A ARTE DE RECICLAR E RECRIAR - Jacinto Machado / SC

A necessidade de buscar a sustentabilidade é algo cada vez mais frequente em nossa sociedade. Pois, atualmente nos deparamos com uma crise ambiental em que os recursos ambientais, os valores humanos (cooperação, solidariedade, respeito...) bem como as necessidades básicas como educação e saúde estão cada vez mais precárias.

Percebe-se que a ganância do ser humano pelo poder e pelo capital nos tornou individualistas e gananciosos a ponto de vivenciarmos uma má distribuição de emprego e renda e como consequência colocou-se em questão a sobrevivência de nossa própria espécie.

Nesse sentido, o mesmo homem que transforma e destrói a natureza é o mesmo que agora se preocupa com sua preservação. Assim, ao falarmos de meio ambiente, sustentabilidade, não falamos apenas de recursos naturais (água, ar, solo...), mas também de valores humanos que precisam ser resgatados.

Portanto, o projeto “Arte de reciclar“ criado pela Escola Municipal de Educação Básica Arizona, localizada no município de Jacinto Machado/SC, por conhecer a acelerada destruição ambiental do planeta e por entender que um dos caminhos para amenizar os impactos naturais e sociais é reutilizar, reduzir ou mesmo reciclar os resíduos sólidos dando-lhes um novo sentido, uma nova vida a essa matéria, objetiva-se reaproveitar o material utilizado ou desperdiçado no ambiente de Empresas locais e de nossa escola, como os papéis usados em sala de aula pelos alunos e professores. Pois as ações em Educação Ambiental só serão compreendidas pela comunidade escolar quando as mesmas se fazem presentes em sua realidade, como é o caso dos resíduos. No mais os resultados serão obtidos na escola e comunidade a longo prazo.

 

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

OBJETIVO GERAL:

 

Desenvolver nos alunos por meio da prática da reciclagem do papel, dos conteúdos curriculares, nas atividades de sala de aula e no bairro a sensibilização para a reciclagem em um trabalho de cooperação fundamentada na necessidade de buscar a sustentabilidade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

·         Vincular o aluno voluntariamente ao processo de reciclagem do papel na escola, participando com responsabilidade da organização, das decisões e funções que democraticamente serão distribuídas;

·         Entender e conhecer como a cooperação entre cooperativa e escola facilita o desenvolvimento de novas aprendizagens com ações que contribuem integralmente na qualidade de vida social e ambiental;

·         Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da sua preservação, assim como da necessidade do aproveitamento do papel por meio da reciclagem;

·         Despertar nos alunos atitudes de solidariedade e cooperação de maneira que o aluno entenda que as questões ambientais refletem também no meio social;

·         Sensibilizar e incutir nos educandos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

 

Cronograma

A reciclagem acontece nos dias de sol para que aconteça a secagem. Dispondo de um cronograma, que informa o professor responsável pelos dias da semana que fará o papel, ele organiza-se com seus respectivos alunos para fazê-lo, cuidando da secagem, de guardar as telas e retirar o papel já seco, encaminhando para ser cortado. O papel é cortado com o tamanho desejado por um professor com a guilhotina, que após encaminha a outros professores e alunos para fazer os trabalhos como encadernação, capas, convites de atividades promovidas pela escola, confecção de caixinhas e bolsas de presente e cartões.

Atualmente são confeccionados aproximadamente 4.000 mil cartões por ano. Os mesmos são vendidos para Sicoob Credija. O dinheiro arrecadado é para auxiliar as despesas de viagens de estudos dos alunos, eventos que são realizados pela escola ou até mesmo aquisição de bens que se fazem necessário.

Cronograma Reciclagem do Papel

Professores Responsáveis

Dias da semana

Diair

2ªs Feiras

Denise

3ªs Feiras

Susana

4ªs Feiras

Cleonice

5ªs Feiras

Quem a caso não o fez durante a semana

6ªs Feiras

 

 

MATERIAL UTILIZADO:

Tela de nylon;

Bacias ou baldes;

Liquidificador industrial;

Papel picado.

 

 DESENVOLVIMENTO:

 

A reciclagem do papel era realizada no ano anterior apenas com uma turma, o quinto ano. No ano de 2012, a atividade de reciclagem foi intercalada entre as turmas de terceiro ano a oitava série do ensino fundamental, realizando-se durante todo o ano letivo, com o objetivo de todos os alunos da escola participar, atuando com o comprometimento e desenvolvendo a cooperação.

O papel reciclado na escola tem duas origens, a primeira vem da cooperativa madrinha o Sicoob Credija, que envia para escola o papel inutilizado, picado, pronto para reciclar.  A segunda é o papel branco (folhas de caderno, papel sufite, recortes e outros) descartado da sala de aula por alunos e professores.  Desde anos anteriores, em outros projetos, nas salas de aulas já existem caixas de papelão para separar o papel que pode ser reciclado dos demais resíduos sólidos (lixo). Toda quarta-feira, uma dupla de diferentes turmas recolhe o papel das caixas, embala e guarda no depósito para ser reciclado.

