A ARTE DE RECICLAR E RECRIAR - Jacinto Machado / SC
A necessidade de buscar a sustentabilidade
é algo cada vez mais frequente em nossa sociedade. Pois, atualmente nos
deparamos com uma crise ambiental em que os recursos ambientais, os valores
humanos (cooperação, solidariedade, respeito...) bem como as necessidades
básicas como educação e saúde estão cada vez mais precárias.
Percebe-se que a ganância do ser
humano pelo poder e pelo capital nos tornou individualistas e gananciosos a
ponto de vivenciarmos uma má distribuição de emprego e renda e como consequência
colocou-se em questão a sobrevivência de nossa própria espécie.
Nesse sentido, o mesmo homem que
transforma e destrói a natureza é o mesmo que agora se preocupa com sua
preservação. Assim, ao falarmos de meio ambiente, sustentabilidade, não falamos
apenas de recursos naturais (água, ar, solo...), mas também de valores humanos
que precisam ser resgatados.
Portanto, o projeto “Arte de reciclar“
criado pela Escola Municipal de Educação Básica Arizona, localizada no
município de Jacinto Machado/SC, por conhecer a acelerada destruição ambiental
do planeta e por entender que um dos caminhos para amenizar os impactos
naturais e sociais é reutilizar, reduzir ou mesmo reciclar os resíduos sólidos
dando-lhes um novo sentido, uma nova vida a essa matéria, objetiva-se
reaproveitar o material utilizado ou desperdiçado no ambiente de Empresas locais e de nossa escola, como os papéis usados em sala de aula pelos alunos e
professores. Pois as ações em Educação Ambiental só serão compreendidas pela
comunidade escolar quando as mesmas se fazem presentes em sua realidade, como é
o caso dos resíduos. No mais os resultados serão obtidos na escola e comunidade
a longo prazo.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver
nos alunos por meio da prática da reciclagem do papel, dos conteúdos
curriculares, nas atividades de sala de aula e no bairro a sensibilização para
a reciclagem em um trabalho de cooperação fundamentada na necessidade de buscar
a sustentabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Vincular
o aluno voluntariamente ao processo de reciclagem do papel na escola,
participando com responsabilidade da organização, das decisões e funções que
democraticamente serão distribuídas;
·
Entender
e conhecer como a cooperação entre cooperativa e escola facilita o
desenvolvimento de novas aprendizagens com ações que contribuem integralmente
na qualidade de vida social e ambiental;
·
Despertar
a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da sua preservação, assim como
da necessidade do aproveitamento do papel por meio da reciclagem;
·
Despertar
nos alunos atitudes de solidariedade e cooperação de maneira que o aluno
entenda que as questões ambientais refletem também no meio social;
·
Sensibilizar
e incutir nos educandos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende
de cada cidadão deste planeta.
Cronograma
A reciclagem acontece nos dias de sol
para que aconteça a secagem. Dispondo de um cronograma, que informa o professor
responsável pelos dias da semana que fará o papel, ele organiza-se com seus respectivos
alunos para fazê-lo, cuidando da secagem, de guardar as telas e retirar o papel
já seco, encaminhando para ser cortado. O papel é cortado com o tamanho desejado
por um professor com a guilhotina, que após encaminha a outros professores e
alunos para fazer os trabalhos como encadernação, capas, convites de atividades
promovidas pela escola, confecção de caixinhas e bolsas de presente e cartões.
Atualmente são confeccionados
aproximadamente 4.000 mil cartões por ano. Os mesmos são vendidos para Sicoob
Credija. O dinheiro arrecadado é para auxiliar as despesas de viagens de
estudos dos alunos, eventos que são realizados pela escola ou até mesmo
aquisição de bens que se fazem necessário.
Cronograma
Reciclagem do Papel
Professores Responsáveis |
Dias da semana |
Diair |
2ªs Feiras |
Denise |
3ªs Feiras |
Susana |
4ªs Feiras |
Cleonice |
5ªs Feiras |
Quem a caso não o fez durante a
semana |
6ªs Feiras |
MATERIAL UTILIZADO:
Tela de nylon;
Bacias ou
baldes;
Liquidificador
industrial;
Papel picado.
DESENVOLVIMENTO:
A
reciclagem do papel era realizada no ano anterior apenas com uma turma, o
quinto ano. No ano de
O
papel reciclado na escola tem duas origens, a primeira vem da cooperativa
madrinha o Sicoob Credija, que envia para escola o papel inutilizado, picado,
pronto para reciclar. A segunda é o
papel branco (folhas de caderno, papel sufite, recortes e outros) descartado da
sala de aula por alunos e professores.
