Cidade mais Sustentável para Todos. - Jacinto Machado / SC

A Escola Municipal De Educação Básica Albino Zanatta, está situada no Bairro Gávea, distante 2 km do Centro do município Jacinto Machado, em área urbana. Atende alunos do pré – escolar até o 9º ano (04 a 14 anos de idade), moradores do entorno da escola, do centro, de outros bairros e de várias localidades rurais do município. Hoje conta com aproximadamente 450 alunos, 36 funcionários, 01 diretora e 01 secretária.

Os alunos provenientes de outros bairros e até os que moram no bairro onde está situada a escola recebem transportes escolar gratuito.

A comunidade que abriga a Escola é um bairro de classe média – baixa. A maioria das mães trabalha em fábricas de bala de banana, de costuras e ou em casa. Os pais trabalham nas indústrias do município, de pedreiros, comerciantes, agricultores e outros. O bairro conta com duas fábricas de bala de banana, centro comunitário, engenho de arroz, fábricas de móveis, fábrica de lajotas, farmácia, consultório de dentista, mercado, posto de gasolina, clube de mães que ocupa um espaço na escola, bares e uma creche. O espaço da escola está sendo o único local de práticas de esportes para os adolescentes, como futebol, tênis de mesa, wi-fi, voleibol e outros. A grande maioria das famílias tem participação ativa na vida escolar dos filhos e frequentam a escola quando chamados.

A Prefeitura municipal, o SESCOOP- Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo a COOPERJA - Cooperativa Agropecuária, EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, vêm dando suporte as escolas no desenvolvimento de projetos cooperativos para uma cidade mais sustentável. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.  Possuem um trabalho voltado na educação cooperativista, no trabalho e na cooperação.  Este projeto pedagógico tem por finalidade promover com pequenas ações uma cidade sustentável pela convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes.

      Com estes ideais e como nossa Escola Albino Zanatta está inserida em uma comunidade próxima do centro, em um bairro rodeado pela natureza, conta com um grande ambiente verde e um amplo espaço próprio que não está cumprindo com seu papel de cuidar deste espaço visando a sustentabilidade. Vimos, portanto, a necessidade de aproveitar esses lugares para fazer da escola um mini centro de exemplo sustentável.       

Nas conversas cotidianas em visitas dos pais a escola, percebeu-se que eles também se preocupam com a destruição ambiental, falta de água, má conservação do solo. Em razão disso, é importante aprender a valorizar e cuidar dos recursos existentes, pois não sabemos do futuro. Sabemos que a cooperação é um objetivo comum a todos envolvendo o bem estar das futuras gerações, por isso, implantar ideais de sustentabilidade em nossos educandos é fundamental.

            Para o desenvolvimento deste projeto foi realizado questionamento com os alunos através de um diálogo, pais com questionário do contexto escolar sobre os principais gostos, necessidades de trabalho educativo e o que precisava para construção de uma escola ideal. Obtivemos como respostas que a escola ideal é uma escola acolhedora a todos. A escola ideal é bonita, aquela que motiva, acolhe, orienta e ensina para a qualidade de vida futura.

            Assim surgiram em nós as dúvidas: Por que na escola persistem os resíduos no chão se temos coletores?  Como transformar uma escola acolhedora? Como diminuir os resíduos na escola? Como dar um destino correto aos resíduos orgânicos? Considerando que todos nós o produzimos, inclusive estudantes e seus familiares. Surgiu então a ideia de estudar o assunto e construir conhecimento sobre a destinação adequado dos resíduos orgânicos produzido na escola e nas suas casas, pois se queremos uma escola acolhedora, a mesma deve estar sempre bem apresentável. Assim como nossas casas, ruas e etc

                                 


Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

     Objetivo geral:

·         Transformar a escola em um local que possibilite a aprendizagem de questões voltadas as práticas da sustentabilidade através de ações cooperativas que interajam com a comunidade escolar tornando estes entes capazes de construir uma educação sustentável, coletiva e transformadora.

