Plano Municipal do Verde - Campinas / SP

Campinas já tem seu Plano Municipal do Verde previsto pela legislação ambiental brasileira, tornando-se um dos únicos do a País a concluir o documento e a realizar um inventário de suas áreas verdes.

 

A apresentação do Plano, contendo diagnóstico e metas de gestão das áreas verdes do município foi feita nesta sexta-feira, 15 de abril, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, acompanhado do secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

 

Participaram também da solenidade técnicos de várias secretarias e órgãos municipais envolvidos na construção do documento, considerado um norteador e unificador, com diretrizes estabelecidas e metas bem delineadas para uma gestão eficaz, eficiente e integrada das áreas verdes no município de Campinas.

 

Trata-se de um instrumento que, através do diagnóstico da situação atual, estabelece programas e ações visando assegurar a quantidade e a qualidade das áreas verdes do município, incluindo as áreas com função social (parques e bosques) e também as de função ecológica (matas ciliares de rios e nascentes, fragmentos florestais existentes, corredores ecológicos de fauna).

 

Diagnóstico

 

Segundo levantamento do Plano Municipal do Verde, Campinas possui 87m² de áreas verdes por habitante, índice bem superior ao preconizado pela Organização das Nações Unidas e outros organismos ambientais, em torno de 12m² a 15m² por habitante.

 

O mesmo diagnóstico mostrou que a densidade dessas áreas verdes com função social registra índice de apenas 6,2m² por habitante. A proposta é a criação de 49 novos trechos verdes com função social, ampliando o índice para 12m² por habitante.

 

O prefeito Jonas Donizette destacou que, além da preocupação com a preservação, a sua administração já vem trabalhando para garantir que as áreas verdes sejam espaços de qualidade de vida e lazer para a população.

 

Reconhecemos a importância da preservação ecológica, mas destacamos o nosso compromisso de fortalecer as áreas verdes como garantia de função social, por isso já recuperamos vários parques que estavam abandonados, a exemplo da Pedreira do Chapadão e Parque Ecológico; construímos duas grandes áreas verdes e 170 praças e vamos continuar avançando para oferecer melhor qualidade de vida em nossa cidade”, garantiu.

 

De acordo com o Plano Municipal do Verde, garantia da função social das áreas verdes significa o uso adequado desses espaços, promoção de atividades de esporte, lazer e cultura, revitalização dessas áreas, instalação de equipamentos públicos, que atendam inclusive pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, garantia de segurança e acessibilidade com novas áreas distribuídas pela cidade atendendo toda a população.

 

Segundo o titular da SVDS, Rogério Menezes, o Plano do Verde prevê a recuperação de áreas degradadas, criação de parque lineares e o plantio de mais de dois milhões e 600 mil mudas de árvores nos próximos dez anos.

 

Para ele, Campinas tem planejamento técnico que garante a busca de recursos financeiros para a execução do Plano.

 

O plano é uma diretriz, a elaboração do projeto vai apontar os valores, mas existe a possibilidade de acessar recursos de fundos como do clima, do BNDES, da Mata Atlântica. Campinas é uma das maiores cidades do País, com crescimento econômico e projeção de desenvolvimento. Nosso planejamento ambiental está amarrado com o Plano Diretor, uma contribuição para o futuro econômico e social”, disse.

 

Plano Participativo

 

O Plano Municipal do Verde seguiu o modelo de planejamento participativo, incorporando oficinas e consulta pública que objetivaram além da apropriação da população sobre o tema e a coleta das necessidades e propostas sobre as Áreas Verdes, ampliou o conhecimento da equipe técnica sobre o território e capacitar a população para as consultas e audiência pública.

 

Ao todo foram 6 oficinas, cinco espalhadas pelo território de Campinas, e uma oficina com o setor rural e instituições técnicas e de pesquisa. Também foram realizadas duas oficinas com o Conselho Municipal de Meio Ambiente – Comdema - em parceria com a SOS Mata Atlântica. Ademais, foi disponibilizado um questionário on-line no período de março a junho de 2015, com 241 participações.

 

Para o prefeito Jonas Donizette, a participação da sociedade na elaboração do Plano torna o documento “um instrumento efetivo de compromisso administrativo para cuidar do futuro da cidade, respaldado na função ecológica e social das áreas verdes”.

 

 


Eixo
Bens Naturais Comuns
Objetivos
O Plano Municipal do Verde tem como objetivo estabelecer e assegurar a qualidade, a quantidade e a distribuição de áreas verdes em Campinas, garantindo as funções sociais, no caso de parques e bosques, e ecológicas, valendo para matas ciliares de rios e nascentes, fragmentos florestais e corredores ecológicos de fauna, para a melhoria dos ecossistemas e a qualidade de vida da população.