Primeira etapa: conversa com a turma para decidir quem quer participar da reciclagem do papel na escola. A decisão foi unânime.  Iniciam-se então, as informações do passo a passo do processo de reciclagem. As Sicoob Credija envia as sobras de papel inutilizadas, já picada para escola. Em equipe, a turma seleciona o papel branco, e põem no molho (em uma bacia com água), para bater em um liquidificador no dia seguinte.  

Segunda etapa: com o papel no molho do dia anterior, dois alunos juntamente com o professor, começam a bater o papel. Coloca-se dentro do liquidificador duas (02) jarras de papel do molho (foto 01), e quatro (04) jarras de água (foto 02). O professor fecha e liga o liquidificador, que vai bater aproximadamente por três minutos. O produto batido é chamado de pasta de papel (foto 03). 

Foto 01: Os alunos pegando o papel do molho para por no liquidificador.

 

Foto 02: Colocando as jarras de água.

 

 

Foto 03: A pasta de papel sendo tirada do liquidificador:

 

Em uma bacia grande com água é despejada a pasta de papel, que vai se diluir com mais água.  Os demais alunos misturam bem a pasta de papel e iniciam a passagem das telas na mistura (foto 04). As telas captam a pasta de celulose da água que logo são colocadas para escorrer o excesso de liquido sobre bambus organizados (foto 05).

 

Foto 04: Os alunos e professores passando a tela na aula com a pasta de papel diluída.

 

Foto 05: As telas sobre os bambus para escorrer o excesso de água.

 

Finalizadas todas as telas e já depositada sobre o bambu, aguarda-se aproximadamente 15 minutos e as telas são recolhidas e escoradas para secar definitivamente. Após secas, o papel reciclado é retirado da tela como mostra a foto 06 e 07, sendo cortado (foto 08), e passa a fazer parte do material didático da escola (foto 09).

 Foto 06: O papel seco sendo retirado da tela com cuidado para não rasgar.

 

Foto 07: O papel retirado da tela pronto para ser cortado.

Foto 08: o papel sendo cortado

 

Foto 08: O papel reciclado sendo utilizado como matéria prima.

 


Resultados

 AVALIAÇÃO:

 

A reciclagem do papel na escola vincula os alunos voluntariamente e a participação envolve funcionários e alunos da escola inteira. Todos executam suas funções com responsabilidade e organização. No momento de recolher e guardar, ou em caso de chuva, sempre tem alguém que lembra que o papel está na rua exposto ao tempo, momentaneamente formam grupos de alunos, professores e funcionários para recolher as telas. Enquanto um grupo recolhe, outro carrega, o outro arruma sobre as mesas do pavilhão da escola, todos cooperam. Outro aspecto importante alcançado com a reciclagem é que os alunos percebem que há uma redução significativa na quantidade de papel que ia para as lixeiras, esta redução aumenta a vida útil dos aterros sanitários, reduzindo a poluição ambiental. 

O resultado desta atividade prática é o aumento da cooperação entre alunos, professores, famílias, escola, comunidade e cooperativas. Os objetivos são alcançados, ampliando o conhecimento teórico por meios de atividades praticas e de convivência com colegas e professores.

As ações e desenvolvimento da reciclagem e das práticas educativas promovem mudanças nos alunos, professores, gestores escolares, pois alcança dimensões que implica no desenvolvimento de competências, aumentando os estímulos de todos permitindo uma maior compreensão dos ideais cooperativistas, possibilitando a aproximação entre escola, comunidade e cooperativa parceira no Projeto Cooperjovem em que alunos e professores protagonizam de forma efetiva, responsável e solidária. e compedicou no desenvoaaior compreensao res getores escolares,

Os propósitos do projeto são concluídos, e surpreendentemente os resultados superam as expectativas, principalmente da relação dos alunos que passam de receptores de informações para agentes transformadores e criadores de ideias, usando a tecnologia e professores mediadores de conhecimentos, como fonte de informações necessárias para relacionar com situações de vivência social, de sensibilidade e preocupação com as questões ambientais.   

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituições Envolvidas
Prefeitura Municipal de Jacinto Machado.
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.
Escola Municipal de Educação Básica Arizona.
Contatos
Prefeitura Municipal de Jacinto Machado. (48) - 35351133
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte. (48) - 35351986
Escola Municipal de Educação Básica Arizona. (48) - 35352059

Fontes
Prefeitura Municipal de Jacinto Machado.
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.
Escola Municipal de Educação Básica Arizona.
Boas práticas

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/