Tubarão, SC
- Cidade:
- Tubarão
- Estado:
- Santa Catarina
- País:
- Brasil
- População total:
- 102.833 habitantes (2015)
- População rural:
- 9.141 habitantes (2010)
- População urbana:
- 88.094 habitantes (2010)
- População mulheres:
- 50.121 habitantes (2010)
- População homens:
- 47.114 habitantes (2010)
- Número de pessoas por quilômetro quadrado:
- 323,75 hab/km² (2010)
- Área total do município em quilômetros quadrados (km²):
- 301.555,00 km² (2015)
“O rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a Cidade Azul.” (Virgílio Várzea).
Dos versos do poeta veio o dístico Cidade Azul, forma pela qual Tubarão, localizado na região Sul Catarinense, a 144 km da capital Florianópolis, é conhecido. Por sua vez, a inspiração do poeta veio do rio que corta e que dá nome a cidade. Os indígenas chamavam o rio de Tubanharô, que significa pai-feroz. Pelas águas do rio que vinham os peixes, a água para consumo, o acesso para outras localidades.
Foi às margens do rio que Tubarão se originou e cresceu focada no comércio, sendo que as mercadorias eram transportadas, inicialmente, em barcos.
Tubarão apresenta ótima infraestrutura urbana, hoteleira e gastronômica. O município conta também com diversos atrativos culturais, entre eles, o Centro Municipal de Cultura - Museu Willy Zumblick que abriga parte da obra do artista plástico tubaronense o Museu Ferroviário, Outra atração são as estâncias termais.
Uma opção turística de destaque é o passeio turístico ferroviário com locomotiva a vapor (Maria Fumaça). O passeio é promovido pelo Museu Ferroviário. O trem percorre os municípios de Imbituba, Laguna, Criciúma e Urussanga, em um percurso que liga às praias à subida da serra do Rio do Rastro, e tem ainda como atração os monumentos históricos e às tradições das etnias que ajudaram a povoar a região. Também fazem parte dos atrativos turísticos do município, a Praça Dona Tereza Cristina onde está exposta uma locomotiva a vapor.
Tubarão encontra-se numa posição logisticamente favorecida no Mercosul. Na infraestrutura, a conclusão da duplicação da BR 101, da expansão da malha ferroviária, a operacionalização do Aeroporto Regional e a ampliação dos portos de Laguna e Imbituba fazem parte deste contexto, tornando a cidade um potencial importante para o desenvolvimento do Estado. Atualmente, além da indústria, comércio e serviços, Tubarão é pólo de saúde e de educação, e, pretende transformar-se em pólo tecnológico através da instalação de um Centro de Inovação Tecnológica, que deverá iniciar suas obras ainda esse ano. Quanto à mão de obra qualificada para atender ao crescimento do município receberemos um incremento com a instalação do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina, cujas obras iniciaram neste ano. http://www.tubarao.sc.gov.br/