Desde anos anteriores, em outros projetos, nas salas de aulas já existem
caixas de papelão para separar o papel que pode ser reciclado dos demais
resíduos sólidos (lixo). Toda quarta-feira, uma dupla de diferentes turmas
recolhe o papel das caixas, embala e guarda no depósito para ser reciclado.
Primeira etapa: conversa com a turma para decidir quem
quer participar da reciclagem do papel na escola. A decisão foi unânime. Iniciam-se então, as informações do passo a
passo do processo de reciclagem. As Sicoob Credija envia as sobras de papel
inutilizadas, já picada para escola. Em equipe, a turma seleciona o papel
branco, e põem no molho (em uma bacia com água), para bater em um
liquidificador no dia seguinte.
Segunda etapa: com o papel no molho do dia anterior,
dois alunos juntamente com o professor, começam a bater o papel. Coloca-se
dentro do liquidificador duas (02) jarras de papel do molho (foto 01), e quatro
(04) jarras de água (foto 02). O professor fecha e liga o liquidificador, que
vai bater aproximadamente por três minutos. O produto batido é chamado de pasta
de papel (foto 03).
Foto 01: Os alunos pegando o papel do molho
para por no liquidificador.
Foto 02: Colocando as jarras de água.
Foto 03: A pasta de papel sendo tirada do
liquidificador:
Em
uma bacia grande com água é despejada a pasta de papel, que vai se diluir com
mais água. Os demais alunos misturam bem
a pasta de papel e iniciam a passagem das telas na mistura (foto 04). As telas
captam a pasta de celulose da água que logo são colocadas para escorrer o
excesso de liquido sobre bambus organizados (foto 05).
Foto
04: Os alunos e
professores passando a tela na aula com a pasta de papel diluída.
Foto 05: As telas sobre os bambus para
escorrer o excesso de água.
Finalizadas
todas as telas e já depositada sobre o bambu, aguarda-se aproximadamente 15
minutos e as telas são recolhidas e escoradas para secar definitivamente. Após
secas, o papel reciclado é retirado da tela como mostra a foto 06 e 07, sendo cortado
(foto 08), e passa a fazer parte do material didático da escola (foto 09).
Foto
06: O papel seco sendo retirado da tela com cuidado para não rasgar.
Foto 07: O papel retirado da tela pronto para
ser cortado.
Foto 08: o papel sendo cortado
Foto 08: O papel reciclado sendo utilizado como
matéria prima.
Resultados
AVALIAÇÃO:
A reciclagem do papel na escola vincula os alunos voluntariamente e a participação envolve funcionários e alunos da escola inteira. Todos executam suas funções com responsabilidade e organização. No momento de recolher e guardar, ou em caso de chuva, sempre tem alguém que lembra que o papel está na rua exposto ao tempo, momentaneamente formam grupos de alunos, professores e funcionários para recolher as telas. Enquanto um grupo recolhe, outro carrega, o outro arruma sobre as mesas do pavilhão da escola, todos cooperam. Outro aspecto importante alcançado com a reciclagem é que os alunos percebem que há uma redução significativa na quantidade de papel que ia para as lixeiras, esta redução aumenta a vida útil dos aterros sanitários, reduzindo a poluição ambiental.
O resultado desta atividade prática é o aumento da cooperação entre alunos, professores, famílias, escola, comunidade e cooperativas. Os objetivos são alcançados, ampliando o conhecimento teórico por meios de atividades praticas e de convivência com colegas e professores.
As
ações e desenvolvimento da reciclagem e das práticas educativas promovem
mudanças nos alunos, professores, gestores escolares, pois alcança dimensões
que implica no desenvolvimento de competências, aumentando os estímulos de
todos permitindo uma maior compreensão dos ideais cooperativistas,
possibilitando a aproximação entre escola, comunidade e cooperativa parceira no
Projeto Cooperjovem em que alunos e professores protagonizam de forma efetiva,
responsável e solidária.
Os
propósitos do projeto são concluídos, e surpreendentemente os resultados
superam as expectativas, principalmente da relação dos alunos que passam de receptores
de informações para agentes transformadores e criadores de ideias, usando a
tecnologia e professores mediadores de conhecimentos, como fonte de informações
necessárias para relacionar com situações de vivência social, de sensibilidade
e preocupação com as questões ambientais.