Festa do Boi balaio - Belo Oriente / MG
O Boi Balaio vem acontecendo anualmente desde meados do século XX, mas sua salvaguarda e uma atividade que requer investimento em preservação e divulgação, para que a celebração não perca a sua legitimidade ao longo dos anos.
A perenidade do Boi Balaio só foi possível, ate agora, porque ha a integração de diversos segmentos da sociedade, o apoio estatal, a participação das escolas com projetos pedagógico e cultural especifico e a sustentabilidade promovida pelo incremento das atividades comerciais durante a realização dos festejos, circunstancias e razões pelas quais o projeto deve continuar ocorrendo.
A tradição, o envolvimento da comunidade, a necessidade de preservação de nosso Patrimônio Cultural favorecem a realização do Projeto, cujos 70 anos de recriação consolidam- no como importante bem imaterial de nosso município, de natureza e desenvolvimento peculiares.
Os resultados esperados, com a realização do projeto em tela, são definidos por melhores condições de salvaguarda e valorização do Patrimônio Cultural do município, promoção da integração da comunidade no processo continuo de conhecimento e proteção dos bens culturais, desenvolvimento de pesquisas e de ações que visem a promoção do bem em questão e o reconhecimento do fator cultural como agregador da qualidade de vida da comunidade.
Eixo
Cultura para a sustentabilidadeObjetivos
*O objetivo principal do projeto apresentado e a proteção da cultura local, agregando meios de manter a tradição da realização do Boi Balaio.
*Integrar as pessoas da comunidade e das cidades vizinhas;
*Propagar a tradição da festa do Boi Balaio;
*Estimular a participação direta n os moradores na festa;
*Produzir material como fonte de registros da Festa do Boi Balaio, como revistas, cds, dvs, etc;
*Valorizar o idoso;
*Valorizar a memória da tradição da festa.
Cronograma
O evento ocorre no período da quaresma exatamente no sábados de Aleluia, no ano de 2015 a festa ocorreu no dia 4 de abril.Resultados
A realização do projeto possibilita que a comunidade estreite os seus laços sociais e culturais, ampliando a participação de todos na realização do evento, e favorecendo a sustentabilidade do mesmo, a medida que a realização do Boi Balaio, alem da questão cultural, também incrementa o setor de comercio, de prestação de serviços e de turismo da cidade e região, ampliando as alternativas de emprego e renda.