Macaé, RJ
- Cidade:
- Macaé
- Estado:
- Rio de Janeiro
- País:
- Brasil
- População total:
- 234.628 habitantes (2015)
- População rural:
- 4.489 habitantes (2013)
- População mulheres:
- 114.241 habitantes (2013)
- População homens:
- 110.201 habitantes (2013)
- Número de pessoas por quilômetro quadrado:
- 170,00 hab/km² (2013)
- Área total do município em quilômetros quadrados (km²):
- 121.684,00 km² (2015)
************************************************************************** "Onde o mar beija a areia morena, Onde o rio se encontra com o mar, Onde o sol banha a terra serena, Tu estás, Macaé, a sonhar." (Trecho do Hino de Macaé).
************************************************************************** Macaé pertence a Região Norte Fluminense, que também abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Com uma área total de 1.216 quilômetros quadrados e com uma estimativa populacional feita pelo IBGE de 229.624 habitantes, possui 6 distritos: Sede, Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana. Faz divisa com as cidades de Carapebus e Conceição de Macabu, ao Norte; Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, ao Sul; Trajano de Moraes e Nova Friburgo, a Oeste; e com o Oceano Atlântico, a Leste. Contando com 23 quilômetros de litoral com diversas praias e atrativos para a pesca de linha, mergulho, windsurf, jet-ski e outros esportes náuticos. Seu clima é quente e úmido na maior parte do ano. Com uma localização privilegiada, a 182 quilômetros da capital do Estado do Rio de Janeiro, Macaé conta com um aeroporto, uma boa infraestrutura de estradas com ligação direta à BR-101 (Rodovia Governador Mário Covas), principal rodovia do país, à Unidade Operacional da Petrobrás e ao Porto de Imbetiba.
Macaé completou, em 2013, 200 anos com o olhar para o futuro. De Princesinha do Atlântico à Capital Nacional do Petróleo, o município vive hoje a realidade do desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento humano e social. É o centro de suporte das atividades offshore da Bacia de Campos. Da nossa plataforma continental saem cerca de 80% do petróleo produzido no Brasil e 40% do gás natural.
Com 105 escolas municipais, quatro unidades de atendimento a portadores de necessidades especiais e 12 unidades escolares estaduais, a cidade tem uma das menores taxas de analfabetismo do estado. São cerca de 36 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. A instalação de um pólo acadêmico, denominado Cidade Universitária, vem proporcionando a instalação de importantes universidades, como UFF e a UFRJ, com diferentes opções profissionalizantes em áreas que interessam a região. Ao todo Macaé possui 9 universidades, incluindo a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos, sem contar aquelas que oferecem cursos à distância.
Os investimentos na área de saúde têm prioridade no município. O Hospital Público Municipal de Macaé é referência na região. Destaca-se por oferecer aos pacientes uma atenção humanizada, integral e resolutiva, com equipamentos de última geração. Tem 8 mil metros quadrados de área construída e presta atendimento de urgência e emergência e de maternidade.
No município se faz presente grandes iniciativas culturais, que geram diversos projetos. O Teatro Municipal de Macaé tem sido o palco de importantes apresentações.
Rica em belezas naturais, a cidade tem lagoas costeiras e uma região de cachoeiras e corredeiras, atraindo os adeptos de esportes como rapel, rafting e canoagem. Outras riquezas naturais são o Arquipélago de Santana, o Parque Municipal do Atalaia e o Parque de Jurubatiba.
Além de belas praças e parques, na área de esporte e lazer, a cidade ganha destaque com o Estádio Municipal Dr. Claudio Moacyr de Azevedo - o MOACIRZÃO, que recebe jogos do Campeonato Estadual e Brasileiro de Futebol.
O município sedia, há cada dois anos, a Feira Brasil Offshore e a Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e gás, considerado o terceiro maior evento do setor no mundo, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé - Centro, que é o segundo maior do Estado.
A cidade também tem um grande potencial energético. Estão instaladas em Macaé duas usinas termelétricas, a Mário Lago e a Termo Macaé, que produzem, respectivamente, 928 e 780 megawatts de energia diariamente. As usinas produzem energia a partir do gás da Bacia de Campos, que chega do mar diretamente para o Terminal de Cabiúnas, maior pólo de processamento de gás natural do país.
Macaé oferece um horizonte de prosperidade para empreendedores e a população em geral. E hoje a Prefeitura lança as bases para o desenvolvimento sustentável, que pressupõe justiça social e preservação do ambiente.
Indicadores separados por eixos | visualizar indicadores por região
Carregando...