Por uma Gota de Cooperação - São Miguel do Iguaçu / PR

Sensibilizar para o consumo sustentável dos recursos naturais é objetivo da professora Geni Kelli com o projeto “Por uma Gota de Cooperação”. As relações campo x cidade levaram ao estudo da “Água”. A experiência de preservar uma nascente e a análise do consumo de água residencial com uso de gráfico contribuíram para a economia de água nas residências dos alunos. Trabalhos artísticos e o Facebook são ferramentas usadas para a troca de experiências visando economia de água.

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

1. Desenvolver a educação ambiental junto aos alunos do ensino fundamental, com a inserção de práticas de sustentáveis nas várias disciplinas curriculares;

2. Construir o conhecimento pautado no consumo consciente dos recursos naturais, contribuindo para a construção de uma nova ótica em relação ao consumo exagerado;

3. Promover o envolvimento dos familiares nas questões ambientais e escolares;

4. Sensibilizar os envolvidos sobre a importância de agir de forma ambientalmente correta, com foco no combate ao desperdício da água potável;

5. Disseminar na comunidade o conhecimento adquirido buscando mudanças de atitude frente à preservação da água potável, contribuindo para melhorar o mundo;

6. Divulgar o projeto em mostra pedagógica, para a comunidade escolar e para os familiares, através de exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto: com apresentação de folders e cartazes confeccionados pelas crianças, das experiências realizadas e da apresentação teatral;

7. Compartilhar métodos e ideias que evitem o desperdício de água, utilizando a tecnologia das redes sociais (página no facebook: Por uma Gota de Cooperação), em benefício do meio ambiente.

Cronograma
 1ª ETAPA

 a) Formação do Tema:

Em 23 de março de 2015, um material que aborda as relações entre o campo e a cidade, foi estudado em sala de aula. As principais matérias-primas que são produzidas no campo e no que elas se transformam depois que são beneficiadas nas indústrias. Os alunos expuseram suas opiniões sobre o assunto e, como lição de casa, pesquisaram junto aos seus pais outras coisas que ligam o campo à cidade. Esta pesquisa foi trabalhada na aula seguinte onde foi escolhido um assunto para aprofundar e pesquisar durante o semestre. Segundo a professora:

 “ Vieram muitas opiniões, dentre elas: a tecnologia, o solo, o clima, alimentos e etc. Mas uma pesquisa em especial chamou a atenção de todos na sala de aula. Um aluno que mora no campo, expôs oralmente a sua pesquisa que falava sobre a nascente dos rios. Segundo seu relato, os rios que passam pela cidade têm, na maioria, suas nascentes no campo, pois lá há mais matas ciliares e os proprietários já estão se mobilizando para preservá-las. Na cidade as casas já tomaram conta da beira dos rios, e o mesmo acredita que a probabilidade de verter água é pouca. Desta forma, a água também passa a ser uma grande ligação entre o campo e a cidade, pois ela é fonte de vida e um recurso indispensável em todas as atividades humanas, como a agricultura, a pecuária e a indústria. Então, em consenso, escolhemos o tema “Água” para aprofundarmos os estudos.” (Professora Geni Kelli Dal Moro)

 Nasce o Projeto: “Por uma Gota de Cooperação”.

 b) Desenvolvimento do estudo sobre o tema “água” em conjunto com os alunos:

- Um dos alunos questionou: Como é uma nascente e como preservá-la? Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, do programa “Cultivando Água Boa”, da Itaipu Binacional, os alunos visitaram uma propriedade rural, observaram a construção de um muro de proteção de uma nascente e auxiliaram no plantio de mudas de árvores próximo à nascente, para deixar a terra mais firme e também para evitar a poluição do rio.
- Na escola os alunos construíram uma maquete representando o local visitado.
- Em casa pesquisaram outras formas como a água pode verter, para construção um mural.
-  Para exemplificar como a água subterrânea é formada através da filtração da água da chuva, foi realizada uma experiência visual com um filtro de pedras, areia e carvão, os alunos ficaram encantados ao verem que a água suja, clareou após passar pelas camadas do filtro. Foi então que surgiu a dúvida se essa água serviria para beber.
-  Explicou-se que aquela água não serve para beber, pois, os microrganismos ainda permaneciam nela. Por isso, as empresas de saneamento tratam a água para matar os microorganismos patogênicos, prevenindo algumas doenças de veiculação hídrica. Explicou-se que a SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), cobra por seu serviço através de uma fatura mensal, na qual é descrita a quantidade de metros cúbicos de água consumida em cada mês e o valor de cada metro cúbico.
- Confeccionou-se um metro cúbico com 12 arestas de pvc de 1m cada, formando então 1m³. Através dessa atividade, os alunos puderam construir o conhecimento de uma forma concreta e compreender a proporção que equivale ao volume de 1m³.
-  Concomitantemente, trabalhou-se na aula de matemática, uma atividade do eixo tratamento de informação do currículo foi desenvolvida, a interpretação de gráfico. Estudou-se um gráfico sobre a quantidade de água potável no planeta.
- Discutiu-se sobre o gráfico, a maioria das opiniões tratava do combate ao desperdício de água no planeta. Discutiu-se como cooperar para evitar o desperdício de água no nosso dia-a-dia. Cada aluno registrou duas ações que começaria a fazer em casa. As ações foram expostas no mural da escola com o título “Qual sua gota de cooperação?” a fim de compartilhar com outras pessoas.
- Desenvolveu-se as atividades com a fatura de água, com a interpretação da estrutura, do consumo e análise linguística de uma fatura de água. Enfatizou-se a importância de não desperdiçar água.  
- Com a iniciativa dos alunos de fazer bilhetinhos para colar nos cômodos da casa, cartazes para espalhar pela cidade e um teatro para sensibilizar as pessoas. Na aula de informática pesquisou-se ideias de imagens e frases para os cartazes de sensibilização.
- Na sala de aula confeccionou-se cartazes com os desenhos e as frases pesquisadas, que foram fixados nas vitrines e locais públicos. Também fizeram bilhetes para colarem nos cômodos de suas casas, com lembretes de ações que evitam o desperdício.
-  Elaborou-se uma peça teatral, os alunos ensaiaram a peça duas vezes por semana.
-  Dando sequência no trabalho com as faturas, os alunos trouxeram as faturas de água de suas casas e formaram gráficos de linha para visualizar o consumo.
-  Pesquisou-se onde há maior consumo de água dentro das casas. Após todos os alunos terem trazidos suas pesquisas, construiu-se um gráfico a fim de sensibilizar quanto aos locais de maior consumo em uma residência e fazê-las refletir sobre o uso incorreto da água nesses ambientes.

