Qualificação da Aprendizagem - FEMUCI - Esteio / RS
Femuci 2014 é lançada na Câmara de Vereadores
Fotos: Yasmim Lopes |
A divulgação da feira foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito municipal, Gilmar Rinaldi. Ele destacou a parceria entre a Femuci e a Fundação Liberato Salzano. “Já podemos realizar reflexões e projetos para a construção de uma cidade melhor, a partir dos trabalhos que serão realizados pelos alunos. E, claro, com o apoio da qualidade de ensino da Fundação Liberato”, enfatizou Gilmar.
O evento também contou com a participação do jornalista Miguel Luz, que falou sobre a história do Município, desde sua fundação, e do professor da Fundação Liberato Salzano, André Viegas, que expôs sobre pesquisa no Ensino Fundamental. Após, foram divulgados o curso Projetos Científicos e Tecnológicos na Escola e as diretrizes para a feira deste ano.
Também participaram do lançamento a secretária municipal de Educação e Esporte, Carla Escosteguy, o presidente do Legislativo esteiense, Leo Dahmer, e equipes diretivas das escolas municipais e particulares da cidade.
Sobre a Femuci
Participam estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de Esteio, conveniadas ou nas escolas particulares com as quais a Prefeitura tem contrato para a aquisição de vagas. Todos os alunos que participam ganham certificados. Além dos três melhores projetos, que recebem premiações, como troféus e medalhas. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 1° e 3 de outubro.
O objetivo da atividade é estimular o interesse pela investigação desde a educação infantil até o ensino médio e ofertar aos alunos a oportunidade de integração com estudantes de outras instituições. A Femuci tem a parceria da Fundação Liberato Salzano e financiamento do CNPq/Capes.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Profissionais de educação de Esteio se preparam para desenvolver métodos de pesquisa
Fotos: Adriano Rosa da Rocha |
A intenção do curso é preparar um método de pesquisas científicas e tecnológicas para utilizar os alunos na elaboração dos trabalhos. A partir daí, as técnicas serão implementadas nas escolas, e cada uma escolhe os melhores projetos, de acordo com seus critérios para serem apresentados na Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) 2014.
Sobre a Femuci
A Femuci 2014 tem o tema "Esteio rumo aos 60 anos: a cidade que temos, a cidade que queremos". Participam estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de Esteio, conveniadas ou nas escolas particulares com as quais a Prefeitura tem contrato para a aquisição de vagas. Todos os alunos que participam ganham certificados. Além dos três melhores projetos, que recebem premiações, como troféus e medalhas. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 1° e 3 de outubro.
O objetivo da atividade é estimular o interesse pela investigação desde a educação infantil até o ensino médio e ofertar aos alunos a oportunidade de integração com estudantes de outras instituições. A Femuci tem a parceria da Fundação Liberato Salzano e financiamento do CNPq/Capes.
Cronograma
Femuci tem 75 trabalhos inscritos
Com 75 trabalhos inscritos, começa nesta quinta-feira (2) a Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) de Esteio. A exposição dos projetos, que será aberta oficialmente às 9h e estará aberta a visitação até sexta-feira (3), ocorrerá no Salão Paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria. Este ano, a Feira terá como tema “Esteio rumo aos 60 anos: a cidade que temos, a cidade que queremos”, tendo em vista o sexagésimo aniversário de emancipação do Município, que será comemorado em 2015.
O evento reúne estudantes matriculados nas escolas da rede municipal, conveniadas ou particulares com as quais a Prefeitura de Esteio mantém contrato para a aquisição de vagas. Os alunos inscritos no evento ganharão certificados e os três melhores projetos serão premiados com troféus e medalhas. A Femuci conta com a parceria da Fundação Liberato Salzano e financiamento do CNPq/Capes. A divulgação dos resultados será na sexta-feira (3), a partir das 15h.
Estação das águas
No dia 2 de outubro, os visitantes da Femuci terão uma atração a mais. Numa parceria entre a Prefeitura e Corsan, será montada na Praça Coração de Maria a Estação das Águas, proporcionando brincadeiras e conscientização ambiental aos participantes. A iniciativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE), contribuirá de forma lúdica para que os estudantes esteienses aprendam o melhor aproveitamento dos recursos naturais.
