Projeto Curumins, salvando vidas. - Quatro Pontes / PR

O município de Quatro Pontes, no Paraná, destaca-se em suas políticas de Educação, com indicadores exemplares, como 100% de crianças matriculadas, sendo que a maioria está cursando a série adequada à idade.
Entre as políticas desenvolvidas no município, salientam-se ações de inclusão, de cuidados com a saúde, de projetos pedagógicos e de preparação dos alunos para a vida adulta.https://video-ams3-1.xx.fbcdn.net/v/t43.1792-2/13685586_534512740091513_1674689624_n.mp4?efg=eyJybHIiOjE1MDAsInJsYSI6NDA5NiwidmVuY29kZV90YWciOiJzdmVfaGQifQ==&rl=1500&vabr=936&oh=0b110fe38a914882c6c3d7303951b3d5&oe=57AB9E43
Além disso, a pasta da Educação recebe entre 26% e 27% do orçamento total da cidade. De acordo com a Constituição Federal, estados e municípios devem investir pelo menos 25% de sua arrecadação tributária na área.
Crianças com dificuldade de rendimento são avaliadas e, conforme o caso, frequentam uma classe especial ou de apoio até voltar à sala de aula convencional.
O bem estar das crianças é prioridade. Todas recebem gratuitamente acompanhamento médico, odontológico, nutricional, psicológico e, quando precisam, fonoterapia.
As escolas não são em período integral, mas oferecem programas esportivos e culturais fora do período de aula para as crianças interessadas. Entre o leque de atividades estão grupos de dança folclórica, desenho, formação de cidadania, treinamento de sobrevivência e acampamentos.
As escolas também se dedicam a projetos que incentivam o cooperativismo e a capacidade de empreender. Nesse campo, em parceria com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná), destaca-se o projeto "Jovens Empreendedores Primeiros Passos". O projeto tem o propósito de disseminar o espírito da coletividade, do autoconhecimento e do desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, bem como ampliar os conhecimentos básicos da matemática, com uma aplicação prática no dia a dia das crianças tornando-os cidadãos muito mais qualificados para os desafios da vida adulta.
Outro motivo do sucesso educacional no município é o cuidadoso preparo dos profissionais dessa área. Os professores da rede municipal passam por constantes capacitações permitindo novas formas de ensinar, tornando a educação sempre mais atrativa e envolvente.
Os pais dos alunos também frequentam as escolas cotidianamente, estabelecendo uma relação de parceria e fortalecendo as decisões.
Em Quatro Pontes o ensino público oferece o mesmo sistema e o mesmo material didático que as escolas particulares. E os professores recebem acima do piso nacional. O resultado são profissionais motivados, infraestrutura adequada e alunos saudáveis e bem alimentados.
O Projeto Curumim nasceu inspirado na palavra CURUMIM que vem do tupi-guarani e significa “criança”. As atividades desenvolvidas são as mais diversas, entre elas se destacam os treinamentos, acampamentos, viagens, brincadeiras e recreação. Todas as atividades são realizadas com a direção do Sargento do Exército da cidade de Cascavel o Srº Jair Chagas Libeiro e coordenadas pela Sra. Ruth do Juwer e pela Sra. Vilma Karkow.


Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

  • Promover a gestão do ensino público municipal, assegurando que seja de qualidade, inclusivo e preparatório para o futuro . Com isso, manter as novas gerações na cidade com a possibilidade de emprego e estabilidade financeira;
  • Garantir a participação da comunidade escolar, pais e demais segmentos ligados às questões educacionais na formulação de políticas e diretrizes para a educação no Município;
  • Oferecer atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
  • Proporcionar para as crianças e adolescentes do município de Quatro Pontes um caminho melhor, com respeito, disciplina, amor, ética, moral e civismo.
  • Facilitar encontros e dinâmicas que integrem crianças e adultos para o fortalecimento de laços e ampliação de relações para uma comunidade não violenta e saudável.
  • Desenvolver a autonomia e cidadania nas crianças e adolescentes, por meio da cooperação e o convívio com a diferença.
  • Proteger crianças e adolescentes de todo tipo de violência e drogas.
  • Contribuir com a superação de todo tipo de discriminação e exclusão e      garantir acesso universal a todos os direitos humanos.
  • Aprender como contribuir para o desenvolvimento social, intelectual e cognitivo.
  • Levar os participantes a serem multiplicadores dos conhecimentos de cidadania, civismo, disciplina, preservação do meio ambiente e proteção de vidas e bens.
  • Aprender noções de primeiros-socorros e prevenção contra incêndio e pânico. 
  • Proporcionar as crianças e adolescentes do município a prevenção ao uso e consumo de drogas e entorpecentes
  • Realizar atividades ambientais de preservação da natureza; 
  • Promover noções de cidadania, de valorização da família;
  • Instruir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Promover a valorização da cultura regional e as diferentes culturas do país, incluído viagens culturais e de lazer, rapel específico para idade, com instrutores e monitores, noções de trânsito, noções de sobrevivência na selva, projeto de vida, brincadeiras, recreação e acampamentos em diferentes lugares.

