Programa Cidade Olímpica Educacional - Teresina / PI
O “Programa Cidade Olímpica Educacional” é uma ação da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, através da Gerencia do Ensino Fundamental que objetiva ampliar o desempenho escolar dos alunos, preparando-os para olimpíadas educacionais, fazendo com que o aluno se reconheça como sujeito de sua aprendizagem e busque sua superação acadêmica e sociocultural, melhorando sua autoestima e tornando-se referência positiva para aqueles que apresentam atraso escolar.
A análise de dados de avaliações externas como as Olimpíadas de Matemática, de Língua Portuguesa, de Física, de Química e da Prova Brasil, assim como os índices de desempenho revelados nas Provas Padronizadas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teresina revelam dois extremos: de um lado, alunos com baixo desempenho nas habilidades avaliadas; e no outro, alunos com potencial acima da média da realidade testada. No intuito de reverter o preocupante quadro e atender os alunos de baixo desempenho acadêmico, muitas escolas procuram potencializar ações de programas como o Mais Educação, Escola Aberta, reforços, etc. Em contrapartida, ficavam os alunos mais bem sucedidos sem nenhum tipo de atendimento especializado e que pudessem ser desafiados em suas aprendizagens.
Diante dessa situação, foi necessário aplicar um teste padronizado em busca de selecionar alunos potencialmente talentosos para investir no seu desenvolvimento para além das condições oferecidas no cotidiano da sala de aula regular. Com o propósito de “pescar” talentos e contribuir para aprimorá-los mais ou menos à semelhança do que ocorre no futebol em que os “olheiros” buscam e investem em futuros craques, nasceu a ideia do Programa Cidade Olímpica Educacional.
O Programa Cidade Olímpica Educacional funciona em caráter de jornada ampliada com aulas aos sábados (carga horária acima de 144h/a anuais) para 150 alunos dos 7º, 8º e 9º ano da rede Municipal de Ensino de Teresina, distribuídos em 05 (cinco) áreas: Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física e Astronomia. O Programa funciona no Centro de Formação Professor Odilon Nunes. Trata-se de um local amplo que conta com auditório, salas de aula climatizadas, laboratório de Química e de Física, acervo de obras literárias, acervo de mídias como data show, caixa de som, TV, além de serviços de cópias e todo o material de expediente de que os alunos e professores necessitam. A Secretaria Municipal de Educação disponibiliza vale transporte para o deslocamento dos alunos, lanche e fardamento.
Anualmente o Programa atende uma média de alunos de 45 escolas públicas municipais, sendo que elas estão situadas na periferia e zona rural de Teresina tendo como clientela alunos com baixo poder aquisitivo, moradores de áreas marcadas por poucas oportunidades de ascensão e altos índices de violência.
Um traço importante que se observou desde o início do Projeto foi a participação dos pais, onde os mesmos acompanhavam seus filhos e os esperavam durante toda manhã até o término das atividades. Diante desse quadro e com o intuito de fortalecer ainda mais os vínculos da família com os interesses de seus filhos, foi pensado e oferecido oficinas de artesanato. Com isso aliamos investimento produtivo nas famílias com participação na vida escolar dos filhos.
A princípio, em 2012, era propósito primeiro do Programa, preparar alunos para concorrer às olimpíadas educacionais locais e nacionais. No entanto, com o desenvolvimento do Programa, a metodologia aplicada, o envolvimento da equipe e dos alunos, foi nos posto um desafio maior, que era fazer com que esses alunos buscassem sua superação a cada dia. Eles demonstraram autoestima baixa e aos poucos foram vendo que, através da educação, poderiam ir além do que a sua comunidade pobre e sem muitas possibilidades lhes ofereciam.
Com metodologias que privilegiam a relação teoria-prática, o Programa objetiva contribuir para ampliar o desempenho escolar dos alunos, criar referências positivas para aqueles que apresentam déficits de aprendizagem e mostrar à sociedade que uma educação pública de qualidade é possível, quando se acredita e investe pra se criar situações favoráveis à aprendizagem.
