Programa Coleta Seletiva - Salvador / BA
A prefeitura do Salvador reconhece a importância da atividade dos catadores de materiais recicláveis e seu papel central na gestão dos Resíduos Sólidos Urbano do município e, por isso, vem buscando formar, qualificar e ampliar a participação destes no seguimento da reciclagem. Nesse sentido, o município está desenvolvendo um Programa Municipal de Coleta Seletiva que tem como objetivo consolidar e ampliar a coleta seletiva no município de Salvador, em consonância com os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, melhorando a qualidade do meio ambiente urbano e implementando ações integradas de logística de coleta, educação ambiental, apoio aos empreendimentos de catadores e fomento a inclusão social e econômica dos catadores desorganizados.
A prefeitura identificou a linha de apoio do BNDES como sendo a melhor possibilidade para aparelhar as cooperativas, resolvendo o problema de infraestrutura das mesmas, e para desenvolver de forma sistemática uma política de conscientização ambiental, indo desde a educação ambiental nas escolas até a conscientização da população em geral para a importância da separação e doação do material para as cooperativas de catadores. Acreditamos que estes são dois pilares centrais para a consolidação, de forma definitiva, da coleta seletiva pós-consumo no município com a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais reciclados.
Para isso, este projeto tem como objetivo ampliar a coleta seletiva no município de Salvador e promover a inclusão socioprodutiva dos catadores de matérias recicláveis, em especial daqueles que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. Bem como, qualificar o manejo, o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos e contribuir para um melhor ordenamento urbano da cidade.
Além disso, estamos convictos que a realização do Projeto trará benefícios socioambientais para a população de Salvador.
Com investimento em torno de R$ 2 milhões, a Prefeitura disponibilizou, em 2015, 150 pontos de entrega voluntária (PEV) de resíduos recicláveis. Cada PEV tem capacidade para 2,5m³ de lixo (papel, vidro, metal e plástico). Os resíduos são entregues em quatro cooperativas parceiras (Canore, Coopcicla, Caec e Cooperbrava).
A população ainda conta com o aplicativo “Coleta Seletiva Salvador” para consultar os pontos de coleta seletiva mais próximos. O app dispõe também os locais de recebimento de medicamentos, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias (locais definidos com parceiros). Há ainda informações dos ecopontos, onde podem ser descartados entulhos, restos de poda, móveis e eletrodomésticos velhos com até 2m³, entre outros tipos de resíduos.
O Programa da Coleta Seletiva conta com a criação de um site www.coletaseletiva.salvador.ba.gov.br e aplicativo para o sistema Android e IOS.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
O Programa de Coleta Seletiva lançado em agosto de 2015 tem como principal meta a instalação de Pontos de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis, atendendo o Planejamento Estratégico do município em disponibilizar para populações locais onde possam destinar corretamente seu material reciclável.
Essa ação teve como finalidade promover a coleta seletiva com a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis, executando ações que intensificassem a integração/articulação das redes ambientais atuantes na cidade, fortalecendo o sistema de cooperativas e da economia solidária. Estimular os empreendimentos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis cooperativados, capacitando-os a partir dos seus processos de coleta, triagem e comercialização.
Cronograma
- Agosto de 2015: Lançamento do programa.
- Agosto de 2015: Instalação de 50 PEV’s
- Novembro de 2015: Instalação de 50 PEV’s
- Dezembro de 2015: Instalação de 50 PEV’s
- Em 2016, a previsão é de 50 PEV’s a mais instalados.
Resultados
Já foram coletadas 30 toneladas de lixo. A cidade conta atualmente com 150 PEVs em funcionamento.
A Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Cidade Sustentável, em parceria com a Solar Coca-Cola e o Instituto Coca-Cola Brasil, reinauguraram em 11 de agosto de 2015 a primeira Cooperativa Polo da capital, a segunda do Nordeste. Coopcicla (Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem e Responsabilidade LTDA.
Com a implantação da Cooperativa Polo, a Coopcicla passará a ter maior eficiência em sua operação, dispondo de nova estrutura e novos equipamentos, o que possibilitará um acréscimo no volume de materiais recicláveis e aumento na renda dos seus cooperados, além de oferecer melhores condições de trabalho e segurança.
Instituições Envolvidas
- Secretaria de Cidade SustentávelContatos
Telefone: (71)33161899
Email: http://www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/