Ramilândia, PR
- Cidade:
- Ramilândia
- Estado:
- Paraná
- País:
- Brasil
Ramilândia é um município situado no oeste paranaense. Conta com uma população de 4.134 habitantes, segundo o IBGE (Senso 2010). Sua extensão territorial é de 237,196 km².
O nome Ramilândia, com o qual o município fora batizado advém de uma palavra híbrida formada pelos termos "rami" e "land", acrescida do sufixo nominativo "ia". O termo "rami" vem do malaio "rami: grande erva da família das urticáceas (Boehmeria nivea), planta têxtil cuja fibra tem grande aceitação comercial. Decidiu-se por assim batizar o local em homenagem à fazenda Ramí, a qual já recebera este nome devido à vasta plantação e comercialização da referida planta, que era a principal fonte de economia do local, nos primórdios de sua colonização.
A ocupação do local teve origem em 09 de agosto de 1960, quando chegou à região o casal João Gonçalves da Fonte e Maria de Lurdes Orbolato da Fonte, de Alvorada do Sul, a fim de trabalharem na Fazenda Rami, de propriedade de João Hitmura. Posteriormente, estabeleceram-se Sebastião Dino Dias, Sebastião Braga e Joaquim Braga, dentre outros.
Pela Lei Estadual n.º 172, de 1º de outubro de 1972, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Medianeira.
Várias lideranças locais trabalharam para transformar o distrito em município, entre elas, o presidente da Comissão de Emancipação, o sr. Vivaldino Fontanive. Assim, em 30 de janeiro de 1991, por meio da Lei Estadual n.º 9.562, foi instalado o município de Ramilândia, desmembrando território do município de Matelândia. Em 01 de janeiro de 1993, deu-se a instalação oficial e o dia 10 de novembro, foi eleito para a comemoração de sua emancipação.