·          Objetivos Específicos:

          Realizar intervenções pedagógicas para que todos os envolvidos tenham conhecimento e participem de vivências de práticas sustentáveis e cooperativas;

·         Oportunizar aos educandos momentos de reflexão, por meio de debates, palestras, sobre a importância de atitudes individuais e coletivas para o uso responsável da água e o descarte adequado de resíduos.

·         Organizar no espaço escolar, locais adequados para viabilizar a sustentabilidade utilizando os resíduos orgânicos;

·         Ampliar o interesse para toda comunidade escolar por projetos ambientais e se interar em sua organização e implantação.

 

 

 

                                                                             

Cronograma

      PLANO DE AÇÃO

Objetivos Específicos

Ações

Atividades

Responsável 

Prazo/Data

  1. Realizar intervenções pedagógicas para que todos os envolvidos tenham conhecimento e participem de vivências de práticas para a construção de uma cidade sustentável e cooperativas;

 

1.Reunião de professores e gestores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.Reunião conjunta entre alunos, professores,gestores,famílias e cooperativa.

1. Marcar reunião de professores e gestores, entregar pauta e colher sugestões de encaminhamentos.

 

2. Preparar material explicativo com a síntese do PEC para apresentar aos professores e discutir sobre como ele pode ser trabalhado nas diferentes disciplinas e anos escolares

 

3. Pesquisar no blog do temas relacionados ao PEC: sustentabilidade (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3859) (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3862),

valores (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3904),

água (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=2730),

PEC na sala de aula (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3749),

Escola sustentável (http://www.ocesc.org.br/cooperjovem/?p=3877),

 

4. Formar trios ou duplas de professores e distribuir temas de estudo para posterior socialização em mural na sala dos professores, blog do PEC, reunião pedagógica etc

 

5. Identificar vivências sustentáveis e cooperativas que podem contribuir para a aprendizagem da sustentabilidade e planejar aulas de acordo com elas

 

 

 

 

1. Convidar profissional para debater o tema sustentabilidade com os cinco públicos.

 

2. Elaborar convite para reunião, explicar o objetivo e valorizar a participação de todos.

 

3.Após a palestra solicitar que, em grupos mistos, listem práticas sustentáveis e não sustentáveis que são comuns na comunidade (lixo nas ruas), escola (destino de resíduos), famílias (uso da água e energia), indivíduos (desperdício de alimentos, papel) e, se possível, indiquem que atitudes devem ser mantidas ou transformadas.

 

4.  Socializar o debate no grande grupo   para que todas as vozes sejam ouvidas (alunos, pais, professores etc.)

 

5.Elaborar registro da reunião. Coletar dados a partir das falas dos pais, professores e alunos.

 

6.Elaborar plano de metas da sustentabilidade com a colaboração de todas as turmas da escola com a indicação de: a) práticas/atitudes que devem ser mantidas, b) práticas/atitudes que devem ser transformadas, c) práticas atitudes que devem ser construídas.

 

7. Criar um observatório da sustentabilidade (observação na escola, relatos dos alunos, depoimentos das famílias, análise dos professores)

 

8.Produzir relatório participativo com as mudanças detectadas e aspectos que ainda precisam ser monitorados por todos (como era a realidade antes do PEC e que transformações já podem ser notadas).

 

Professores que participam da formação do cooperjovem.

20 de novembro de 2014 a 30 de março de 2015

2. Oportunizar aos educandos momentos de reflexão, por meio de debates, palestras, sobre a importância de atitudes individuais e coletivas para o uso responsável da água e o descarte adequado de resíduos.