O município, por intermédio da SMEE, disponibilizará transporte dos alunos da rede de ensino municipal, oportunizando que os estudantes visitem neste dia à Femuci e à Estação das Águas, que funcionará das 9h às 17h. As brincadeiras são indicadas para crianças dos quatro aos 12 anos. Em caso de chuva, a atração será cancelada.
Feira Municipal de Ciências e Ideias
Quando: Quinta-feira (2), das 9h às 11h30min, das 13h30min às 16h30min e das 18h20min às 20h30min; e sexta-feira (3), das 9h às 11h30min e das 13h30min às 15h
Local: Salão Paroquial da Igreja Coração de Maria
Estação das Águas da Corsan
Quando: 2 de outubro
Horário: Das 9h às 17h
Local: Praça Coração de Maria
Resultados
Conhecidos os trabalhos vencedores da Femuci 2014
Fotos: Adriano Rosa da Rocha |
A novidade deste ano foi a escolha de dois trabalhos que serão inscritos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada em março de 2015 em São Paulo. Os projetos selecionados foram “Monitorando as chuvas: pluviômetro experimental”, do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Santo Inácio e “Energia do Lixo”, do CMEB Flôres da Cunha, ambos feitos por alunos dos anos finais da Educação Básica.
Além disso, outros cinco projetos serão encaminhados para a Mostratec Jr. O evento, realizado pela Fundação Liberato, acontecerá no final de outubro em Novo Hamburgo.
A mostra, aberta no dia 2 e realizada no Salão Paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria, teve a exposição de 74 projetos feitos por estudantes dos 18 centros municipais de Educação Básica (CMEBs), das 11 escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs), das instituições conveniadas ou particulares com as quais a Prefeitura tem contrato para a aquisição de vagas e das escolas estaduais. Este ano, a Femuci teve como tema “Esteio rumo aos 60 anos: a cidade que temos, a cidade que queremos”, tendo em vista o sexagésimo aniversário de emancipação do Município, que será comemorado em 2015.
23ª Femuci – trabalhos premiados
Destaque Comunidade
Lixo: O que fazer? (CMEB João XXIII)
Educação Infantil
1º - Trabalhando a musicalização: “Quem canta seus males espanta” (ECEI Sestília Toniollo)
2º - Aprendendo a reaproveitar criando arte (EEI Risco e Rabisco)
3º - Meu lindo Esteio (ECEI Sestília Toniollo)
Anos iniciais
1º - Mobilidade Urbana rumo ao Esteio 60 anos (CMEB Maria Lygia)
2º - Aprendendo Matemática através das brincadeiras populares (CMEB Camilo Alves)
3º - O lúdico no processo de aprendizagem (CMEB Edwiges Fogaça)
Anos finais
1º - Español: uma lengua de sorpresas (Escola Gustavo Nordlund)
2º - Energia do lixo (CMEB Flôres da Cunha)
3º - Câncer: Conhecendo e prevenindo (CMEB Clodovino Soares)
Ensino Médio
1º - Refrigerador de Peltier (Colégio Coração de Maria)
2º - A influência do capitalismo na alimentação de crianças e jovens na cidade de Esteio (Colégio Coração de Maria)
3º - Erosão do solo (Colégio Coração de Maria)
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
1º - Esteio 60 anos: a história que temos e que precisamos (CMEB Maria Lygia)
2º - Sustentabilidade (CMEB Oswaldo Aranha)
3º - Reutilização de materiais para cultivo de hortaliças em pequenos espaços (CMEB Santo Inácio)
Projetos selecionados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)
Monitorando as chuvas: pluviômetro experimental (CMEB Santo Inácio - anos finais)
Energia do Lixo (CMEB Flôres da Cunha - anos finais)
Projetos selecionados para a Mostratec Jr.
