a substancia isolada pela embalagem epelas
substâncias corantes, aromatizantes, flavorizantes, encorpantes e conservantes
que acompanham o principio ativo neste tipo de medicamento” (LORENZI, 2002).
A
medicina tradicional, conceituada como práticas baseadas em crenças, sendo
parte da tradição de cada país, onde passa de uma geração a outra, tem sido
difundida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um pilar essencial nos
cuidados primários de saúde (Negrelle, 2007).
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
·
Tem
como proposta produzir, cultivar, manipular e usar mudas de plantas medicinais a
partir de espécies da região;
·
Orientar
como produzir adubo orgânico através do manejo correto da compostagem;
·
Levar
até a comunidade experiências que demonstram a viabilidade econômica de produtos
provenientes das plantas medicinais como chás, xaropes, sucos, ungüentos,
pomadas, banhos, etc;
·
Resgatar o uso de remédios alternativos e
naturais, no desejo de poder auxiliar a comunidade acadêmica e local no
tratamento e prevenção de doenças mais comuns e de menor gravidade,
possibilitando assim um acesso alternativo a cura pelo poder das plantas
medicinais;
·
Promover
integração entre a Pastoral, Clubes de idosos, comunidade interessada,
Departamento de educação e cultura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e
Secretaria de saúde com o trabalho das Unidades Básicas de Saúde, onde o
tratamento pode ser barateado e alternativo com medicina natural.
·
Promover a abordagem de vários conteúdos
durante o cultivo e manejo de forma significativa e contextualizada e promover
vivências que resgatam valores;
·
Capacitar
e estimular alunos, professores, funcionários, familiares e comunidade local à
construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar em relação às
questões ambientais;
·
Incentivar
a aplicação correta da medicina caseira no dia-a-dia e o uso cotidiano do
remédio caseiro na comunidade;
·
Gerar oportunidades e pesquisas que possibilitem não só a
melhoria da qualidade do serviço de saúde, também a integração entre as
diferentes sociedades, fortalecendo a inclusão social dos indivíduos;
·
Criar,
na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis,
despertando o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do
processo de germinação;
· Resgatar
a consciência da utilização das plantas medicinais, sensibilizando a comunidade
de que o equilíbrio do
ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
Cronograma
Desde de 2014 programado até o ano de 2023Resultados
Espera-se
que haja o envolvimento e desperte o interesse da comunidade em relação aos
meios de produção de maneira sustentável com fins comerciais, promovendo a
obtenção de lucro. E que através desse interesse e procura, a administração
possa estar desenvolvendo projetos que forneçam maiores incentivos a
comunidade.
Que o trabalho realizado juntamente
com as unidades de saúde estejam oferecendo uma melhoria na saúde e qualidade
de vida, assim consequentemente diminuindo gastos com medicamentos sintetizados
em laboratórios e barateando o custo com o uso da medicina alternativa.
Em
relação aos trabalhos realizados com o intuito de sensibilizar e conscientizar as
comunidades como, por exemplo, o trabalho efetivado dentro da comunidade
escolar, espera-se que o cidadão busque mais conhecimento, e que através de
atitudes comportamentais possam estar mudando gradativamente os costumes
impostos pelo sistema do consumismo a qualquer custo, com isso contribuindo com
a conservação do meio ambiente mais saudável para as futuras gerações.
Instituições Envolvidas
- Escolas Municipais e Estaduais
- Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento
- Secretaria Municipal de Saúde
Contatos
- Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento
- 3268-8290
Fontes
- Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento