Comunidade Ativa - Ubiratã / PR
O Município de Ubiratã, com sua economia centrada na agropecuária (produção de grãos - milho e soja, avicultura de corte, bovinocultura leiteira e de corte, piscicultura entre outras), possui mais de 600 km de estradas rurais que acessam milhares de propriedades onde residem os produtores e suas famílias, principalmente os fornecedores de produtos como leite, frango, mel, café, produtos hortifrutigranjeiros e da agroindústria familiar. As estradas estão em ótimas condições, com mais de 95% com pavimentação asfáltica, poliédrica ou cascalhada, sempre com escoamento das águas em sistema de "bigode", para se evitar erosões, assoreamento de riachos e invasão da água das chuvas para as lavouras.Entretanto, ocorre um fenômeno em Ubiratã: muitas famílias estão retornando ao campo para cuidar de suas atividades produtivas.
É o caso dos criadores de frangos (165 barracões para 30.000 cabeças por trimestre); os agricultores na produção de hortaliças e outros alimentos para a merenda escolar e programas sociais dentro dos programas de aquisição de alimentos do governo federal; as famílias envolvidas com as agroindústrias familiares com suas compotas, doces, país, queijos, temperos; dezenas de pequenos produtores envolvidos com a bovinocultura leiteira e a criação de pequenos animais.
Ocorre que, apesar das boas condições das estradas que dão acesso a suas propriedades rurais e consequentemente a suas residências, em dias chuvosos essas famílias tem muita dificuldade para sairem de suas propriedades pois os carreadores, pequenos estradas particulares que ligam as residências a estrada vicinal, ficam intransitáveis, com muita lama, buracos e atoleiros. Isso impede o trânsito das pessoas e também a circulação das mercadorias e produtos para a cidade. Aulas são perdidas, encomendas não são entregues, doentes não podem ser transportados para se tratarem e compromissos são adiados, até que o acesso volte a se normalizar.
Os produtores rurais solicitavam os serviços de cascalhamento e conserto de seus acessos/carreadores para a Prefeitura, porém nem sempre era possível a realização dos serviços em tempo hábil por falta de organização da logística de transporte das máquinas. Perdia-se muito tempo no transporte dos maquinários de uma região a outra do Município, já que os pedidos eram atendidos por ordem de cadastramento.
Eixo
Melhor Mobilidade, Menos Tráfego
Objetivos
Facilitar o acesso nas propriedades rurais.
A Prefeitura Municipal de Ubiratã, com o apoio da Câmara de Vereadores, definiu critérios para o atendimento de prestação de serviços de manutenção, recuperação e readequação de carreadores de acesso as propriedades rurais de Ubiratã, da seguinte forma:
- Criou o Programa ‘Comunidade Ativa’ que consiste na descentralização da Sede, das atividades da Secretaria de Viação e Serviços Rurais e centralização dos serviços nas comunidades rurais, para o atendimento aos produtores rurais em suas propriedades, dividindo o Município em quatro regiões (quadrantes), permanecendo dez dias úteis em cada região para atender todos os produtores locais;
- Os proprietários rurais da região agendada solicitam os serviços, recolhendo na Prefeitura a contra-partida equivalente a 25 litros de óleo diesel por hora/máquina, corresponde a R$ 66,25, preço de maio de 2015;
- A Secretaria de Serviços Rurais, leva quase toda a sua frota de máquinas para a região e permanece por lá executando os serviços pelo período definido, e somente depois desse período é que atenderá as demandas da próxima região.
Cronograma
2014 - Divisão da área rural do Município em quadrantes (Três Placas, Distrito de Yolanda, Comunidade São João e Pé-de-galinha/Jandaia)
2015 - Lançamento do programa na Comunidade Três Placas
Outubro 2015 - Trabalho nas propriedades rurais do Distrito de Yolanda
Fevereiro 2016 - Início dos trabalhados na Comunidade São João:
http://ubirata.pr.gov.br/index.php?sessao=2c564ef877vf2c&id=1322742
Produtores rurais da região da Comunidade São João serão beneficiados com Programa "Comunidade Ativa" |
|
| |
O prefeito Haroldo Fernandes Duarte e o secretário de Viação e Serviços Rurais, Nilson Messa, lançaram na noite de quinta-feira (19), o Programa ′Comunidade Ativa′, que nesta terceira fase irá atender produtores rurais que possuem propriedades na região da Comunidade São João. A reunião contou com participação dos agricultores da região, de secretários municipais e assessores e dos vereadores Eduardo Ferreira dos Santos e Harri Tholken. Nesta terceira etapa do Programa ′Comunidade Ativa′ que será desenvolvida na região da Comunidade São João, os agricultores que possuem propriedades nas Estradas Medeiros, Jandainha, Lorena, Pavão, Lovat, Emília, Concórdia, Marta Rocha, Olavo Bilac e ramal, Iracema e ramal serão beneficiados com os trabalhos de readequação, cascalhamento, terraplanagem, entre outros serviços que serão realizados nos carreadores. De acordo com o secretário de Viação e Serviços Rurais, Nilson Messa, o Programa ′Comunidade Ativa′ consiste na centralização das atividades de sua Secretaria no atendimento aos produtores rurais em suas propriedades. Ele informou que a execução dos serviços deverá ser feita em torno de 30 dias. "Vamos utilizar a quantidade de 15 caminhões truck de cascalho por propriedade, porém quando tiver cascalho no local do serviço não haverá esse limite. Para realização desse trabalho, o valor do subsidio a ser pago por cada produtor será o equivalente a 25 litros de óleo diesel por hora/máquina, equivalente a R$ 70,75", explicou, ressaltando que os interessados deverão efetuar a inscrição. "A partir da próxima segunda-feira (22), os interessados podem procurar a Secretaria de Serviços Rurais (Garagem) e se inscrever para que possamos iniciar os trabalhos o quanto antes”, disse Nilson. "O ′Comunidade Ativa′ foi um dos grandes programas implantado no município nos últimos anos e está sendo um sucesso. Os produtores rurais e suas famílias têm ficado muito contentes e agora chegou a vez da região da São João receber as melhorias, através do programa. Esse é um trabalho realizado pelo município com uma contrapartida dos produtores, tudo respaldado por uma lei municipal. O que fazemos é um reconhecimento ao trabalho dos agricultores que tanto tem produzido e colaborado com o crescimento de Ubiratã. Nosso objetivo é melhorar a infraestrutura rural e oportunizar uma melhor qualidade de vida aos moradores do interior do município”, destacou o prefeito Haroldo Fernandes Duarte - Baco. |
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data de Publicação: 19/02/2016 |
Resultados
Carreadores cascalhados
http://www.valeverdefm.com.br/site/not%C3%ADcias/item/8123-ubirat%C3%A3-programa-comunidade-ativa-%C3%A9-destaque-no-pr%C3%AAmio-gestor-p%C3%BAblico-paran%C3%A1.html
O prêmio foi recebido pelo prefeito Haroldo Fernandes Duarte na última terça-feira (24), no Plenário da ALEP O município de Ubiratã foi destaque no cenário estadual no 3º Prêmio Gestor Público Paraná, na disputa que valoriza os melhores projetos das administrações públicas. A Administração Municipal recebeu o certificado de reconhecimento pelo Programa Comunidade Ativa. O prêmio foi recebido pelo prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco, na última terça-feira (24), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. O evento reuniu autoridades de vários municípios, que competiram entre as várias categorias do prêmio. O Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, baseada na experiência bem-sucedida do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul, detentor da marca Prêmio Gestor Público. O prêmio tem como foco o reconhecimento de projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais paranaenses que se destacam pela observância às regras técnicas e pela obtenção de resultados positivos para a população de seus municípios. O Prêmio Gestor também tem como objetivo valorizar os projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade. O prefeito Haroldo Fernandes Duarte, ficou muito contente com o reconhecimento do trabalho desenvolvido através do Programa Comunidade Ativa e destacou a importância dessa ação para todos os produtores rurais. “O Comunidade Ativa tem como objetivo melhorar a infraestrutura rural, oportunizando uma melhor qualidade de vida aos moradores do interior do município. Fico muito feliz de saber que esse programa deu certo e que está sendo reconhecido, pois através de toda equipe da Secretaria de Serviços Rurais estamos realizando um grande trabalho para deixar todos os carreadores em perfeitas condições de trafegabilidade. Isso é um reconhecimento ao trabalho dos agricultores que tanto tem produzido e colaborado com o crescimento de Ubiratã”, destacou Baco.
COMUNIDADE ATIVA
O Programa Comunidade Ativa é desenvolvido pela Secretaria de Viação e Serviços Rurais e consiste na centralização das atividades da referida Secretaria no atendimento aos produtores rurais em suas propriedades com a execução de trabalhos de readequação, cascalhamento, terraplanagem, entre outros serviços que são realizados principalmente nos carreadores.
Instituições Envolvidas
Secretaria Municipais de Serviços Rurais
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação
Produtores rurais
Contatos
Nilson Messa - Secretário Municipal de Serviços Rurais
044 9151 6828
Isaltino Di Martini
044 9990 0611
Fontes
Secretaria Municipal de Serviços Rurais
Gabinete Prefeito Haroldo Fernandes Duarte (044) 3543 9000
Tags
acesso; escoamento da produção; trafegabilidade; agricultura; qualidade de vida no campo