Por uma Gota de Cooperação - São Miguel do Iguaçu / PR
Sensibilizar
para o consumo sustentável dos recursos naturais é objetivo da professora Geni
Kelli com o projeto “Por uma Gota de Cooperação”. As relações campo x cidade
levaram ao estudo da “Água”. A experiência de preservar uma nascente e a
análise do consumo de água residencial com uso de gráfico contribuíram para a economia
de água nas residências dos alunos. Trabalhos artísticos e o Facebook são
ferramentas usadas para a troca de
experiências visando economia de água.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos
1. Desenvolver
a educação ambiental junto aos alunos do ensino fundamental, com a inserção de
práticas de sustentáveis nas várias disciplinas curriculares;
2. Construir o conhecimento pautado no consumo
consciente dos recursos naturais, contribuindo para a construção de uma nova
ótica em relação ao consumo exagerado;
3. Promover o envolvimento dos familiares nas
questões ambientais e escolares;
4. Sensibilizar os envolvidos sobre a
importância de agir de forma ambientalmente correta, com foco no combate ao
desperdício da água potável;
5. Disseminar na comunidade o conhecimento
adquirido buscando mudanças de atitude frente à preservação da água potável,
contribuindo para melhorar o mundo;
6. Divulgar o projeto em mostra pedagógica, para
a comunidade escolar e para os familiares, através de exposição dos trabalhos
desenvolvidos durante o projeto: com apresentação de folders e cartazes
confeccionados pelas crianças, das experiências realizadas e da apresentação
teatral;
7. Compartilhar
métodos e ideias que evitem o desperdício de água, utilizando a tecnologia das
redes sociais (página no facebook: Por uma Gota de Cooperação), em benefício do
meio ambiente.
Cronograma
1ª ETAPA
a) Formação do Tema:
Em 23 de março de 2015,
um material que aborda as relações entre o campo e a cidade, foi estudado em
sala de aula. As principais matérias-primas que são produzidas no campo e no
que elas se transformam depois que são beneficiadas nas indústrias. Os alunos
expuseram suas opiniões sobre o assunto e, como lição de casa, pesquisaram
junto aos seus pais outras coisas que ligam o campo à cidade. Esta pesquisa foi
trabalhada na aula seguinte onde foi escolhido um assunto para aprofundar e
pesquisar durante o semestre. Segundo a professora:
“ Vieram muitas
opiniões, dentre elas: a tecnologia, o solo, o clima, alimentos e etc. Mas uma
pesquisa em especial chamou a atenção de todos na sala de aula. Um aluno que
mora no campo, expôs oralmente a sua pesquisa que falava sobre a nascente dos
rios. Segundo seu relato, os rios que passam pela cidade têm, na maioria, suas
nascentes no campo, pois lá há mais matas ciliares e os proprietários já estão
se mobilizando para preservá-las. Na cidade as casas já tomaram conta da beira
dos rios, e o mesmo acredita que a probabilidade de verter água é pouca. Desta
forma, a água também passa a ser uma grande ligação entre o campo e a cidade,
pois ela é fonte de vida e um recurso indispensável em todas as atividades
humanas, como a agricultura, a pecuária e a indústria. Então, em consenso,
escolhemos o tema “Água” para aprofundarmos os estudos.” (Professora Geni Kelli Dal Moro)
Nasce o Projeto: “Por uma Gota de Cooperação”.
b) Desenvolvimento do estudo sobre o tema “água” em conjunto com os
alunos:
- Um dos alunos questionou: Como é
uma nascente e como preservá-la? Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, do
programa “Cultivando Água Boa”, da Itaipu Binacional, os alunos visitaram uma
propriedade rural, observaram a construção de um muro de proteção de uma
nascente e auxiliaram no plantio de mudas de árvores próximo à nascente, para
deixar a terra mais firme e também para evitar a poluição do rio.
- Na escola os alunos construíram uma
maquete representando o local visitado.
- Em casa pesquisaram outras formas
como a água pode verter, para construção um mural.
- Para exemplificar como a água
subterrânea é formada através da filtração da água da chuva, foi realizada uma
experiência visual com um filtro de pedras, areia e carvão, os alunos ficaram
encantados ao verem que a água suja, clareou após passar pelas camadas do
filtro. Foi então que surgiu a dúvida se essa água serviria para beber.
- Explicou-se que aquela água não
serve para beber, pois, os microrganismos ainda permaneciam nela. Por isso, as
empresas de saneamento tratam a água para matar os microorganismos patogênicos,
prevenindo algumas doenças de veiculação hídrica. Explicou-se que a SANEPAR
(Companhia de Saneamento do Paraná), cobra por seu serviço através de uma
fatura mensal, na qual é descrita a quantidade de metros cúbicos de água
consumida em cada mês e o valor de cada metro cúbico.
- Confeccionou-se um metro cúbico com
12 arestas de pvc de 1m cada, formando então 1m³. Através dessa atividade, os
alunos puderam construir o conhecimento de uma forma concreta e compreender a
proporção que equivale ao volume de 1m³.
- Concomitantemente, trabalhou-se na
aula de matemática, uma atividade do eixo tratamento de informação do currículo
foi desenvolvida, a interpretação de gráfico. Estudou-se um gráfico sobre a
quantidade de água potável no planeta.
- Discutiu-se sobre o gráfico, a maioria
das opiniões tratava do combate ao desperdício de água no planeta. Discutiu-se como
cooperar para evitar o desperdício de água no nosso dia-a-dia. Cada aluno registrou
duas ações que começaria a fazer em casa. As ações foram expostas no mural da
escola com o título “Qual sua gota de cooperação?” a fim de compartilhar com
outras pessoas.