Objetivos específicos:

 Quantificar as Áreas Verdes por categoria (Parques, Praças, Unidades de Conservação, etc.) 
 Analisar a distribuição das Áreas Verdes do município
  Identificar os problemas socioambientais que dificultam a implantação do SAV-UC 
 Propor diretrizes específicas para a conservação das fitofisionomias Cerrado e Mata Atlântica 
 Identificar os instrumentos legais e administrativos para a gestão das Áreas Verdes 
 Instruir a competência coletiva sobre a gestão das Áreas Verdes (estabelecimento de procedimentos) 
 Alinhar propostas do PMV com a revisão do Plano Diretor de Campinas  Monitorar a redução ou ampliação das Áreas Verdes 
 Mapear fontes de recursos para implantação dos programas e ações
Cronograma
Os Programas foram estruturados a partir dos cenários atual, ideal e alvo dos Eixos Ambiental e Institucional, bem como as demandas e contribuições da população. 

O Eixo Ambiental referiu-se ao inventário e a caracterização das Áreas Verdes, abrangendo tanto os aspectos quantitativos, qualitativos e de distribuição dessas áreas, bem como seus aspectos socioambientais.

 O Eixo Institucional abordou a articulação político-institucional, financeira e material. Nesse eixo se sustenta o que é necessário para que a gestão das Áreas Verdes seja eficaz e eficiente, seja pelo comprometimento interinstitucional e intrainstitucional, pela identificação de fontes de recursos e sua disponibilização, pelas parcerias estabelecidas potenciais e futuras ou pela definição de procedimentos coletivos. 

Durante o processo de elaboração dos Programas, na fase prognóstica do PMV, o Eixo Ambiental foi subdividido em dois temas, sendo uma temática referente aos Programas direcionados às Áreas Verdes com Função Social e uma temática referente aos Programas direcionados às Áreas Verdes com Função Ecológica. 

O Eixo Institucional, por sua vez, possui um único tema: o Político Institucional, que abarca o Programa de Fortalecimento e Articulação Institucional.

Individualmente cada Subprograma possui seu detalhamento, permitindo a visualização de suas particularidades e auxiliando no processo de implantação dos mesmos e a distribuição nos prazos curto (2 anos), médio (5 anos) e longo (10 anos)
Resultados

 

Segundo levantamento do Plano Municipal do Verde, Campinas possui 87m² de áreas verdes por habitante, índice bem superior ao preconizado pela Organização das Nações Unidas e outros organismos ambientais, em torno de 12m² a 15m² por habitante.

 

O mesmo diagnóstico mostrou que a densidade dessas áreas verdes com função social registra índice de apenas 6,2m² por habitante. A proposta é a criação de 49 novos trechos verdes com função social, ampliando o índice para 12m² por habitante.


Por meio do resgate das principais conclusões do diagnóstico das Áreas Verdes Sociais, que denominamos CENÁRIO ATUAL, é discutido o CENÁRIO LEGAL (diretrizes legais existentes) e apresentado um CENÁRIO ALVO, ou seja, propostas locacionais de implantação de novas Áreas Verdes Sociais que tendem minimizar o déficit, cuja viabilização se torna mais possível e compatível com os recursos disponíveis. 


Também são apresentados os principais aspectos do diagnóstico (CENÁRIO ATUAL) das Áreas Verdes Ecológicas, mapeadas as áreas prioritárias para recuperação e conservação e discutidos novos CENÁRIOS ALVOS para as Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos. Foram construídos os CENÁRIOS ATUAL, TENDENCIAL (o que ocorrerá se não houver qualquer mudança) e ALVO, a partir do detalhamento das árvores de problemas, cujos assuntos e questões institucionais surgiram dentro do Grupo de Trabalho Interdisciplinar. 


Por fim, é apresentado o Sistema de Áreas Verdes e Unidades de Conservação (SAV-UC), que consolida as propostas apresentadas dos Eixos Ambiental e Institucional, com cenários da situação ATUAL, IDEAL E ALVO (POSSÍVEL) de implantação do Sistema.

Instituições Envolvidas
AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas 
CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral 
CMDRA - Conselho de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio de Campinas
COFIT - Coordenadoria de Fiscalização de Terreno 
COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas 
CONDEPACC - Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas Consórcio PCJ - Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí 
EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 
FJPO - Fundação José Pedro de Oliveira 
IAC - Instituto Agronômico de Campinas 
PMC - Prefeitura Municipal de Campinas 
PROAMB - Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente 
RMC - Região Metropolitana de Campinas 
SANASA - Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A 
SECOM - Secretaria Municipal de Comunicação 
SEHAB - Secretaria Municipal de Habitação 
SEINFRA - Secretaria Municipal de Infraestrutura 
SEMURB - Secretaria Municipal de Urbanismo 
SEPLAN - Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano 
SMA - Secretaria Municipal de Administração 
SMA/SP - Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo 
SMAJ - Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos 
SMCASP - Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública 
SMC - Secretaria Municipal de Cultura
SMDEST - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo 
SME - Secretaria Municipal de Educação 
SMEL - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 
SMF - Secretaria Municipal de Finanças 
SMPD - Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida 
SMRH - Secretaria Municipal de Recursos Humanos 
SMS - Secretaria Municipal de Saúde 
SMSP - Secretaria Municipal de Serviços Públicos 
SMT - Secretaria Municipal de Transportes 
SVDS - Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Contatos
Ângela Guirao: 
19 2116 8406

Mariana Cisotto
19 2116 8487
Fontes
http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/plano_municipal_verde.php

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=29842
Tags
plano, verde

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/