Sistema de Teleagendamento - Canoas / RS
O Sistema de Teleagendamento de consultas consiste em que os usuários agendam as consultas
médicas pelo telefone, com a motivação de acabar com as filas durante a
madrugada para marcar as consultas médicas, promovendo agilidade na gestão e
comodidade ao munícipe.
Entre os projetos inovadores, com
referencial externo se destaca o Teleagendamento de Consultas (com o resultado
da efetivação de1,8 milhão de consultas em 4 anos, superando inclusive a
Capital) São atendidas, em médias 1.500
ligações e marcadas 2.000 consultas básicas por dia.
Eixo
Ação Local para a SaúdeObjetivos
O usuário liga para o número 0800
6470 156, que funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Automaticamente, o sistema registra o número de origem da chamada telefônica, e
o usuário ouve uma gravação, informando que receberá retorno do contato. Em
seguida, o sistema de telefonia retorna e envia a ligação para um atendente que,
identifica o usuário e cadastra o pedido. Informa, ainda, o horário e o local
da consulta.
As ligações ao Teleagendamento
são gratuitas e podem ser feitas de telefones fixos e celulares, desde que o
número seja identificado.
O sistema não apenas contempla o
agendamento de consultas. É a partir dele que os profissionais da unidade de
saúde onde é realizado o atendimento passam a monitorar o retorno do paciente,
encaminhamento de exames e para médicos de outras especialidades.
Para ter acesso ao serviço, os
moradores de Canoas precisam se registrar no Programa Canoas Saúde (no posto da
Praça do Avião), onde recebem número de usuário e podem agendar consultas de
atenção básica, com médicos de saúde da família, clínico geral, pediatra,
ginecologista e de tratamento odontológico. Está incluído também o atendimento
por enfermeiros devidamente qualificados, para os casos onde é necessário a
realização de exames de prevenção ao câncer de colo de útero, além do teste
rápido de gravidez.
Cronograma
Início em 02/03/2012, projeto
contínuo e consolidado.
Resultados
Entre os projetos inovadores, com
referencial externo se destaca o Teleagendamento de Consultas (com o resultado
da efetivação de1,8 milhão de consultas em 4 anos, superando inclusive a
Capital) São atendidas, em médias 1.500
ligações e marcadas 2.000 consultas básicas por dia.
Instituições Envolvidas
Empresa de
atendimento telefonia: Multiágil com suporte do CanoasTec e o sistema de
marcação de consultas pertence a Prefeitura, até fnal de 2016 será migrado para
empresa MV.
Contatos
Prefeitura Municipal de CanoasFontes
O projeto é
inovador e próprio da Prefeitura Municipal de Canoas, não foi copiado de
nenhuma outra instituição.