Guaíra, PR
- Cidade:
- Guaíra
- Estado:
- Paraná
- País:
- Brasil
- População total:
- 30.704 habitantes (2014)
- População rural:
- 2.498 habitantes (2013)
- População urbana:
- 28.206 habitantes (2013)
- População mulheres:
- 15.772 habitantes (2013)
- População homens:
- 14.932 habitantes (2013)
- Número de pessoas por quilômetro quadrado:
- 57,43 hab/km² (2013)
- Área total do município em quilômetros quadrados (km²):
- 560,51 km² (2013)
Guaíra é um município paranaense localizado no Oeste do Paraná, na fronteira com Mato Grosso do Sul e com a República do Paraguai.
O município faz uma importante ligação entre o Sul e o Centro-Oeste através da Ponte Ayrton Senna, a maior ponte fluvial do Brasil.
A fronteira com o Paraguai também é uma das mais importantes, uma vez que Salto del Guairá é hoje um dos maiores centros comerciais do país vizinho, fazendo de Salto uma paraíso para o turismo de compras.
A história de Guaíra, entretanto, remonta ao período colonial, quando espanhóis fundaram na confluência entre o rio Piquiri e o Rio Paraná a Ciudad Real Del Guairá em 1554, uma importante vila militar posteriormente ocupada também por padres jesuítas e milhares de índios guarani.
Devastada pelos bandeirantes em 1631, a região só foi ocupada novamente com a instalação da Companhia Mate Laranjeira a partir de 1902, colonizadora que fundou o que hoje é chamado de Vila Velha (centro histórico municipal). A erva-mate extraída pela companhia nos ervais do Mato Grosso do Sul passava por Guaíra com destino a Buenos Aires/Argentina e, de lá, para a Europa.
Guaíra, entretanto, foi marcada pela submersão – em 1982 – das Sete Quedas, as Cataratas do Rio Paraná, que ficavam defronte à cidade.
Sete Quedas era o maior conjunto de saltos em volume d’água do mundo e foi submersa para acionar a Hidrelétrica de Itaipu.
Atualmente, o município possui o Parque Nacional de Ilha Grande, um dos maiores arquipélagos da América do Sul. Ilha Grande é um imenso corredor da biodiversidade, com mais de 200 ilhas, centenas de espécies de animais vertebrados, aves, répteis e anfíbios, além de abrigar 170 espécies de peixes.