Para atender a necessidade de uma metodologia diferenciada que o Programa estava propondo, era imprescindível uma reflexão acerca do papel e a atuação do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, levamos à equipe o desafio de deixar para trás a concepção daquele professor detentor do conhecimento. Fontana (2000) afirma que
“é preciso que o adulto assuma o seu papel com o objetivo claro da relação de ensino (que é o de ensinar), levando em consideração a condição de ambos os lados dessa prática, como parceiros intelectuais, desiguais em termos de desenvolvimento psicológico e dos lugares sociais ocupados no processo histórico, mas por isso mesmo, parceiros na relação contraditória do conhecimento.”
Com isso, ajustamos uma prática baseada no afeto, no estar junto, no acolhimento, no acompanhar, no conduzir, na troca. Pois como diz Vigotsky (1999)
“o indivíduo não nasce pronto nem é cópia do ambiente externo. Em sua evolução intelectual há uma interação constante e ininterrupta entre processos internos e influências do mundo social”.
Justifica-se aí necessidade de interação social no processo de aprendizagem, o que passou a ser foco do Programa.
Toda atividade realizada e os resultados alcançados são divulgados no site da secretaria de educação, no blog da cidade olímpica, nas redes sociais e mídias locais, objetivando a transparência e o envolvimento da sociedade com o projeto, fazendo desta forma que o mesmo ganhe sustentabilidade em suas ações e respeito da comunidade local.
Com as ações desenvolvidas e as etapas formatadas por meios de metodologias próprias e embasadas em experiências locais e com competências profissionais diversificadas criamos condições de manter o projeto de forma construtiva, e de identidade própria, e com condições de replicabilidade como modelo de fomentação da educação básica.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
O Programa Cidade Olímpica Educacional objetiva ampliar o desempenho escolar dos alunos, preparando-os para olimpíadas educacionais, fazendo com que o aluno se reconheça como sujeito de sua aprendizagem e busque sua superação acadêmica e sociocultural, melhorando sua autoestima e tornando-se referência positiva para aqueles que apresentam atraso escolar.
Cronograma
O Projeto foi planejado com 03 fases distintas: 1ª Fase: iniciou-se em 2012, com abertura e implantação, funcionando como experiência piloto; 2ª fase: após a experiência da aplicação, em 2013, apesar de já se perceber resultados, houve uma parada estratégica para se repensar questões metodológicas, análise no perfil da equipe e inclusão de nova área de ensino e aquisição de equipamentos. Nessa reestruturação também foi justificado o não retorno do projeto ainda em 2013 pelo fato das inscrições nas olimpíadas do conhecimento acontecerem no primeiro semestre e aí não seria viável investir em preparação dos alunos e estes não concorrerem a nenhum certame; 3ª fase: No ano de 2014 o projeto dar continuidade de forma prática, retornando estruturado e fundamentado pelo Decreto Municipal 13.885 de 6 de fevereiro de 2014, institucionalizando o projeto e assim criando uma base sustentável para a condução do mesmo, onde temos colhidos resultados satisfatórios e animadores, fazendo com que o Programa Cidade Olímpica Educacional seja hoje um realidade local de crescimento e reconhecimento dos potenciais alunos da rede municipal de ensino, incentivando assim outros alunos e tendo como grande reforço o apoio da família, esta também incluída no projeto.
A equipe do Programa Cidade Olímpica Educacional conta com uma coordenadora pedagógica, um professor orientador e um coordenador de área (Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física e Astronomia) – ao todo são 11 profissionais. Essa equipe planeja e executa as oficinas temáticas. As oficinas contam com recursos diversos com vistas a tornar a aprendizagem mais significativa e facilitar a compreensão e efetivação do processo cognitivo.
As aulas acontecem aos sábados durante todo o ano letivo e as salas de aula foram preparadas com data show e caixas de som. Disponibilizamos de um laboratório de Química e Física para as atividades práticas, 70 netbook para os alunos utilizarem em atividades virtuais de qualquer disciplina. Os professores pesquisam material em livros e sites especializados, constroem material didático, como por exemplo, simulador de movimento retilíneo uniforme em pequena escala e jogos como Na trilha da língua portuguesa. Cada área tem autonomia para o desenvolvimento da sua metodologia, como segue:
· Língua Portuguesa – As aulas acontecem em forma de oficinas de texto em que os alunos são levados a conhecer os gêneros textuais, autores que se destacam nessas produções. As oficinas acontecem de forma temática e o trabalho é feito com intergeneralidade e de forma intertextual. Procura-se oferecer um repertório diferente de metodologias como exposição de conteúdos, músicas, jogos, produção de textos de forma individual e coletiva; e reescritas. Contamos com uma minibiblioteca com títulos escolhidos pelos professores onde os alunos levam, semanalmente, livros para despertar o gosto pela leitura e aprimorar a escrita.
