Cidade mais Sustentável para Todos. - Jacinto Machado / SC
A Escola Municipal De
Educação Básica Albino Zanatta, está situada no Bairro Gávea, distante 2 km do
Centro do município Jacinto Machado, em área urbana. Atende alunos do pré –
escolar até o 9º ano (04 a 14 anos de idade), moradores do entorno da escola,
do centro, de outros bairros e de várias localidades rurais do município. Hoje
conta com aproximadamente 450 alunos, 36 funcionários, 01 diretora e 01
secretária.
Os alunos
provenientes de outros bairros e até os que moram no bairro onde está situada a
escola recebem transportes escolar gratuito.
A comunidade que
abriga a Escola é um bairro de classe média – baixa. A maioria das mães
trabalha em fábricas de bala de banana, de costuras e ou em casa. Os pais
trabalham nas indústrias do município, de pedreiros, comerciantes, agricultores
e outros. O bairro conta com duas fábricas de bala de banana, centro
comunitário, engenho de arroz, fábricas de móveis, fábrica de lajotas,
farmácia, consultório de dentista, mercado, posto de gasolina, clube de mães
que ocupa um espaço na escola, bares e uma creche. O espaço da escola está
sendo o único local de práticas de esportes para os adolescentes, como futebol,
tênis de mesa, wi-fi, voleibol e outros. A grande maioria das famílias tem
participação ativa na vida escolar dos filhos e frequentam a escola quando
chamados.
A Prefeitura municipal, o SESCOOP- Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo a COOPERJA - Cooperativa Agropecuária, EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, vêm dando suporte as escolas no desenvolvimento de projetos cooperativos para uma cidade mais sustentável. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. Possuem um trabalho voltado na educação cooperativista, no trabalho e na cooperação. Este projeto pedagógico tem por finalidade promover com pequenas ações uma cidade sustentável pela convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes.
Com estes ideais e como nossa Escola Albino
Zanatta está inserida em uma comunidade próxima do centro, em um bairro rodeado
pela natureza, conta com um grande ambiente verde e um amplo espaço próprio que
não está cumprindo com seu papel de cuidar deste espaço visando a
sustentabilidade. Vimos, portanto, a necessidade de aproveitar esses lugares
para fazer da escola um mini centro de exemplo sustentável.
Nas conversas cotidianas em visitas dos
pais a escola, percebeu-se que eles também se preocupam com a destruição
ambiental, falta de água, má conservação do solo. Em razão disso, é importante
aprender a valorizar e cuidar dos recursos existentes, pois não sabemos do
futuro. Sabemos que a cooperação é um objetivo comum a todos envolvendo o bem
estar das futuras gerações, por isso, implantar ideais de sustentabilidade em
nossos educandos é fundamental.
Para
o desenvolvimento deste projeto foi realizado questionamento com os alunos através
de um diálogo, pais com questionário do contexto escolar sobre os principais
gostos, necessidades de trabalho educativo e o que precisava para construção de
uma escola ideal. Obtivemos como respostas que a escola ideal é uma escola
acolhedora a todos. A escola ideal é bonita, aquela que motiva, acolhe, orienta
e ensina para a qualidade de vida futura.
Assim surgiram em nós as dúvidas: Por
que na escola persistem os resíduos no chão se temos coletores? Como transformar uma escola acolhedora? Como
diminuir os resíduos na escola? Como dar um destino correto aos resíduos orgânicos?
Considerando que todos nós o produzimos, inclusive estudantes e seus
familiares. Surgiu então a ideia de estudar o assunto e construir conhecimento
sobre a destinação adequado dos resíduos orgânicos produzido na escola e nas
suas casas, pois se queremos uma escola acolhedora, a mesma deve estar sempre
bem apresentável. Assim como nossas casas, ruas e etc
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Objetivo geral:
·
Transformar a escola em um local que
possibilite a aprendizagem de questões voltadas as práticas da sustentabilidade
através de ações cooperativas que interajam com a comunidade escolar tornando
estes entes capazes de construir uma educação sustentável, coletiva e
transformadora.
·
Objetivos Específicos:
Realizar
intervenções pedagógicas para que todos os envolvidos tenham conhecimento e
participem de vivências de práticas sustentáveis e cooperativas;
·
Oportunizar aos educandos momentos de
reflexão, por meio de debates, palestras, sobre a importância de atitudes
individuais e coletivas para o uso responsável da água e o descarte adequado de
resíduos.
·
Organizar no espaço escolar, locais adequados
para viabilizar a sustentabilidade utilizando os resíduos orgânicos;
·
Ampliar o interesse para toda comunidade
escolar por projetos ambientais e se interar em sua organização e implantação.