 2ª ETAPA

a) a) Mostra pedagógica do projeto “Por uma Gota de Cooperação”:

- Organizou-se todas as atividades desenvolvidas pelos alunos e uma mostra pedagógica, a fim de compartilhar com os alunos de outras escolas.
- No dia da mostra pedagógica foi apresentada a peça teatral. Após o teatro, os alunos receberam uma “fitinha” azul para amarrar no braço com os dizeres: MINHA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA! Também receberam um folder explicativo sobre a água, contendo algumas dicas para evitar o desperdício.

3ª ETAPA

a) Criação da página na rede social do facebook: Por uma gota de cooperação.

- Para divulgar e continuar com o trabalho de sensibilização ambiental criou-se uma página na rede social facebook “Por uma gota de cooperação”, utilizada para compartilhar experiências de pessoas que estão fazendo sua parte no combate ao desperdício de água, exercendo assim sua cidadania.


Resultados

Desenvolvimento da consciência do consumo sustentável e crescimento pessoal dos alunos que, efetivamente, praticam no seu dia a dia o conhecimento que ajudaram a construir na escola.

Muitas pessoas foram mobilizadas e contribuíram com o projeto mudando suas atitudes frente a esse problema tão preocupante que é o uso inadequado da água.

A resposta da população envolvida foi uma nova postura diante das ações que combatem o desperdício, e assim, contribuem para a preservação do meio ambiente. Segundo a professora Geni Kelli:

 “Os desafios estão presentes, mas não podem, de forma alguma, ser um obstáculo intransponível, pois, se este trabalho foi gratificante, por que com outras pessoas não daria certo? Concluímos esta etapa do projeto certos de que conseguiremos dar continuidade, pois, tenho a certeza de que assim como os alunos envolvidos se dedicaram a tal ponto que  conseguiram bons resultados, também outros podem dar sua contribuição.”

 “Desenvolver este trabalho foi uma experiência maravilhosa, sentimos que a iniciativa  desta ação  foi aprovada pelas escolas que prestigiaram o nosso trabalho na mostra pedagógica, pois recebemos muitos elogios e mensagens de carinho, tanto dos professores quanto dos seus alunos.”

A Mostra Pedagógica do projeto “Por um Gota de Cooperação” teve repercussão na Rádio Jornal Am 1400, veja no site abaixo:

http://www.radiojornalsaomiguel.com.br/lernoticia.asp?mat=34968,  

Teve entrevista de áudio e entrevista escrita com postagem de fotos do evento.

Instituições Envolvidas

Município de São Miguel do Iguaçu

Escola Municipal Serafin Machado de Souza

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

Itaipu Binacional

Cooperativa SICOOB

Contatos
Professora Geni Kelli Dal Moro

Escola Municipal Serafin Machado de Souza
(45) 3565-7046
Fontes
Fontes utilizadas para o desenvolvimento do projeto: 

Os materiais que nortearam os trabalhos foram, em sua maioria, livros e apostilas que são disponibilizados pelo SENAR – Saber e Atuar - da Coleção Agrinho. É um material rico em informações pertinentes aos conteúdos e atividades que foram abordados durante a execução do projeto.
Currículo básico do Ensino fundamental I- AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná.
Também buscamos informações na Lei nº 11.445/2007: A preservação da água potável como fator preponderante para a tutela material do direito fundamental à saúde. Através dela, nos reiteramos da legalidade na utilização da água.
Foram ainda utilizados vários livros paradidáticos nas aulas de leitura que tratavam do tema desenvolvido no projeto:
 A ultima gota – J. L. Diego – Editora Scipione;
Chuá... Chuá... Tchibum! - Granstrom, Brita; Manning, Mick – Editora Saraiva;
Encontros D´água -  Ninfa Parreiras – Editora Scipione, entre outros.
 
Carta da água do ano 2070 vídeo de ficção do youtube https://www.youtube.com/watch?v=loQFGlSYNAY

Fontes utilizadas para a descrição da Boa Prática: 
Informações obtidas diretamente com a professora que idealizou e executou o projeto.
Notícia "Alunos apresentam projeto Por uma gota de Cooperação", publicada em 11/08/2015, no site do Município: www.saomiguel.pr.gov.br, por Tallini Klassmann.

 

Boas práticas

Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/