Transformando Vidas Através do Esporte - Matelândia / PR
O
esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida, assim como o
conhecimento faz diferença no mundo em que
vivemos o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser
humano para as crianças e adolescentes, o esporte proporciona momentos ricos em
sua aprendizagem. Ao
praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo
de sentir e perceber o mundo.
A
atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo
recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população.
Entretanto vários estudos mundiais incluindo o Brasil apontam para um elevado
índice de sedentarismo em todos os grupos etários, variando de 50% a mais de
80% na população mundial (MENDES et al., 2006). Atualmente vários estudos têm
sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos
benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar,
assim como os riscos que predispõe ao aparecimento e ao desenvolvimento de
disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo.
A
criança que é fisicamente ativa tem mais chance de se tornar um adulto ativo,
destacando o ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, a promoção
da atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma
base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta,
contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida.
Na adolescência, as pessoas são influenciadas
pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que
também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que
desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte
mostra sua grande contribuição à sociedade.
Cada
esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar
por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e
os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz
com que as pessoas se distanciem da criminalidade bem como o uso de todos os
tipos de drogas, sendo lícitas e ilícitas que está presente em todos os locais
de forma bastante organizada e sedutora.
Atualmente
todo esporte de rede vem se
desenvolvendo muito nos últimos anos, sendo crescente a procura de pessoas pela
prática do mesmo em todas as faixas etária.
PASCUAL
(1993) afirma que o tênis envolve habilidades abertas com agilidade,
coordenação, flexibilidade, força, resistência, lateralidade, além de outros
aspectos psicológicos importantes para o jogo. Os “golpes” para se praticar o
tênis, são ensinados em conformidade com estas habilidades. Quanto mais cedo à
criança começa, tanto mais facilidade terá seu desenvolvimento.
Os
fatores que podem contribuir para o desenvolvimento motor de crianças praticantes
do tênis de quadra são as habilidades abertas como a agilidade, coordenação,
flexibilidade, força, resistência, lateralidade, além de outros aspectos
psicológicos importantes para o jogo.
Neste sentido a Entidade desenvolve atividades
pautadas num planejamento, de forma a não ser apenas um semi internato ou um
contraturno escolar, mas sim, de ter atividade de caráter preventivo e
proativo, pautado no fortalecimento dos vínculos familiares, na defesa e
afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades,
com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da
vulnerabilidade social.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
3.1.1 Proporcionar
através do esporte, o acesso à educação de qualidade econdições de vida
favoráveis àscrianças e adolescentes de 06 a 18 anos que se encontra em situação
de vulnerabilidade social visando à melhoria da qualidade de vida;
3.1.2Transmitir
valores como respeito a regras e limites buscando a transformação social;
3.1.3 Desenvolver
a agilidade, a coordenação, a flexibilidade, a força, a resistência e a
lateralidade;
3.1.4 Estimular
a aceitação da vitória ou da derrota e ajudar a fortalecer as relações de
solidariedade;
3.1.5 Promover
a participação social da juventude visando o fortalecimento da comunidade;
3.1.6 Estimular
através da prática do esporte de raquetes deixando de ser um esporte elitizado.
Cronograma
Critérios
de participação (disciplina, notas, frequência na escola , etc..)
Local e
Horários dos Treinamentos - acontecerão na Escola Agrícola no contra turno
escolar.
Professora
formada e credenciado junto ao Cref -Paraná, de 4 à 5 acadêmico na área de Ed. Física.
Calendário
de Competição - participação nos Jogos da Juventude do Paraná, Jogos Interclubes,
Jogos Abertos do Paraná, competições a nível de Federação Paranaense,
Brasileira e competições locais.
Resultados
O projeto foi aceito de uma forma não esperada pelos professores, as crianças e adolescentes se envolveram e hoje chega a faltar horário e material. Estamos conseguindo tirar as crianças e adolescentes da rua e da frente dos computadores. As crianças e os adolescentes já estão participando de campeonatos dentro e fora do Município. Percebemos melhora no comportamento, na maneira de conviverem com as outras pessoas. Podemos observar também o prazer de estarem praticando o esporte. Melhoraram as notas na escola, estão se dedicando mais aos estudos.Instituições Envolvidas
Escola Profissional Padre João Piamarta;
Prefeitura Municipal de Matelândia.
Contatos
Escola Profissional Padre João Piamarta – com Joseane - (45) 3262-1187 ou (45) 9908-3107