Câncer: Conhecendo e prevenindo (CMEB Clodovino Soares - anos finais)
Revitalização do espaço físico do Seminário Claretiano (CMEB Flôres da Cunha - anos iniciais)
Biodigestor (CMEB Luiza Fraga - anos finais)
Mobilidade urbana rumo ao Esteio 60 anos (CMEB Maria Lygia - anos iniciais)
Finger Board x Matemática (CMEB Oswaldo Aranha - anos finais)
Estudantes dos CMEBs Flôres da Cunha e Santo Inácio participam da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em São Paulo
Os alunos Jonathan Cardoso, Rafael Fraga e Thiago Barth, do 8º ano do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Flôres da Cunha, acompanhados da professora Maribel Soares, e Gabriel Perondi, Ronald Azevedo Oliveira e Lucas dos Santos Baptista, com a professora Ana Paula Metz Costa, do CMEB Santo Inácio, embarcaram neste domingo (15) para São Paulo, onde representarão Esteio na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela Universidade de São Paulo. O evento começa nesta segunda (16) e se estenderá até sexta-feira (20). “O grupo deve retornar sábado (21) e a nossa expectativa que traga alguma premiação na bagagem”, comentou a diretora da instituição, Carla Hoffman.
Os estudantes apresentam em São Paulo os trabalhos “Energia do Lixo” (CMEB Flôres da Cunha) e “Monitorando as chuvas: pluviômetro experimental” (CMEB Santo Inácio), selecionados na 23ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), realizada em outubro de 2014, no Salão Paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria. A Femuci teve participação de 74 projetos feitos por estudantes dos 18 centros municipais de Educação Básica (CMEBs), das cinco escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs), das instituições conveniadas ou particulares com as quais a Prefeitura tem contrato para a aquisição de vagas e das escolas estaduais.
Mostratec
Em novembro do ano passado, os alunos do 3º ano do CMEB Flôres da Cunha haviam conquistado o segundo lugar na categoria Anos Iniciais da Mostratec Júnior, realizada em Novo Hamburgo. Os alunos apresentaram o projeto “Revitalização do Espaço Físico do Seminário Claretiano de Esteio para Resgatar a História e Semear Conhecimento”, também selecionado 23ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci).
Secretária de Educação e Esporte recebe alunos premiados em feira em São Paulo
Fotos: Dolcimar Luiz da Silva |
Os alunos Gabriel Perondi, Ronald Oliveira e Lucas Baptista, do CMEB Santo Inácio, ganharam o prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo pelo trabalho “Monitorando as chuvas: pluviômetro experimental”. O projeto dispõe de sensores que avisam se a chuva é fraca, moderada ou forte, possibilitando que as pessoas tomem providências antes que suas casas alaguem.
Os estudantes Jonathan Cardoso, Rafael Fraga e Thiago Barth, do CMEB Flôres da Cunha, ganharam um certificado de participação pelo projeto “Energia do Lixo”. Os trabalhos “Monitorando as chuvas: pluviômetro experimental” e “Energia do Lixo” foram coordenados, respectivamente, pelas professoras Maribel Soares e Ana Paula Metz Costa.
Os alunos destacaram que vão aperfeiçoar os projetos apresentados na Febrace para corrigir possíveis erros. Carla convidou os estudantes a participarem da próxima Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) e entregou uma lembrança aos estudantes e às professoras Elizabete Madruga e Maribel Soares que acompanharam os alunos durante a viagem.
A Febrace reuniu 332 projetos desenvolvidos por 746 estudantes de 26 estados brasileiros. Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas de estudos e estágios, num total aproximado de 200 prêmios. A maioria dos participantes era aluno do ensino médio e técnico. Esteio foi uma das poucas das instituições com estudantes do ensino fundamental.
Texto: Dolcimar Luiz da Silva
Instituições Envolvidas
O evento reúne estudantes matriculados nas escolas da rede municipal, conveniadas ou particulares com as quais a Prefeitura de Esteio mantém contrato para a aquisição de vagas. Os alunos inscritos no evento ganharão certificados e os três melhores projetos serão premiados com troféus e medalhas. A Femuci conta com a parceria da Fundação Liberato Salzano e financiamento do CNPq/CapesContatos
Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE)
Titular
Carla Escosteguy
A SMEE promove, orienta e executa as atividades relacionadas ao ensino fundamental e infantil, incentiva atividades esportivas e é responsável pela manutenção dos estabelecimentos municipais de ensino e prática desportiva.
Rua Alegrete, 455
CEP: 93280-060
(0xx51) 3473.0601
[email protected]