Centro de Referência Inclusiva Ativa - CREIA - Timóteo / MG
Aspectos conceituais e/ou históricos
O CREIA foi
idealizado após estudos, observação e análise de situações afins em várias
cidades mineiras e grandes centros de educação inclusiva do Rio de Janeiro,
Belo Horizonte e São Paulo. Conhecendo o grande potencial político e educativo
do Município de Timóteo, as metas do plano decenal e em consonância com a meta
de governo de favorecer a qualidade de vida dos cidadãos respeitando suas
necessidades, numa atitude de responsabilidade e cooperação com todos os
envolvidos, criou-se em maio de 2008 o CREIA (Centro de Referência em Educação
Inclusiva Ativa), atendendo aos alunos com deficiência visual e alunos surdos.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Gerais:
- Viabilizar o atendimento educacional
especializado às crianças, jovens e adultos com necessidades especiais
oferecendo suporte educativo afim de que os mesmos consigam construir
autonomia, atinjam seus objetivos pessoais, educacionais, materiais e
sociais;
- Implementar políticas educacionais que
atendam aos educados em suas peculiaridades de acordo com seu ritmo e
tempo.
Específicos:
- Promover a socialização dos educandos
especiais;
- Garantir o desenvolvimento psicológico,
pedagógico e psicossocial dos alunos com deficiência;
- Desenvolver as habilidades psicomotoras
artísticas e plásticas.
Cronograma
Metodologia
Os professores planejam as oficinas pedagógicas
produzindo materiais acessíveis e propondo desafios aos educandos para que
desenvolvam suas habilidades e alcancem seus objetivos. As atividades são semanais
e seguem o calendário das escolas municipais. São oferecidas diferentes
oficinas:
- Acompanhamento
pedagógico para Deficiente Visual e para Surdos: Utiliza estratégias de
intervenção que auxiliam educandos com demandas específicas no âmbito da
aprendizagem. Lançando mão de recursos como: Braille, letra ampliada,
lupa, LIBRAS, entre outras. Nessa oficina o professor é o mediador que
auxilia o educando na execução das atividades da escola regular;
- Educação
de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º Segmentos: Recebe os jovens e adultos que
não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo, no caso
do CREIA esse atendimento é destinado aos jovens e adultos deficientes
visuais ou surdez.
- Braille:
A oficina de Braille ensina leitura e escrita adaptada ao deficiente
visual, alfabetizando e possibilitando acesso ao conhecimento pedagógico e
as informações em geral.
- Orientação
e mobilidade: Proporciona ao deficiente visual a autonomia para sua locomoção
independente, autoconfiança e aumento da auto-estima facilitando sua
interação social;
- Psicomotricidade:
Proporciona ao indivíduo a organização e interação do corpo, oferecendo
subsídios para que o educando busque o autoconhecimento visando o equilíbrio
entre o corpo e mente;
- Atividade
Física para adultos e idosos: Proporciona melhoria da força muscular, aumentando a
amplitude dos movimentos, auxiliando na prevenção de doenças como
osteoporose, depressão e diabetes. Promovendo também o contato com outras
pessoas, evitando o isolamento e promovendo mais qualidade de vida.
- Teatro:
Trabalha com técnicas de encenação que cria um campo de aprendizagem
fundamentado no desenvolvimento cognitivo e perceptivo dos deficientes
visuais e auditivos inclui jogos, experimentações lúdicas com finalidade
de criar oportunidades para expressar idéias, liberar imaginação e criar;
- Artes
e artesanato: Desenvolve atividades manuais diversificadas, proporciona
momento de integração, relaxamento e bem estar.
- Música:
através de atividades de canto/coral, violão e percussão os alunos desenvolvem a
sensibilidade e a criatividade humana por meio do contato com a linguagem
artístico-musical, visando a formação do cidadão.
- Informática/DOSVOX:
através de atividades direcionadas o educando aprende a utilizar os
recursos tecnológicos, desenvolve habilidades para explorar e posicionar
criticamente aos ambientes virtuais de aprendizagem.
- LIBRAS: além
do atendimento, direcionado aos alunos surdos, realizado por uma
assistente educacional surda, o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de
Sinais) é aberto a toda comunidade interessada.
- Intérpretes:
desenvolvem um trabalho juntamente com as escolas favorecendo a
comunicação e o aprendizado do aluno surdo.
- O CREIA conta ainda com atendimentos de fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.
Resultados
O CREIA apresenta
resultados positivos em todos os âmbitos: profissional, educacional e pessoal. O projeto favorece a autoestima, a melhoria da qualidade de vida e a inserção no mercado
de trabalho. Além de ser um projeto multiplicador da cultura surda criando um espaço favorável
para novas aprendizagens.
Instituições Envolvidas
A Prefeitura Municipal de Timóteo, através da Secretaria
Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.