Cronograma
PLANO DE AÇÃO
Objetivos Específicos | Ações | Atividades | Responsável | Prazo/Data |
1. Realizar intervenções pedagógicas para que todos os envolvidos tenham conhecimento e participem de vivências de práticas para a construção de uma cidade sustentável e cooperativas; | 1.Reunião de professores e gestores. 2.Reunião conjunta entre alunos, professores,gestores,famílias e cooperativa. | 1. Marcar reunião de professores e gestores, entregar pauta e colher sugestões de encaminhamentos. 2. Preparar material explicativo com a síntese do PEC para apresentar aos professores e discutir sobre como ele pode ser trabalhado nas diferentes disciplinas e anos escolares 3. Pesquisar no blog do temas relacionados ao PEC: sustentabilidade (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3859) (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3862), valores (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3904), água (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=2730), PEC na sala de aula (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3749), Escola sustentável (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3877), 4. Formar trios ou duplas de professores e distribuir temas de estudo para posterior socialização em mural na sala dos professores, blog do PEC, reunião pedagógica etc 5. Identificar vivências sustentáveis e cooperativas que podem contribuir para a aprendizagem da sustentabilidade e planejar aulas de acordo com elas 1. Convidar profissional para debater o tema sustentabilidade com os cinco públicos. 2. Elaborar convite para reunião, explicar o objetivo e valorizar a participação de todos. 3.Após a palestra solicitar que, em grupos mistos, listem práticas sustentáveis e não sustentáveis que são comuns na comunidade (lixo nas ruas), escola (destino de resíduos), famílias (uso da água e energia), indivíduos (desperdício de alimentos, papel) e, se possível, indiquem que atitudes devem ser mantidas ou transformadas. 4. Socializar o debate no grande grupo para que todas as vozes sejam ouvidas (alunos, pais, professores etc.) 5.Elaborar registro da reunião. Coletar dados a partir das falas dos pais, professores e alunos. 6.Elaborar plano de metas da sustentabilidade com a colaboração de todas as turmas da escola com a indicação de: a) práticas/atitudes que devem ser mantidas, b) práticas/atitudes que devem ser transformadas, c) práticas atitudes que devem ser construídas. 7. Criar um observatório da sustentabilidade (observação na escola, relatos dos alunos, depoimentos das famílias, análise dos professores) 8.Produzir relatório participativo com as mudanças detectadas e aspectos que ainda precisam ser monitorados por todos (como era a realidade antes do PEC e que transformações já podem ser notadas). | Professores que participam da formação do cooperjovem. | 20 de novembro de 2014 a 30 de março de 2015 |
2. Oportunizar aos educandos momentos de reflexão, por meio de debates, palestras, sobre a importância de atitudes individuais e coletivas para o uso responsável da água e o descarte adequado de resíduos. | 1.Conversa direcionada aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. 2-Investigação do tratamento dos resíduos orgânicos no espaço escolar e familiar; 3-Saída de estudo nas nascentes dos rios, subestação; 4.Organização de um seminário; 5- Tabulação em graficos e tabelas | 1. convidar um responsável para vir até a escola e debater o assunto com os alunos em dois momentos. Anos iniciais e finais. 2. Preparar o espaço escolar para a realização do debate. 1.Organizar com os alunos um questionário para os pais, comunidade e merendeiras. 2.Aplicar o questionário para os 3 públicos e analisá-los 1. organizar uma saída a campo para visitação as nascentes preservadas e na subestação, conscientizando o uso da água no dia a dia. 2.Levar os alunos até as nascentes e subestação, captação, tratamento e distribuição da água em Jacinto Machado. Fazendo um paralelo entre ambas como também os cuidados com a mesma. E como água chega até as nossas residências 1.convidar pessoas jovens a mais tempo, para relatar como era o uso da água, a captação e os rios. 2.trazer fotos antigas relacionada ao tema, para uma exposição no espaço escolar. 3.organizar o ambiente escolar para a socialização do resgate histórico 1.Trazer a fatura de água para ser trabalhado em sala de aula. 2.Promover aulas expositivas, levando os alunos a releitura das faturas quanto ao consumo de água. 3.Fazer a releitura da fatura da água tabulando às em gráficos e tabelas. | Direção e comissão do PEC. Professores anos iniciais e direção. Professor de ciências e Direção. Professor de história, direção. Professores dos anos iniciais e direção Professor de ciências Professor de historia, ciências e comissão do PEC e direção. Professor de matemática | Ano letivo de 2015 Maio de 2015 Junho de 2015 Julho de 2015 Agosto de 2015 |