Cronograma

·         Início da Boa Prática:
 ü  MAIO DE 2013
 ·         Término ou se for continuar justificar:
 ü  Sem previsão de término pois a cada ano temos novas turmas e os alunos que tem interesse continuam no projeto.
IV- METODOLOGIA DA BOA PRÁTICA
- Participação constante dos pais nas decisões das políticas educacionais e nas atividades das escolas;
- Cursos periódicos de formação continuada aos professores;
- Programas de inclusão;
- Realizações constantes de reuniões para organização do Programa Saúde na Escola;
- Realizações de parcerias para desenvolver projetos.
Elaboração do projeto;
Convite através de bilhetes nas escolas e mídia;
Inscrições para os interessados;
Acampamento e almoço comunitário;
-Após esta etapa foram realizadas diversas atividades como: treinamentos para primeiros socorros, combate a incêndio, rapel, trilhas noturnas e diurnas, informações sobre o uso indevido de drogas, educação ambiental, valores da família e comunidade, simulação de resgates, convívio com as diferenças, instruções sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
-Campanha de combate ao mosquito da dengue em parceria com a Secretaria da Saúde e Comitê Contra a Dengue;
Palestras e atividades que proporcionam noções de primeiros socorros; de combate e prevenção de acidentes; de combate e prevenção de incêndios; prevenção ao uso e consumo de drogas e entorpecentes; atividades ambientais de preservação da natureza; noções de cidadania; valorização da família; instruções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; valorização da cultura regional e as diferentes culturas do país, incluído viagens culturais e de lazer; rapel específico para idade, com instrutores e monitores; noções de trânsito; noções de sobrevivência na selva; projeto de vida; brincadeiras e recreação e acampamentos em diferentes lugares.
·         Público envolvido
 ü  Crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos, pais e comunidade, voluntários do exército e corpo de bombeiros, Policia Militar de Quatro Pontes.

Resultados

  • Em Quatro Pontes (PR), 98,9% da população acima de 10 anos de idade está alfabetizada. O município atende 100% das crianças em idade escolar, da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental, e, além disso, 83% dos estudantes estão na série adequada para a sua faixa etária. Com esses índices, o município foi premiado como o melhor em Educação, tanto no critério geral quanto no de municípios de pequeno porte, pelo ranking "As Melhores Cidades do Brasil".
  • Formulação participativa do Plano Municipal de Educação. Em abril de 2015 foi apresentado em Audiência Pública o documento base desse Plano; 
  • Em 2014, Quatro Pontes foi a vencedora do Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria cidades pequenas;
  • Quatro Pontes apresentou aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), subindo nove pontos comparando dados de 2011 com nota 5,1 e, agora, com nota 6,0 considerando alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com relação aos alunos de 8º a 9º ano também houve um aumento. Em 2011 a nota foi 4,8 e em 2013 foi 5,1. O Ideb avalia o desempenho dos alunos em provas de Português e Matemática.
  • A boa relação entre os profissionais que trabalham com o projeto, as famílias, entidades envolvidas, crianças e adolescentes e a comunidade. O trabalho em equipe e a solidariedade que são fortalecidos em cada encontro.

Instituições Envolvidas

 Prefeitura, Cras - Secretaria do Desenvolvimento Social, Escolas, Famílias, Profissionais Qualificados e Comunidade, ACUMIMP.

Contatos

Vilma Dolores Karkow 

CPF: 561.485.269.72

E-mail: [email protected]/[email protected]

Telefone: 45-32798108 / 9128-3315       

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes 

Nome: Ruth Reis Juwer 

Email: [email protected]
 
Fone/Ramal: (45) 3279-8100 

Fontes

As melhores cidades; Cidades Sustentáveis; Formação Continuada; IDEB



Boas práticas

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/