- Desenvolveu-se as atividades com
a fatura de água, com a interpretação da estrutura, do consumo e análise linguística
de uma fatura de água. Enfatizou-se a importância de não desperdiçar água.
- Com a iniciativa dos alunos de
fazer bilhetinhos para colar nos cômodos da casa, cartazes para espalhar pela
cidade e um teatro para sensibilizar as pessoas. Na aula de informática
pesquisou-se ideias de imagens e frases para os cartazes de sensibilização.
- Na sala de aula confeccionou-se
cartazes com os desenhos e as frases pesquisadas, que foram fixados nas
vitrines e locais públicos. Também fizeram bilhetes para colarem nos cômodos de
suas casas, com lembretes de ações que evitam o desperdício.
- Elaborou-se uma peça teatral, os
alunos ensaiaram a peça duas vezes por semana.
- Dando sequência no trabalho com
as faturas, os alunos trouxeram as faturas de água de suas casas e formaram
gráficos de linha para visualizar o consumo.
- Pesquisou-se onde há maior consumo
de água dentro das casas. Após todos os alunos terem trazidos suas pesquisas,
construiu-se um gráfico a fim de sensibilizar quanto aos locais de maior
consumo em uma residência e fazê-las refletir sobre o uso incorreto da água
nesses ambientes.
2ª ETAPA
a) a) Mostra pedagógica do projeto “Por uma Gota de Cooperação”:
- Organizou-se todas as atividades
desenvolvidas pelos alunos e uma mostra pedagógica, a fim de compartilhar com
os alunos de outras escolas.
- No dia da mostra pedagógica foi
apresentada a peça teatral. Após o teatro, os alunos receberam uma “fitinha”
azul para amarrar no braço com os dizeres: MINHA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA! Também
receberam um folder explicativo sobre a água, contendo algumas dicas para
evitar o desperdício.
3ª ETAPA
a) Criação da página na rede social do facebook: Por uma gota de
cooperação.
- Para divulgar e continuar com o
trabalho de sensibilização ambiental criou-se uma página na rede social facebook
“Por uma gota de cooperação”, utilizada para compartilhar experiências de
pessoas que estão fazendo sua parte no combate ao desperdício de água,
exercendo assim sua cidadania.
Resultados
Desenvolvimento
da consciência do consumo sustentável e crescimento pessoal dos alunos que, efetivamente, praticam no seu dia a dia o
conhecimento que ajudaram a construir na escola.
Muitas pessoas foram mobilizadas e
contribuíram com o projeto mudando suas atitudes frente a esse problema tão
preocupante que é o uso inadequado da água.
A resposta da população envolvida foi
uma nova postura diante das ações que combatem o desperdício, e assim,
contribuem para a preservação do meio ambiente. Segundo a professora Geni
Kelli:
“Os
desafios estão presentes, mas não podem, de forma alguma, ser um obstáculo
intransponível, pois, se este trabalho foi gratificante, por que com outras
pessoas não daria certo? Concluímos esta etapa do projeto certos de que
conseguiremos dar continuidade, pois, tenho a certeza de que assim como os
alunos envolvidos se dedicaram a tal ponto que
conseguiram bons resultados, também outros podem dar sua contribuição.”
“Desenvolver
este trabalho foi uma experiência maravilhosa, sentimos que a iniciativa desta ação
foi aprovada pelas escolas que prestigiaram o nosso trabalho na mostra
pedagógica, pois recebemos muitos elogios e mensagens de carinho, tanto dos
professores quanto dos seus alunos.”
A Mostra Pedagógica do projeto “Por um Gota de Cooperação” teve
repercussão na Rádio Jornal Am 1400, veja no site abaixo:
http://www.radiojornalsaomiguel.com.br/lernoticia.asp?mat=34968,
Teve entrevista de áudio e
entrevista escrita com postagem de fotos do evento.
Instituições Envolvidas
Município de São Miguel do Iguaçu
Escola Municipal Serafin Machado de Souza
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Itaipu Binacional
Cooperativa SICOOB
Contatos
Professora Geni Kelli Dal Moro
Escola Municipal Serafin Machado de Souza
(45) 3565-7046
Fontes
Fontes utilizadas para o desenvolvimento do projeto: Os materiais que nortearam os trabalhos
foram, em sua maioria, livros e apostilas que são disponibilizados pelo SENAR – Saber e Atuar - da Coleção Agrinho.
É um material rico em informações pertinentes aos conteúdos e atividades que
foram abordados durante a execução do projeto.Currículo básico do Ensino fundamental I- AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná.Também buscamos informações na Lei nº 11.445/2007: A preservação da água
potável como fator preponderante para a tutela material do direito fundamental
à saúde. Através dela, nos
reiteramos da legalidade na utilização da água.Foram ainda utilizados
vários livros paradidáticos nas aulas de leitura que tratavam do tema
desenvolvido no projeto: A ultima gota
– J. L. Diego – Editora Scipione;Chuá... Chuá... Tchibum! - Granstrom, Brita; Manning, Mick – Editora Saraiva;Encontros D´água - Ninfa Parreiras – Editora Scipione, entre
outros. Carta da água do ano 2070 vídeo de ficção do
youtube https://www.youtube.com/watch?v=loQFGlSYNAYFontes utilizadas para a descrição da Boa Prática: Informações obtidas diretamente com a professora que idealizou e executou o projeto.Notícia "Alunos apresentam projeto Por uma gota de Cooperação", publicada em 11/08/2015, no site do Município: www.saomiguel.pr.gov.br, por Tallini Klassmann.