Projeto Soletrando - Belo Oriente / MG
O projeto soletrando surgiu através de pesquisas realizadas dentro das escolas do município, que detectou que a educação vem enfrentando serias dificuldades, um dos motivos seria a falta de interação com outros grupos e de enriquecimento dos conhecimentos através de pesquisa e da leitura, outro motivo seria a autoestima baixam pois muitos se sentem excluídos. esta comprovado que, quando não se brinca na infância surgem grandes bloqueios e rupturas nos processos de aprendizagem. Brincando, a criança começa a entender o funcionamento de engrenagem do saber, o que pode e o que não pode ser feito; aprende que existem regras que devem ser respeitadas, sabendo perder e ganhar, intensificando a rede de amizades. Nos, como profissionais da educação, temos o dever de unirmos em busca de soluções que amenizem essa carencia do ensino publico.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Desenvolver de forma prazerosa, habilidades de leitura e conhecimentos da Língua Portuguesa, despertando a curiosidade e a necessidade de pesquisar, tornando-se cidadãos leitores, capazes de não só decodificar palavras de um texto, mais interpreta-lo e também reproduzi-lo de forma criativa conforme normas gramaticais.Cronograma
O projeto e desenvolvido em fases:1º-o projeto sera desenvolvido em sala de aula, os professores de língua portuguesa trabalharão uma seleção de 600 palavras níveis: fácil, médio e difícil.
2º- A escola organizara uma soletração interna,com a participação do pedagogo da escola e professores de lingua portuguesa. Participarão a quantidade de alunos de cada sala que a escola definir e serão selecionados dez participantes para 3º fase. Ha liberdades na escola, inclusive com a participação dos pais.
3º- Os alunos selecionados de todas as escolas participantes ficarão juntos e todos receberam um numero, que passaram a ser identificados pelos números, o organizador sorteara o numero e chamando o participante a frente, em seguida ele far a soletração, e um grupo de jurado sera encarregado de avaliar se esta correto ou errado, e continua a soletração em níveis fáceis, médios e difíceis, a competição segue ate que restem apenas três participantes e dai o vencedor , em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. As atividades foram desenvolvidas durante os meses de Setembro/ Outubro e Novembro 2015. A culminância do projeto foi no dia 27/11/2015
Resultados
Estimular o prazer pela leitura; aprender a escrita e pronuncia das palavras, atentando para o aspecto fonético; aprender significados; a classificação,definição e aplicação das palavras em frases; desenvolver habilidades de pesquisa em dicionários; desenvolver a capacidade de estudo, concentração e memorização e habilidades de ler em voz alta com ritmo e entonação atentos ao conteúdo lido.Instituições Envolvidas
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.Escolas Municipais e Estaduais do município.