Projeto Curumins, salvando vidas. - Quatro Pontes / PR
O município de Quatro Pontes, no Paraná, destaca-se em suas políticas de Educação, com indicadores exemplares, como 100% de crianças matriculadas, sendo que a maioria está cursando a série adequada à idade.
Entre as políticas desenvolvidas no município, salientam-se ações de inclusão, de cuidados com a saúde, de projetos pedagógicos e de preparação dos alunos para a vida adulta.https://video-ams3-1.xx.fbcdn.net/v/t43.1792-2/13685586_534512740091513_1674689624_n.mp4?efg=eyJybHIiOjE1MDAsInJsYSI6NDA5NiwidmVuY29kZV90YWciOiJzdmVfaGQifQ==&rl=1500&vabr=936&oh=0b110fe38a914882c6c3d7303951b3d5&oe=57AB9E43
Além disso, a pasta da Educação recebe entre 26% e 27% do orçamento total da cidade. De acordo com a Constituição Federal, estados e municípios devem investir pelo menos 25% de sua arrecadação tributária na área.
Crianças com dificuldade de rendimento são avaliadas e, conforme o caso, frequentam uma classe especial ou de apoio até voltar à sala de aula convencional.
O bem estar das crianças é prioridade. Todas recebem gratuitamente acompanhamento médico, odontológico, nutricional, psicológico e, quando precisam, fonoterapia.
As escolas não são em período integral, mas oferecem programas esportivos e culturais fora do período de aula para as crianças interessadas. Entre o leque de atividades estão grupos de dança folclórica, desenho, formação de cidadania, treinamento de sobrevivência e acampamentos.
As escolas também se dedicam a projetos que incentivam o cooperativismo e a capacidade de empreender. Nesse campo, em parceria com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná), destaca-se o projeto "Jovens Empreendedores Primeiros Passos". O projeto tem o propósito de disseminar o espírito da coletividade, do autoconhecimento e do desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, bem como ampliar os conhecimentos básicos da matemática, com uma aplicação prática no dia a dia das crianças tornando-os cidadãos muito mais qualificados para os desafios da vida adulta.
Outro motivo do sucesso educacional no município é o cuidadoso preparo dos profissionais dessa área. Os professores da rede municipal passam por constantes capacitações permitindo novas formas de ensinar, tornando a educação sempre mais atrativa e envolvente.
Os pais dos alunos também frequentam as escolas cotidianamente, estabelecendo uma relação de parceria e fortalecendo as decisões.
Em Quatro Pontes o ensino público oferece o mesmo sistema e o mesmo material didático que as escolas particulares. E os professores recebem acima do piso nacional. O resultado são profissionais motivados, infraestrutura adequada e alunos saudáveis e bem alimentados.
O
Projeto Curumim nasceu inspirado na palavra CURUMIM que vem do tupi-guarani e
significa “criança”. As atividades desenvolvidas são as mais diversas, entre
elas se destacam os treinamentos, acampamentos, viagens, brincadeiras e
recreação. Todas as atividades são realizadas com a direção do Sargento do
Exército da cidade de Cascavel o Srº Jair Chagas Libeiro e coordenadas pela
Sra. Ruth do Juwer e pela Sra. Vilma Karkow.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
- Promover a gestão do ensino público municipal, assegurando que seja de qualidade, inclusivo e preparatório para o futuro . Com isso, manter as novas gerações na cidade com a possibilidade de emprego e estabilidade financeira;
- Garantir a participação da comunidade escolar, pais e demais segmentos ligados às questões educacionais na formulação de políticas e diretrizes para a educação no Município;
- Oferecer atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
- Proporcionar
para as crianças e adolescentes do município de Quatro Pontes um caminho melhor,
com respeito, disciplina, amor, ética, moral e civismo.
- Facilitar encontros e dinâmicas que
integrem crianças e adultos para o fortalecimento de laços e ampliação de
relações para uma comunidade não violenta e saudável.
- Desenvolver
a autonomia e cidadania nas crianças e adolescentes, por meio da cooperação e o
convívio com a diferença.
- Proteger crianças e adolescentes de
todo tipo de violência e drogas.
- Contribuir com a superação de todo tipo de discriminação e exclusão e garantir acesso universal a todos os
direitos humanos.
- Aprender como contribuir para o desenvolvimento
social, intelectual e cognitivo.
- Levar os participantes a serem
multiplicadores dos conhecimentos de cidadania, civismo, disciplina,
preservação do meio ambiente e proteção de vidas e bens.
- Aprender noções de primeiros-socorros e prevenção
contra incêndio e pânico.
- Proporcionar
as crianças e adolescentes do município a prevenção ao uso e
consumo de drogas e entorpecentes
- Realizar atividades ambientais de preservação da
natureza;
- Promover noções de cidadania, de valorização da família;
- Instruir sobre o
Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Promover a valorização da cultura regional e as
diferentes culturas do país, incluído viagens culturais e de lazer, rapel
específico para idade, com instrutores e monitores, noções de trânsito, noções
de sobrevivência na selva, projeto de vida, brincadeiras, recreação e
acampamentos em diferentes lugares.
