Tietê, SP
- Cidade:
- Tietê
- Estado:
- São Paulo
- País:
- Brasil
- População total:
- 40.194 habitantes (2015)
- População rural:
- 3.433 habitantes (2014)
- População urbana:
- 35.138 habitantes (2014)
- População mulheres:
- 18.586 habitantes (2010)
- População homens:
- 18.249 habitantes (2010)
- Número de pessoas por quilômetro quadrado:
- 98,40 hab/km² (2014)
- Área total do município em quilômetros quadrados (km²):
- 404,40 km² (2015)
FUNDAÇÃO
A História de Tietê teve suas origens com os Bandeirantes e Portugueses que desbravavam o Sertão Paulista navegando pelo Rio Tietê.
A fertilidade do solo atraiu grande número de aventureiros e pessoas afeitas à lavoura que vieram para cá. Quase na embocadura do Ribeirão do Pito Aceso (Ribeirão da Serra), estava localizado no ancoradouro das canoas que, formando as “monções” demandavam de Cuiabá carregados de ouro e pedras preciosas. Assim na margem do rio, moradores construíram as primeiras habitações formando assim o vilarejo Pirapora do Curuçá que recebeu esse nome devido a uma pedra localizada à margem esquerda do rio na qual os índios a chamavam Curuçú-Guaçu (que em Tupi Guarani significava Cruz) pois, nela havia uma cruz entalhada.
Em 1570 como relatam as crônicas do Padre José Anchieta ocorreu entre Porto Feliz e Tietê um naufrágio. Este relato indica a presença de colonizadores desde o início do descobrimento. Durante as monções, no final de século XVIII, Pirapora do Curuçá foi o primeiro e mais importante porto de reabastecimento e descanso para o bandeirantes que saiam de Araritaguaba (Porto Feliz).
Em 1747, o Vigário Francisco Campos fazendo um breve levantamento que pode ser considerado o primeiro censo de Tietê, constatou que na região que descia o rio numa distância de quatro léguas da Matriz existiam cerca de cento e quarenta casas.
Em 3 de agosto de 1811 Pirapora do Curuçá foi elevada então à condição de Freguesia da Santíssima Trindade da Pirapora do Curuçá.
Em 8 de março de 1842, a Freguesia foi elevada a Município e o nome vila perdurou até 1867 quando foi elevada à categoria de cidade com o nome de Tietê.
O NOME TIETÊ
O Rio Tietê era conhecido como Rio Anhembi, que em tupi guarani significava Rio das Anhumas (ave típica da região do Tietê), só mais tarde os bandeirantes o denominaram Tietê, assim chamado pelos índios habitantes dessa região.
TI – Rio
ETE – Grande, fundo, verdadeiro que corre para baixo
LOCALIZAÇÃO E REGIÃO
O Município de Tietê situa-se no médio baixo curso do Rio Tietê, numa região fisiográfica chamada Depressão Periférica do Estado de São Paulo, com área de 404 Km², sendo 52 km² são de zona urbana e 352 km², a 121 km da capital paulista, tendo como limites de Município: Norte - Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras, Sul - Cerquilho e Boituva, Leste - Rafard, Porto Feliz e Mombuca, Oeste - Jumirim e Laranjal Paulista. O município está inserido na Região Administrativa e de Governo de Sorocaba.
PERFIL POPULACIONAL
Com 36.835 habitantes, segundo Censo IBGE 2010, possui densidade demográfica de: 83,48 habitantes/km².
ECONOMIA
Localizada na região política administrativa de Sorocaba, Tietê está inserida em região estratégica, próxima a grandes centros econômicos: Piracicaba, Sorocaba, Campinas e São Paulo. Possui economia diversificada entre as principais atividades econômicas: plantio de cana de açúcar e milho, no setor industrial são cerca de 380 indústrias em atividade têxtil, madeireira, agro-civil-postoril e avícolas, com distrito industrial 90% ocupado e grandes áreas disponíveis no município destinadas a indústria gerando um PIB per capita de aproximadamente de R$ 26 mil.
INDICADORES SOCIAIS
Tietê possui IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) elevado de 0,78. Assume a posição de 151º em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre os municípios do Brasil e 75º do Estado de São Paulo.
É o 59º município em longevidade no país e 8º no Estado.