Política Municipal de Saúde e Assistência a gestante e bebê: Semana do bebê - Belém / PA
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência - UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
O município de Belém realizou no ano de 2014 a 3ª Semana do Bebê e sediou na mesma semana a 2ª Mostra Internacional da Semana do Bebê, reafirmando o compromisso da gestão pública com a primeira infância, desde o pré-natal, com as mães sendo acompanhadas nas unidades de saúde, com o incentivo ao parto normal e, a partir daí, a atenção com o desenvolvimento da criança, com a alimentação adequada.
O evento é um grande incentivo para que as mães e os pais deem mais atenção aos seus filhos, pois mostra a importância de cuidados essenciais, como a vacinação, amamentação, alimentação e educação.
A cada semana realizada, o bebê nascido na primeira hora do dia de abertura da Semana do Bebê recebe o título “Bebê prefeito”, sendo presenteado com a chave da Cidade, enxoval completo, carrinho de bebê e assistência à saúde da mãe e da criança.
A Lei Municipal nº 9071/2014 reafirma o compromisso da administração municipal com a atenção às crianças entre 0 e 6 anos e torna a Semana do Bebê programação integrante do Calendário Oficial do Município.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
Tornar prioridade na agenda municipal a garantia do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos por meio de grande mobilização em favor da primeira infância;
Intensificar a importância do aleitamento materno, do combate à exploração e ao abuso sexual da criança e do adolescente, os cuidados da primeira infância e do pré-natal;
Priorizar políticas públicas integradas e aporte de recursos em ações governamentais que visem resgatar os valores sociais, econômicos e políticos da criança e adolescente.
Cronograma
Anualmente na 2ª semana do mês de maio, conforme a Lei Municipal nº 9071/2014.
Resultados
Levantar indicadores sociais auxilia a identificar onde o município deve atuar para a redução das desigualdades intraurbanas que afetam a vida de crianças e adolescentes.
Atender cerca de 15 mil pessoas em 30 espaços a cada semana realizada. Em 2014 este número foi superado em uma vasta agenda que atendeu mais de 60 mil pessoas no município e da região insular
Instituições Envolvidas
Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef)
Fundação Papa João XXIII (Funpapa) ;
Secretaria Municipal de Saúde (Sesma),
Secretaria Municipal de Educação – SEMEC;
Guarda Municipal de Belém – GMB;
Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional - COPSAN;
Coordenadoria da Mulher de Belém – COMBEL;
Coordenadoria de Participação social – AMA BELÉM;
Defesa Civil;
Instituições de Ensino e Pesquisa - Universidades;
Corpo de Bombeiros;
Santa Casa de Misericórdia;
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDAC;
Organizações não governamentais
Contatos
Fundação Papa João XXIII - FUNPAPA
Endereço: Av. Nazaré, 489, CEP: 66035135, entre as
travessas Benjamin Constant e Rui Barbosa, no bairro de Nazaré.
Atendimento ao público: das 8h às 16h.
Contatos: Geral: (91) 3279-5272 - Disque Denúncia: 0800 280 7979
Fontes
http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/107042
http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/107005
http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/106923
http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/106902
http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/106872