Projeto Educação Empreendedora e Cooperjovem - Ubiratã / PR
Em Ubiratã, as parcerias possibilitam a realização de programas e projetos com foco no empreendedorismo.
Dentro do Programa Ubiratã Cidade Empreendedora, que tem como foco principal a aplicação dos oito capítulos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, um deles versa sobre Educação Empreendedora. Para o atendimento dessa premissa, os alunos do 5o. ano do ensino fundamental da rede pública municipal estão tendo aulas sobre empreendedorismo, utilizando-se de material doado pelo SEBRAE-PR Regional Oeste.
A educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A idéia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo a quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos
Desenvolver os espírito empreendedor nos estudantes.
Preparar os alunos para a vida prática, com ensinamentos básicos sobre o mercado de trabalho e o mundo dos negócios.
Aplicar os quatro pilares básicos da educação, propostos pela UNESCO:
- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Cronograma
2014 Assinatura do Convênio com o SEBRAE-PR e Prefeitura de Ubiratã
2014 Treinamento dos professores
2015 Início das atividades com os alunos
2015 Em dezembro ocorreu o primeira feira de Educação Empreendedora, com a participação de todos os alunos da 5a. série.
Professores das escolas que oferecem ensino integral participaram de treinamento sobre educação empreendedora |
|
| 22 professores da rede municipal de Ensino receberam formação sobre Educação Empreendedora |
A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações. Por causa dessa realidade, a Educação Empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica no campo econômico e social no cenário brasileiro sendo fundamental aprender sobre empreendedorismo. Diante desse cenário, a Administração Caminhando para o Futuro, através da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o Sebrae/PR Regional Oeste proporcionou para os 22 professores que atuam nas escolas que oferecem ensino integral em Ubiratã – Lucinéia Ricardo Braciforte; Gentil Toledo de Moraes Jr; Cleide Maria Zamprônio – um treinamento sobre Educação Empreendedora. De acordo com a secretária de Educação, Inês Bento, que também é integrante do Comitê Gestor, o objetivo desse treinamento é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. |
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data de Publicação: 31/07/2014 |
|
Resultados
200 alunos receberam aulas sobre empreendedorismo, a partir de um ambiente propício a aprendizagem desses jovens estudantes, que se envolveram com o próprio ato de fazer, pensar e aprender.
Por meio de atividades lúdicas, esses jovens do ensino fundamental foram sensibilizados a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Alunos da Escola Cleide Maria Zamprônio participam de projeto sobre Cooperativismo Mirim |
|
Teve início nesta quarta-feira (13), um treinamento na Escola Municipal Cleide Maria Zamprônio sobre Cooperativismo Mirim. Participaram cerca de 80 alunos da escola, do 3º, 4º e 5º ano. Este projeto é uma parceira da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Sicoob e cooperativa Sicoob. A formação de cooperativas mirins nas escolas é uma extensão do Programa Cooperjovem que já está implantado no município há três anos. O objetivo é vivência da cooperação, através da prática dos valores e princípios do cooperativismo, do empreendedorismo e da liderança. Este processo todo se dá com o exercício da constituição de pequenas cooperativas, em que os alunos poderão aliar a teoria com a prática, onde os mesmos decidem em conjunto as atividades que serão desenvolvidas, exercem a democracia quando escolhem sua diretoria, conselho fiscal e se beneficiam dos resultados, fruto do trabalho e da ajuda mútua. |
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data de Publicação: 14/04/2016 |
|
Instituições Envolvidas
SEBRAE-PR Regional Oeste
SICOOB Metropolitano
Prefeitura Municipal de Ubiratã
Contatos
Antonio Hideraldo Magron - 044 9155 2869
Maria Luiza de Oliveira Iácono - 044 9928 0571
http://ubirata.pr.gov.br/index.php?sessao=7266660cf7vf72&id=1322928
Fontes
www.ubirata.pr.gov.br
Tags
educação empreendedora; empreendedorismo; coporjovem