· Matemática – As oficinas são ministradas utilizando-se materiais disponíveis no site da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), apostilhas do PIC (Programa de Iniciação Científica), vídeo aulas e softwares matemáticos como, por exemplo, o Geogebra. São realizadas, no primeiro momento, aulas expositivas de conteúdos cobrados nas olimpíadas, resolução de exercícios com participação dos alunos e, no segundo momento, é realizada uma pequena avaliação dos conteúdos ministrados durante o dia.
· Química – O estudo da Química é realizado em duas frentes: a teórica e a prática. As aulas teóricas acontecem em sala de aula, utilizando-se de recursos audiovisuais como computador, projetor de imagens e caixa de som para se trabalhar os conteúdos previstos no programa da disciplina. São trabalhadas listas de exercícios, questões das Olimpíadas de Química e uma apostilha produzida pelos professores do programa.
Nas aulas práticas, os conteúdos são trabalhados na forma de experimentos que são conduzidos no laboratório sob a orientação do professor e o uso de um roteiro de aula prática sempre vinculados à teoria. Após a aula prática, os alunos produzem um relatório sobre os experimentos realizados.
· Física – Na área de Física, o conteúdo abordado é baseado no programa disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Física através da Olimpíada Brasileira de Física e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Nas aulas são utilizadas apostilas e atividades com questões discursivas e objetivas versando sobre os assuntos abordados no referido programa. São realizadas aulas práticas em situações contextuais que oportunizam ao educando vivências práticas com os conceitos mais específicos da disciplina.
Busca-se explorar de maneira diversificada, lançando mão de recursos tais como simulados, atividades em grupo, análise de gráficos, tabelas e utilização de programas educativos, o que colabora para o efetivo aprendizado do aluno.
· Astronomia – As aulas de Astronomia acontecem com apresentação dos conteúdos, a valorização dos conhecimentos prévios do aluno e a compreensão de forma clara os tópicos estudados e a interpretação das informações contidas nos livros didáticos confrontadas com as descobertas mais recentes. Os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, usando recursos audiovisuais de maneira que possam atrair a atenção de todos. Além das aulas teóricas, são oferecidas oficinas tais como construção de maquetes, foguetes, softwares de ensino de astronomia e observação do céu com o uso de telescópios com objetivo de reconhecer diversos objetos celestes.
Resultados
Observamos o crescimento de nossos alunos através das avaliações padronizadas da rede municipal de ensino de Teresina (SEMEC), dos resultados nas olimpíadas estaduais e nacionais, pelas produções dos alunos, pelos depoimentos das pessoas envolvidas e pelas produções científicas dos professores do Programa.
· Os alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional demonstram nos resultados das avaliações padronizadas da SEMEC (bimestralmente) índice bem superior de rendimento aos demais alunos da rede; São alunos com autoestima elevada e são referenciais positivos em suas escolas de origem.
· Já foram lançados 04 livros dos alunos (03 coletâneas de Textos – “Olhares e Cotidiano” e “Deâmbulo Poético”, “Mímeses Cotidiana” e 01 livro de poesia do aluno Francisco Anderson – “Olho na Poesia”).
· A partir do ano de 2015 foi oportunizado aos alunos do Programa, os que já estão no 9º ano do ensino fundamental (pois ao término do ano letivo eles deixam a rede municipal de ensino), um preparatório nas férias para o teste dos Institutos Federais (IFPI e IFMA). Nessa primeira experiência houve 80% de aprovação nesses Institutos. Esse resultado é motivador para que essa ação seja implantada como prática efetiva no Programa.
