Transformando Vidas Através do Esporte - Matelândia / PR

O esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida, assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes, o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.

A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população. Entretanto vários estudos mundiais incluindo o Brasil apontam para um elevado índice de sedentarismo em todos os grupos etários, variando de 50% a mais de 80% na população mundial (MENDES et al., 2006). Atualmente vários estudos têm sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como os riscos que predispõe ao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo.

A criança que é fisicamente ativa tem mais chance de se tornar um adulto ativo, destacando o ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, a promoção da atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida.

 Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.

Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade bem como o uso de todos os tipos de drogas, sendo lícitas e ilícitas que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

Atualmente todo  esporte de rede vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, sendo crescente a procura de pessoas pela prática do mesmo em todas as faixas etária.

 PASCUAL (1993) afirma que o tênis envolve habilidades abertas com agilidade, coordenação, flexibilidade, força, resistência, lateralidade, além de outros aspectos psicológicos importantes para o jogo. Os “golpes” para se praticar o tênis, são ensinados em conformidade com estas habilidades. Quanto mais cedo à criança começa, tanto mais facilidade terá seu desenvolvimento.

Os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento motor de crianças praticantes do tênis de quadra são as habilidades abertas como a agilidade, coordenação, flexibilidade, força, resistência, lateralidade, além de outros aspectos psicológicos importantes para o jogo.

  Neste sentido a Entidade desenvolve atividades pautadas num planejamento, de forma a não ser apenas um semi internato ou um contraturno escolar, mas sim, de ter atividade de caráter preventivo e proativo, pautado no fortalecimento dos vínculos familiares, na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. 

Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Objetivos

3.1.1 Proporcionar através do esporte, o acesso à educação de qualidade econdições de vida favoráveis àscrianças e adolescentes de 06 a 18 anos que se encontra em situação de vulnerabilidade social visando à melhoria da qualidade de vida;

3.1.2Transmitir valores como respeito a regras e limites buscando a transformação social;

3.1.3 Desenvolver a agilidade, a coordenação, a flexibilidade, a força, a resistência e a lateralidade;

3.1.4 Estimular a aceitação da vitória ou da derrota e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade;

3.1.5 Promover a participação social da juventude visando o fortalecimento da comunidade;

3.1.6 Estimular através da prática do esporte de raquetes deixando de ser um esporte elitizado.

 

            3.1.7 Proporcionar através de atividades esportivas a superação da violência contra as crianças e adolescentes;
Cronograma

Critérios de participação (disciplina, notas, frequência na escola , etc..)

Local e Horários dos Treinamentos - acontecerão na Escola Agrícola no contra turno escolar.

Professora formada e credenciado junto ao Cref -Paraná, de 4 à 5  acadêmico na área de Ed. Física.

Calendário de Competição - participação nos Jogos da Juventude do Paraná, Jogos Interclubes, Jogos Abertos do Paraná, competições a nível de Federação Paranaense, Brasileira e competições locais.

Crianças – quartas e sextas 09:00 às 10 horas; Adolescentes segundas 20:00 às 21:00 horas e quintas 19:00 às 20:00 horas
Resultados
O projeto foi aceito de uma forma não esperada pelos professores, as crianças e adolescentes se envolveram e hoje chega a faltar horário e material. Estamos conseguindo tirar as crianças e adolescentes da rua e da frente dos computadores.  As crianças e os adolescentes já estão participando de campeonatos dentro e fora do Município. Percebemos melhora no comportamento, na maneira de conviverem com as outras pessoas. Podemos observar também o prazer de estarem praticando o esporte. Melhoraram as notas na escola, estão se dedicando mais aos estudos.
Instituições Envolvidas

Escola Profissional Padre João Piamarta; 

Prefeitura Municipal de Matelândia.

Contatos

Escola Profissional Padre João Piamarta – com Joseane - (45) 3262-1187 ou (45) 9908-3107

Boas práticas

Realização

Apoio

Apoio de Mídia

Parceiros Nacionais

Parceiros Internacionais

Patrocinadores