CRAS DE INHAPIM AUMENTA RENDA E AUTOESTIMA DA POPULAÇÃO ATRÁVES DE CURSOS E OFICINAS - Inhapim / MG
A Prefeitura de Inhapim, através da Secretaria de Assistência Social e o CRAS, investe pesado em oficinas e cursos profissionalizantes. Desde o início da administração em 2013, o setor oferece à população dos bairros, centro e distritos mais de oito opções, que podem trabalhar a autoestima ou aumentar a renda familiar. Atualmente o CRAS disponibiliza diariamente oficinas de balé, jiu-jítsu, violão, dança e capoeira (focando crianças e adolescentes) e cursos profissionalizantes de manicure, pintura, cabeleireiro, corte costura e informática. Os cursos que visam profissionalização oferecem aos participantes certificados de conclusão. E assim como as oficinas e os cursos, o material didático é gratuito, ofertado pela prefeitura.
Até o presente momento mais de cinco mil pessoas já foram beneficiadas e os cursos disponibilizados para a sede (centro de Inhapim), comunidades e distritos: Santo Antônio do Alegre, Tabajara, Itajutiba, Novo Horizonte, Bom Jesus do Rio Preto, Jerusalém, Macadame, São Tomé, São José do Peixe, Taquaral, Córrego Santa Cruz, Vila Marques e Bairro Santo Antônio. Em 2016 a comunidade do Córrego do Suíço também será beneficiada e entra para rol de cronogramas dos cursos.
Eixo
Equidade, Justiça Social e Cultura de PazObjetivos
De acordo com a coordenadora dos CRAS de Inhapim, a psicóloga, Ronisy Dornelas, “com os cursos percebe-se uma melhora significativa na autoestima dos participantes, pois eles se sentem capazes, superam limites, agregam aprendizado e enxergam possibilidades e aumentar a renda familiar”.