 

1.Conversa direcionada aos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2-Investigação do tratamento dos resíduos orgânicos no espaço escolar e familiar;

 

 

 

 

 

3-Saída de estudo nas nascentes dos rios, subestação;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.Organização de um seminário;

 

 

 

 

 

 

 

5-  Tabulação em graficos e tabelas

1. convidar um responsável para vir até a escola e debater o assunto com os alunos em dois momentos. Anos iniciais e finais.

2. Preparar o espaço escolar para a realização do debate.

 

 

 

 

 

 

 

1.Organizar com os alunos um questionário para os pais, comunidade e merendeiras.

2.Aplicar o questionário para os 3 públicos e analisá-los

 

 

 

 

1. organizar uma saída a campo para visitação as nascentes preservadas e na subestação, conscientizando o uso da água no dia a dia.

 2.Levar os alunos até as nascentes e subestação, captação, tratamento e distribuição da água em Jacinto Machado.  Fazendo um paralelo entre ambas como também os cuidados com a mesma.  E como água chega até as nossas residências

 

 

 

 

1.convidar pessoas jovens a mais tempo, para relatar como era o uso da água, a captação e os rios.

2.trazer fotos antigas relacionada ao tema, para uma exposição no espaço escolar.

3.organizar o ambiente escolar para a socialização do resgate histórico

 

 

1.Trazer a fatura de água para ser trabalhado em sala de aula.

2.Promover aulas expositivas, levando os alunos a releitura das faturas quanto ao consumo de água.

3.Fazer a releitura da fatura da água tabulando às em gráficos e tabelas.

 

Direção e comissão do PEC.

Professores anos iniciais e direção.

Professor de ciências e Direção.

Professor de história, direção.

Professores dos anos iniciais e direção

 

 

 

 

Professor de ciências

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor de historia, ciências e comissão do PEC e direção.

 

 

 

Professor de matemática

  Ano letivo de 2015 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maio de 2015

 

 

 

 

 

 

Junho de 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Julho de 2015

 

 

 

 

 

 

 

Agosto de 2015

3- Organizar no espaço escolar locais adequados para viabilizar a sustentabilidade utilizando os resíduos orgânicos;

 

 

 

 

 

 

 

 

1-    1. Construção de equipamentos ambientais sustentáveis de forma cooperativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Confecção de uma cisterna no espaço escolar como forma de reutilizar a água.

 

 

 

2-    1.Construir biodecompositor, composteira e minhocário na escola, para reaproveitar os resíduos orgânicos.

3-    2.Preparar o local e os instrumentos para criar o minhocário , o biodecompositor e a composteira.

4-     2. manusear os resíduos para na preparação do adubo orgânico, durante o ano.

3.manutenção e organização dos mesmos para transformarem em adubos.

 

 

 

 

1.Convidar um profissional que possa instruir a construção da mesma.

 

2.Organizar grupos de alunos para participar nos períodos contra turno para desenvolver juntamente com os professores a ação planejada.

 

Comissão do PEC e professores de ciência se geografia e Agrônomo da Cooperja e Epagri.

Março a Dezembro de 2015

4. Divulgar o PEC como forma de ampliar o interesse para toda comunidade escolar por projetos ambientais sustentáveis e se inteirar em sua organização e implantação

1.Elaboração de um jornal informativo.

1.Formar um grupo de alunos e professores;

 

2.Recolher material para divulgação (fotos e conteúdo);

 

3.Divulgar trimestral as atividades que ocorreram na escola.

 

 

 

Professor Valmir

Ano de 2015

 

 

 

 

Resultados

                                                                                 PLANO DE AVALIAÇÃO

Objetivos específicos

Indicadores

Instrumentos de coleta

Resultados esperados

1. Realizar intervenções pedagógicas para que todos os envolvidos tenham conhecimento e participem de vivências de práticas sustentáveis e cooperativas;

- Quantidade de profissionais presentes na reunião.

- Quantidade de sugestões adequadas ao PEC.

Adesão todos os professores ao PEC e à pesquisa e socialização dos temas estudados.

