Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) - Teresina / PI
A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), instituiu em 2014 o Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (Saethe) que realiza avaliações do tipo censitária e transversal para estudantes da rede municipal. O investimento em Sistemas Próprios de avaliação possibilitam aos gestores a celeridade na obtenção de resultados e, consequentemente, permite norteamento de ações com maior eficácia junto aos professores e alunos. A emissão de relatórios com detalhamento do desempenho por aluno permite o desenvolvimento de ações eficazes na busca da melhoria da qualidade do ensino ofertado na rede pública municipal.
O Sistema de Avaliação Educacional abrange toda a Rede Municipal de Ensino do Município de Teresina, com 303 unidades de ensino, sendo 143 de Educação Infantil, 123 de Ensino Fundamental e 37 com os dois níveis de ensino.
O SAETHE é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). Em sua primeira edição (2014), foi realizada avaliação externa censitária no início do ano letivo (entrada), de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática para turmas de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental e em turmas de 8º ano em que foram avaliadas habilidades Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Texto) e matemática. Ao final do período letivo, foi realizada a avaliação de saída, nas turmas acima descritas e acrescidas as turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental e segundo período da Educação Infantil. Para garantir fidedignidade e lisura ao processo avaliativo, são contratados e capacitados aplicadores externos. De posse dos resultados, são realizadas formações de professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas através da realização de oficinas de apropriação de resultados nas quais os aspectos pedagógicos e estatísticos da avaliação são discutidas e sugeridas intervenções para atender aos objetivos propostos.
Em 2014, foram avaliados 16.506 alunos na avaliação de entrada em turmas de 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental totalizando 88,2% de participação. Na avaliação de saída, foram avaliados 31.803 alunos, totalizando 93,3% de alunos avaliados das turmas de 2º período da Educação Infantil, 2º, 3º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental, além de turmas dos projetos Acelera e Se Liga.
No ano de 2015, realizou-se a avaliação de saída e, para esta edição, havia previsão de participação de 26.706 alunos. Destes, 24.633 alunos foram avaliados nas disciplinas Língua Portuguesa(leitura, escrita e produção de texto) e matemática. A participação, nesta edição, totalizou 92, 2% de alunos matriculados no 2º período da educação infantil, 2º,3º e 7º anos do ensino fundamental.
A avaliação possibilita a melhoria da aprendizagem dos alunos além de fornecer aos gestores das escolas as condições para melhoria da gestão, no âmbito da escola, pois as famílias são envolvidas no processo e tomam conhecimento sobre o desempenho dos alunos através de “boletins informativos” nos quais são apontadas as competências e habilidades dos mesmos.Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
O Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino, através da avaliação do desempenho de alunos da Rede Municipal de Teresina, com relação às competências e habilidades desenvolvidas em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. Objetiva também, oferecer subsídio para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas além de promover um diagnóstico da realidade educacional do município. As ações realizadas, em âmbito municipal, possibilitam o redirecionamento do planejamento e das práticas pedagógicas desempenhadas pelos professores, mediante a implantação de estratégias de acompanhamento e apoio às unidades educacionais.
Cronograma
Os cadernos de testes são elaborados pela instituição CAEd e encaminhados à SEMEC. Em seguida, garantir a lisura e padronização da aplicação da avaliação, realiza-se processo seletivo para aplicadores externos. Os aplicadores externos são capacitados por técnicos da SEMEC/CAEd para efetivação da aplicação do teste.
As avaliações ocorrem anualmente: uma avaliação de entrada (realizada no início do ano) e uma avaliação de saída aplicada ao final do ano letivo. Todos os diretores e coordenadores pedagógicos além de técnicos da secretaria são capacitados para possibilitar, no âmbito da escola, a transparência na aplicação da avaliação.
A SEMEC, realiza também um programa de reforço especifico para alunos com baixo desempenho, estes alunos são identificados pela análise dos microdados fornecidos pela avaliação SAETHE.
Resultados
As ações desenvolvidas pela SEMEC pautadas a partir dados obtidos na avaliação externa favorecem a elevação do desempenho acadêmico dos alunos. É possível perceber a relevância da institucionalização do Sistema de Avaliação pela elevação das médias de proficiências observadas nesses dois anos. A tabela abaixo demonstra esta tendência.
Etapa |
Edição |
Proficiência Média Língua Portuguesa |
Proficiência Média Matemática |
2º PERÍODO ED. INFANTIL |
2014 - SAÍDA |
586,3(Leitura) 516,3 (escrita) |
|
2015 - SAÍDA |
600,2(Leitura) 583,9(escrita) |
|
|
2 ano |
2014 |
569,1(leitura) 602,5(escrita) |
499,6 |
2015 |
598,9(leitura) 624,9(escrita) |
518,8 |
|
3 ano |
2014 |
586,9(leitura) 600,6(escrita) |
517,2 |
2015 |
608,0(leitura) 647,6(escrita) |
535,7 |
Fonte: SAETHE/CAEd
A tabela a seguir demonstra a evolução no desempenho dos alunos nos em Língua Portuguesa e Matemática para os anos 4º, 7º e 8º.
Ano/série |
Língua Portuguesa |
Matemática |
Proficiência média Padrão de Desempenho |
Proficiência média |
|
4º ano EF (2014) |
629,4 |
567,1 |
7º ano EF (2015) |
215,7 |
219,6 |
8º ano EF (2014) |
229,6 |
231,2 |
Fonte: SAETHE/CAEd
Além da elevação da proficiência dos alunos, a avaliação SAETHE possibilita aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores a interpretação dos resultados através dos microdados pelos quais é possível a visualização do desempenho de cada aluno individualmente.
Instituições Envolvidas
Patrocinador: Prefeitura Municipal de Teresina – PMT
Parceiro: CAEd - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da EducaçãoContatos
Giovanna Saraiva Bezerra Barbosa
[email protected]
Telefone: (86) 99981-1870
Divisão de Avaliação SEMEC
[email protected]
(86)3221-2103Fontes
Revista da Gestão e a Revista Pedagógica. http://www.saethe.caedufjf.net/
http://www.semec.pi.gov.br/Normal/avaliacao-mostra-avanco-na-educacao-municipal-de-teresina.html
http://www.semec.pi.gov.br/Normal/avaliacao-mostra-avanco-na-educacao-municipal-de-teresina.html
http://www.semec.pi.gov.br/Normal/semec-inicia-treinamento-para-aplicacao-das-provas-do-saethe.html
http://www.semec.pi.gov.br/Normal/dedicacao-palavra-que-define-o-professor.html
http://www.semec.pi.gov.br/Normal/pedagogos-da-rede-municipal-estudam-resultados-de-avaliacoes.html