Alvorada, RS
- Cidade:
- Alvorada
- Estado:
- Rio Grande do Sul
- País:
- Brasil
- População total:
- 195.673 habitantes (2011)
- População rural:
- 0 habitantes (2013)
- Área total do município em quilômetros quadrados (km²):
- 71,31 km² (2011)
A cidade de Alvorada nasceu como Distrito de Viamão, com a denominação Passo do Feijó, através da lei nº216, de 22 de setembro de 1952. Aprovada pela Câmara, a Lei foi promulgada e sancionada pelo então prefeito de Viamão, Tenente Coronel Ponçalino Cardoso da Silva. Em 17 de setembro de 1965, a Lei Estadual nº5026, garantiu a emancipação política do Passo do Feijó, que passou a chamar-se Alvorada.
O nome sugerido por um integrante da Comissão Pró-Emancipação, teve inspiração em dois fatores: a alvorada do povo, que acorda às primeiras horas da manhã e parte para o trabalho, e o Palácio da Alvorada, o grande destaque na então nova capital do País, Brasília, inaugurada em 1960.
A cidade de Alvorada, que integra a Região Metropolitana de Porto Alegre, vive um momento que aponta um futuro de prosperidade econômica e social. Os impactos da mudança da política econômica dos últimos 10 anos no Brasil está alterando o perfil socioeconômico da cidade, com a ampliação de investimentos em educação, saúde, segurança, meio ambiente e infraestrutura. O município, com 71km de extensão territorial, faz divisa com Cachoeirinha, Porto Alegre, Viamão e Gravataí. Mais de 200 mil pessoas tornam Alvorada uma das cidades mais populosas da região, com um grande potencial para o desenvolvimento econômico, seja pela sua localização que favorece a logística para empreendimentos industriais, seja pelo crescente potencial aquisitivo de sua população que ingressa em novos patamares de consumo favorecendo a expansão do comércio e serviços.
Uma das preocupações primordiais da administração municipal é com a qualificação profissional de seus habitantes para suprir a demanda do crescimento econômico colocada na agenda da cidade. Desta forma, a Prefeitura abriu 1. 800 vagas em 2013 em cursos de qualificação profissional das mais diversas áreas. Um marco da nova administração neste sentido foi a recuperação de um galpão deteriorado que foi transformado em uma escola de curso de qualificação profissional, o Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira.