Luz e água, de quem é a conta? - Timóteo / MG
O consumo consciente é o
melhor caminho para todos os problemas ambientais que enfrentamos.
A economia de água está
diretamente associada à economia de energia elétrica e deve ser pensada
para as casas, tendo o cuidado de pensar em ações de economia para a própria
escola e prédios públicos .
O Projeto “Luz e água, de quem é a conta” se
fundamenta em ações/ práticas que propõem:
Realizar campanhas de uso racional de água e
energia;
Utilizar a água que sobrou da chaleira, do
cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas. Armazenar água
da chuva, em recipientes fechados, para lavar calçadas e passeios, economizando
água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas;
Diminuir o uso de energia elétrica nos
domicílios dos alunos entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não
estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica;
Participar de ações de preservação e defesa de
mangues, rios e mares;
A proposta do projeto é demonstrar que
edificações públicas ou apresentam oportunidade de redução de custos e de
economia de energia através de uma medida zeladora na instalação existente, com
máximo desempenho e com o mínimo de consumo sem prejudicar a qualidade de vida,
conforto e segurança proporcionados pela energia.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
- Disseminar para a comunidade escolar e funcionários públicos municipais dos prédios e das escolas de Timóteo, a conscientização e formação de hábitos e atitudes voltadas para o bom uso dos recursos disponíveis;
- Incentivar o consumo sustentável com redução do consumo de água e luz;
- Propor metas de redução significativas no consumo de água e luz;
- Sensibilizar o usuário para o uso racional da energia e água, otimizando o uso destes, através do conhecimento do projeto;
Cronograma
O projeto foi iniciado em 2013, com diversas ações realizadas durante todo o ano, sendo:
- Criação de um Comitê – discutir o projeto,
analisar, compartilhar e monitorar as ações;
- Fazer uma blitz pela escola, com técnicos que
entendem e orientem a vistoria, identificando torneiras que vazam ou
possíveis vazamentos nas instalações sanitárias. Adotar medidas para
solucionar os possíveis problemas;
- Apresentação do teatro na escola sobre o tema;
- Checar à conta de água e luz da escola / casas
dos alunos durante três meses, avaliar o consumo, quantidade de usuários, valor
pago e montar gráfico;
- Conversar com as pessoas da limpeza da escola
para criar com os alunos metas de economia: fechar as torneiras ao lavar
vasilhas, evitar lavar pátio, cuidado com a utilização da água pelos
alunos ao lavar as mãos, usar banheiro, etc;
- Visitar a COPASA para que os alunos percebam o
“caminho” percorrido pela água até chegar às torneiras das casas ou da
escola;
- Realizar campanhas com ênfase em cuidados no uso
das instalações da escola / casa, como apagar as luzes ao saírem das salas
de aula, desligar ventiladores e outros equipamentos elétricos.
- Produzir cartazes, lembretes, faixas convidando
a escola a participar da campanha;
- Convidar representantes das famílias para
participar de palestras com técnicos do Meio Ambiente, COPASA, CEMIG
demonstrando formas de economia da água e luz;
- Sugerir que a redução no valor da conta seja
depositada em um cofrinho durante um período para que eles tenham a
verdadeira noção do valor econômico que cuidados simples podem trazer;
- Criar e divulgar um livro Agenda 21
Escolar para a comunidade escolar;
O projeto desenvolvido com grupos de alunos que, durante todo o ano acompanhavam / monitoravam o combate ao desperdício de energia elétrica e de água. Os grupos de alunos puderam ainda se revezar, entre os temas água e energia elétrica, durante períodos como responsáveis pelos temas.
O importante é que criaram
formas de comunicação interna como cartazes (aproveitando folhas de papel já
usadas), painéis itinerantes que incentivaram
a comunidade local também nas atitudes de economia de recursos.
Resultados
Implantação de um programa efetivo e permanente
nas escolas municipais, visando o fortalecimento da consciência
ecológica e da gestão sustentável, com economia
significativa do consumo de água e luz.
Instituições Envolvidas
Prédios públicos e escolas municipais envolvidos:
Prefeitura Municipal de Timóteo -sede
Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia
Escola Municipal
Clarindo Carlos Miranda
Escola M Virgínia de Souza Reis
Escola M Joaquim Ferreira de Souza
Escola M Angelina Alves de Carvalho
Escola M José Moreira Bowen
Escola M Ana Moura
Escola M I Ana Moura
Escola M I Cecília Meireles
Escola M I João Bolinha
CMEI
CREIA
Contatos
Secretaria
da Educação, Ciência e Tecnologia
Telefone:
(31) 38474763/ 4765
Contato:
Tãnia Mol
E-mail:
[email protected]
Fontes
Secretaria
da Educação, Ciência e Tecnologia
Telefone:
(31) 38474763/ 4765
Contato:
Tãnia Mol
E-mail:
[email protected]