- Promover a gestão do ensino público municipal, assegurando que seja de qualidade, inclusivo e preparatório para o futuro . Com isso, manter as novas gerações na cidade com a possibilidade de emprego e estabilidade financeira;
- Garantir a participação da comunidade escolar, pais e demais segmentos ligados às questões educacionais na formulação de políticas e diretrizes para a educação no Município;
- Oferecer atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
- Proporcionar para as crianças e adolescentes do município de Quatro Pontes um caminho melhor, com respeito, disciplina, amor, ética, moral e civismo.
- Facilitar encontros e dinâmicas que integrem crianças e adultos para o fortalecimento de laços e ampliação de relações para uma comunidade não violenta e saudável.
- Desenvolver a autonomia e cidadania nas crianças e adolescentes, por meio da cooperação e o convívio com a diferença.
- Proteger crianças e adolescentes de todo tipo de violência e drogas.
- Contribuir com a superação de todo tipo de discriminação e exclusão e garantir acesso universal a todos os direitos humanos.
- Aprender como contribuir para o desenvolvimento social, intelectual e cognitivo.
- Levar os participantes a serem multiplicadores dos conhecimentos de cidadania, civismo, disciplina, preservação do meio ambiente e proteção de vidas e bens.
- Aprender noções de primeiros-socorros e prevenção contra incêndio e pânico.
- Proporcionar as crianças e adolescentes do município a prevenção ao uso e consumo de drogas e entorpecentes
- Realizar atividades ambientais de preservação da natureza;
- Promover noções de cidadania, de valorização da família;
- Instruir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Promover a valorização da cultura regional e as diferentes culturas do país, incluído viagens culturais e de lazer, rapel específico para idade, com instrutores e monitores, noções de trânsito, noções de sobrevivência na selva, projeto de vida, brincadeiras, recreação e acampamentos em diferentes lugares.
Cronograma
·
Início da
Boa Prática:
IV- METODOLOGIA
DA BOA PRÁTICA
- Participação constante dos pais nas decisões das políticas educacionais e nas atividades das escolas;
- Cursos periódicos de formação continuada aos professores;
- Programas de inclusão;
- Realizações constantes de reuniões para organização do Programa Saúde na Escola;
- Realizações de parcerias para desenvolver projetos.
- Elaboração
do projeto;
- Convite
através de bilhetes nas escolas e mídia;
- Inscrições
para os interessados;
- Acampamento
e almoço comunitário;
-Após
esta etapa foram realizadas diversas atividades como: treinamentos para
primeiros socorros, combate a incêndio, rapel, trilhas noturnas e diurnas, informações
sobre o uso indevido de drogas, educação ambiental, valores da família e
comunidade, simulação de resgates, convívio com as diferenças, instruções sobre
o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
-Campanha
de combate ao mosquito da dengue em parceria com a Secretaria da Saúde e Comitê
Contra a Dengue;
- Palestras
e atividades que proporcionam noções de primeiros socorros; de combate e
prevenção de acidentes; de combate e prevenção de incêndios; prevenção ao uso e
consumo de drogas e entorpecentes; atividades ambientais de preservação da
natureza; noções de cidadania; valorização da família; instruções sobre o
Estatuto da Criança e do Adolescente; valorização da cultura regional e as
diferentes culturas do país, incluído viagens culturais e de lazer; rapel
específico para idade, com instrutores e monitores; noções de trânsito; noções
de sobrevivência na selva; projeto de vida; brincadeiras e recreação e
acampamentos em diferentes lugares.
·
Público
envolvido
Resultados
- Em Quatro Pontes (PR), 98,9% da população acima de 10 anos de idade está alfabetizada. O município atende 100% das crianças em idade escolar, da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental, e, além disso, 83% dos estudantes estão na série adequada para a sua faixa etária. Com esses índices, o município foi premiado como o melhor em Educação, tanto no critério geral quanto no de municípios de pequeno porte, pelo ranking "As Melhores Cidades do Brasil".
- Formulação participativa do Plano Municipal de Educação. Em abril de 2015 foi apresentado em Audiência Pública o documento base desse Plano;
- Em 2014, Quatro Pontes foi a vencedora do Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria cidades pequenas;
- Quatro Pontes apresentou aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), subindo nove pontos comparando dados de 2011 com nota 5,1 e, agora, com nota 6,0 considerando alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com relação aos alunos de 8º a 9º ano também houve um aumento. Em 2011 a nota foi 4,8 e em 2013 foi 5,1. O Ideb avalia o desempenho dos alunos em provas de Português e Matemática.
- A
boa relação entre os profissionais que trabalham com o projeto, as famílias, entidades
envolvidas, crianças e adolescentes e a comunidade. O trabalho em equipe e a
solidariedade que são fortalecidos em cada encontro.
Instituições Envolvidas
Prefeitura, Cras - Secretaria do Desenvolvimento
Social, Escolas, Famílias, Profissionais Qualificados e Comunidade, ACUMIMP.
Contatos
Vilma Dolores Karkow
CPF: 561.485.269.72
E-mail: [email protected]/[email protected]
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
Nome: Ruth Reis Juwer
Email: [email protected]
Fone/Ramal: (45) 3279-8100