- Quantidade de temas pesquisados.

- Quantidade de planejamentos com aplicação da pesquisa.

Lista de presença.

Ata da reunião (sugestões, depoimentos, compromissos assumidos, prazos etc.).

Lista de fontes e temas pesquisados.

Planejamentos.

Fotografias.

 

Presença de 90% dos profissionais convidados.

100% dos presentes dispostos a realizar as atividades planejadas.

Entendimento pleno do Plano sustentável:  PEC (objetivos e plano de ação) por 70% dos professores.

Aplicação das pesquisas em 80& dos planejamentos.

Elaboração adequada de 60% dos planejamentos.

 Nº de professores envolvidos na preparação da reunião.

Manifestação de interesse nas ações do PEC e entendimento dos professores sobre os conteúdos planejados.

 

Quantidade de pessoas presentes na reunião.

Nível de participação dos presentes (ideias, opiniões).

Formação de um bom número de grupos.

Formação do comitê.

Registro com informações relevantes e claras.

 

 

- Qualidade e adequação das aulas planejadas aos objetivos do PEC.

 

Conhecimento e participação ativa de toda a comunidade (alunos, professores, gestores, famílias e comunidade) no desenvolvimento do PEC.

Observação e registros escritos.

Lista de presença.

Ata da reunião.

Filmagem e fotografias.

Lista dos participantes dos grupos.

Lista dos nomes do comitê.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação das aulas e atitudes na escola.

Entrevista com alunos.

Listas de presença.

 

Aumento da participação e interesse de 80% dos professores em atividades coletivas.

 

 

 

Presença de 100% dos professores, 80% das famílias e estudantes convidados.

Manifestação de ideias de pelo menos 30% dos professores, pais e alunos presentes.

Formação de pelo menos três grupos na reunião.

Interesse de pelo menos 3 pessoas de cada segmento para formar o comitê.

Registro da reunião com coesão e coerência textuais.

 

 

Conhecimentos sobre sustentabilidade construídos em todas as áreas do conhecimento.

 

Participação e cooperação de toda a comunidade escolar, inclusive Epagri e Cooperja, nas ações e atividades do PEC.

 

Mudanças nas atitudes em relação ao uso sustentável dos recursos naturais e destinação correta de resíduos.

 

 

2. desenvolver ações no ambiente escolar, como exemplos de sustentabilidade.

1.Presença da Epagri, Cooperja, alunos e funcionários

 

 

1.fotografias,

 

Fazer do ambiente escolar um exemplo de sustentabilidade.

 

 

 

2.disposição para a confecção do biodecompositor, minhocário e composteira.

1.fotografias,

 

Satisfação dos alunos na participação e confecção dos materiais como exemplos que pode ser seguido em casa.

2.material para a confecção;

 

Produção dos minhocários, composteira, biodecompositor

3.manutenção e organização dos mesmos para transformarem em adubos.

 

Participação dos alunos, pais na produção dos canteiros da horta com o adubo produzido;

Relatos e demonstrações dos alunos com a prática realizada em casa.

3. Debater situações pertinentes a fatura da água.

1. levar o conhecimento da leitura dos gastos da água.

2. confecção de uma mini cisternas.

1. Levar as faturas de pagamento para serem trabalhadas na escolas.

Fotografias, slides.

 

Que todos tenham a conscientização do consumo em casa façam experimentos para diminuir o gasto.

 

 

 

Instituições Envolvidas
Prefeitura Municipal de Jacinto Machado.
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.
Escola Municipal de Educação Básica Albino Zanatta.
Contatos
Prefeitura Municipal de Jacinto Machado. (48) - 35351133
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte. (48) - 35351986
Escola Municipal de Educação Básica Albino Zanatta. (48) - 35351654
Fontes
Prefeitura Municipal de Jacinto Machado.
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.
Escola Municipal de Educação Básica Albino Zanatta.
Boas práticas

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/