· Dentro da perspectiva de que o professor do Programa deve ser um pesquisar de novas práticas, eles produziram e apresentaram os seguintes trabalhos científicos no XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste e na XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho. São eles:
1- Um panorama do ensino de astronomia no Piauí – Prof. Edward Montenegro;
2- A utilização de conhecimentos adquiridos através da exploração espacial na conscientização de alunos do ensino fundamental para a preservação do meio ambiente – Prof. Edward Montenegro;
3- A utilização do aplicativo Google maps nas aulas de cinemática do Programa Cidade Olímpica Educacional – Prof. Jesus Vênus;
4- A atuação do Programa Cidade Olímpica Educacional na preparação dos alunos para participação nas olimpíadas de Física – Prof. Samuel Rógeres
5- Um estudo sobre a percepção dos alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional acerca da valorização de seus potenciais pelo Programa – Prof. Fábio Júnior.
· Resultado crescente e positivo na preparação dos alunos para as olimpíadas educacionais, onde no quadro abaixo demonstra a evolução de conquistas de medalhas e os resultados do desenvolvimento dos alunos:
Olimpíada |
2012 |
2014 |
2015 |
||||||
ouro |
prata |
bronze |
ouro |
prata |
bronze |
ouro |
prata |
bronze |
|
OBQJÚNIOR |
- |
01 |
- |
- |
- |
03 |
|
|
01 |
OBMEP |
- |
01 |
01 |
01 |
- |
05 |
01 |
02 |
04 |
CANGURU |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
01 |
01 |
01 |
OBA |
- |
- |
- |
05 |
03 |
08 |
08 |
13 |
10 |
OBFEP NACIONAL |
- |
- |
- |
- |
- |
|
06 |
06 |
03 |
OBFEP ESTADUAL |
|
02 |
02 |
02 |
01 |
04 |
03 |
04 |
04 |
OBF NACIONAL |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
01 |
OBF ESTADUAL |
|
|
|
|
01 |
|
01 |
02 |
07 |
TOTAL |
- |
04 |
03 |
08 |
05 |
20 |
20 |
28 |
31 |
Em 2015, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior inovou criando 02 novas categorias: aluno destaque de escola pública e aluno destaque de 8º ano (entre alunos de escola pública e privada). Na primeira categoria, tivemos 07 alunos destaques e na segunda, 02 alunos destaques.
O sucesso do Programa também pode ser medido qualitativamente pelo acréscimo de medalhas de ouro e prata conquistadas.
· A satisfação dos alunos podem ser medidas pelos depoimentos abaixo:
“O Cidade Olímpica para mim é como se fosse minha segunda casa, pois os ensinamentos que temos aqui levaremos para a vida toda. Os professores, coordenadores e os colegas são todos amigos e uma amizade que não acabará nunca. Aqui, buscamos sim medalhas, menções, mas o que queremos na verdade é aprender. Aprender a lidar não só com os estudos, mas com a vida...” (Ronald Cavalcante – aluno de Física)
“O Cidade Olímpica mudou muito a minha vida. O Projeto tem me ajudado na escola. O ensino avançado que recebo aqui me auxilia a compreender melhor os conteúdos da escola. Hoje não consigo imaginar minha vida acadêmica e pessoal sem o Cidade Olímpica” (Francisco Anderson – Aluno de Língua Portuguesa)
“O Cidade Olímpica transformou minha visão de que só escolas caras preparam bons alunos. Tenho dois anos de Programa e sou medalhista de ouro. Aqui aprendi a reconhecer minhas potencialidades” (Verônica Hollmen – aluna de Física)
Instituições Envolvidas
- UFPI – Universidade Federal do Piauí/Coordenadoria de Química da UFPI (Parceiro)
- Observatório Nacional (Parceiro)
- OBA -Olimpíada Brasileira de Astronomia- (Parceiro)
Contatos
Valdete Maria da Silva
Telefone: (86) 99454-2496
Email: [email protected]
Fontes
· http://www.semec.pi.gov.br/menu/blog-do-cidade-olimpica.html
· http://www.semec.pi.gov.br/cat_view/5-livro-didatico
· http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/images/Premiados_2014.pdf
· http://www1.sbfisica.org.br/eventos/efnne/xxxiii_e/programa/authors.asp?c=c
· https://www.facebook.com/Cidade-Ol%C3%ADmpica-Educacional-624216147613766/
http://www.donodanoticia.com/programa-cidade-olimpica-educacional-mostra-resultados-positivos-232422.html