3- Organizar no espaço escolar locais adequados para viabilizar a sustentabilidade utilizando os resíduos orgânicos; | 1- 1. Construção de equipamentos ambientais sustentáveis de forma cooperativa. 2. Confecção de uma cisterna no espaço escolar como forma de reutilizar a água. | 2- 1.Construir biodecompositor, composteira e minhocário na escola, para reaproveitar os resíduos orgânicos. 3- 2.Preparar o local e os instrumentos para criar o minhocário , o biodecompositor e a composteira. 4- 2. manusear os resíduos para na preparação do adubo orgânico, durante o ano. 3.manutenção e organização dos mesmos para transformarem em adubos. 1.Convidar um profissional que possa instruir a construção da mesma. 2.Organizar grupos de alunos para participar nos períodos contra turno para desenvolver juntamente com os professores a ação planejada. | Comissão do PEC e professores de ciência se geografia e Agrônomo da Cooperja e Epagri. | Março a Dezembro de 2015 |
4. Divulgar o PEC como forma de ampliar o interesse para toda comunidade escolar por projetos ambientais sustentáveis e se inteirar em sua organização e implantação | 1.Elaboração de um jornal informativo. | 1.Formar um grupo de alunos e professores; 2.Recolher material para divulgação (fotos e conteúdo); 3.Divulgar trimestral as atividades que ocorreram na escola. | Professor Valmir | Ano de 2015 |
Resultados
PLANO DE AVALIAÇÃO
Objetivos
específicos |
Indicadores |
Instrumentos
de coleta |
Resultados
esperados |
1. Realizar
intervenções pedagógicas para que todos os envolvidos tenham conhecimento e
participem de vivências de práticas sustentáveis e cooperativas; |
- Quantidade de profissionais
presentes na reunião. - Quantidade de
sugestões adequadas ao PEC. Adesão todos os
professores ao PEC e à pesquisa e socialização dos temas estudados. - Quantidade de temas
pesquisados. - Quantidade de
planejamentos com aplicação da pesquisa. |
Lista de presença. Ata da reunião (sugestões,
depoimentos, compromissos assumidos, prazos etc.). Lista de fontes e temas pesquisados. Planejamentos. Fotografias. |
Presença de 90% dos
profissionais convidados. 100% dos presentes
dispostos a realizar as atividades planejadas. Entendimento pleno do
Plano sustentável: PEC (objetivos e
plano de ação) por 70% dos professores. Aplicação das pesquisas
em 80& dos planejamentos. Elaboração adequada de
60% dos planejamentos. |
Nº de professores envolvidos na preparação
da reunião. Manifestação de
interesse nas ações do PEC e entendimento dos professores sobre os conteúdos
planejados. Quantidade de pessoas presentes na
reunião. Nível de participação dos presentes
(ideias, opiniões). Formação de um bom número de grupos. Formação do comitê. Registro com
informações relevantes e claras. - Qualidade e adequação
das aulas planejadas aos objetivos do PEC. Conhecimento e participação ativa de
toda a comunidade (alunos, professores, gestores, famílias e comunidade) no
desenvolvimento do PEC. |
Observação e registros escritos. Lista de presença. Ata da reunião. Filmagem e fotografias. Lista dos participantes dos grupos. Lista dos nomes do comitê. Observação das aulas e atitudes na
escola. Entrevista com alunos. Listas de presença. |
Aumento da participação e interesse
de 80% dos professores em atividades coletivas. Presença de 100% dos professores,
80% das famílias e estudantes convidados. Manifestação de ideias de pelo menos
30% dos professores, pais e alunos presentes. Formação de pelo menos três grupos
na reunião. Interesse de pelo menos 3 pessoas de
cada segmento para formar o comitê. Registro da reunião com coesão e
coerência textuais. Conhecimentos sobre
sustentabilidade construídos em todas as áreas do conhecimento. Participação e cooperação de toda a
comunidade escolar, inclusive Epagri e Cooperja, nas ações e atividades do
PEC. Mudanças nas atitudes
em relação ao uso sustentável dos recursos naturais e destinação correta de
resíduos. |
|
2. desenvolver ações no ambiente
escolar, como exemplos de sustentabilidade. |
1.Presença da Epagri, Cooperja,
alunos e funcionários |
1.fotografias, |
Fazer do ambiente escolar um exemplo
de sustentabilidade. |
|
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||
2.disposição para a confecção do
biodecompositor, minhocário e composteira. |
1.fotografias, |
Satisfação dos alunos na
participação e confecção dos materiais como exemplos que pode ser seguido em
casa. |
|
2.material para a confecção; |
Produção dos minhocários,
composteira, biodecompositor |
||
3.manutenção e organização dos
mesmos para transformarem em adubos. |
Participação dos alunos, pais na
produção dos canteiros da horta com o adubo produzido; Relatos e demonstrações dos alunos
com a prática realizada em casa. |
||
3. Debater situações pertinentes a
fatura da água. |
1. levar o conhecimento da leitura
dos gastos da água. 2. confecção de uma mini cisternas. |
1. Levar as faturas de pagamento para
serem trabalhadas na escolas. Fotografias, slides. |
Que todos tenham a conscientização
do consumo em casa façam experimentos para diminuir o gasto. |
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