Arapiraca, AL
- Cidade:
- Arapiraca
- Estado:
- Alagoas
- País:
- Brasil
- Número de pessoas por quilômetro quadrado:
- 600,83 hab/km² (2010)
- Área total do município em quilômetros quadrados (km²):
- 356.181,00 km² (2012)
CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO
O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas mimosáceas, a Piptadenia. Uma espécie de angico-branco, comum noAgreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (fundador da cidade) descansou. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade doséculo XIX.
Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu, como padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho (padroeira até hoje).
Segundo uma tradição popular, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e significa: "ramo que arara visita".
Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924.
A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980, experimenta um crescimento econômico com seu comércio (com destaque para a tradicional feira livre) e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.
O município de Arapiraca possui uma população de 227.640 habitantes e sua área é de 356,18 km²(IBGE 2013). A cidade, situada numa ampla planície, fica a 265 metros de altitude, distante 136 quilômetros de Maceió e 44 quilômetros de Palmeira dos Índios. O clima é considerado um dos mais saudáveis do Estado.
Arapiraca possui como atrativos turísticos os seguintes pontos: Morro Santo da Massaranduba, Lago da Perucaba, Parque Ceci Cunha, Bosque das Arapiracas, Área Verde, como eventos: Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, Vaquejadas, Corridas de Jepeiros, Motocross, Congressos, Conferências, Seminários, Exposições, Teatros, Shows, Festa da Padroeira, Festejos Juninos, Projeto Viva Arapiraca, dentre outros.
O município já dispõe de uma grande potencialidade para o turismo, temos uma gastronomia extremamente rica e diversificada, riquezas naturais que são aplaudidas e um povo hospitaleiro, além de manifestações culturais de todas as naturezas.
Arapiraca faz parte da Região Metropolitana do Agreste (Lei Complementar nº 27/2009), constituída pelos municípios de Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho Dágua Grande, São Sebastão, Taquarana, Traipú, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Belém, Tanque D’arca, São Brás, Jaramataia e Arapiraca, principal município do interior do Estado de Alagoas
Arapiraca destaca-se como importante centro de comércio e serviços da região Agreste, cuja a participação desses seguimentos no PIB total é de 71%. Localiza-se no centro geográfico do Estado de Alagoas, e área de influência direta do município atinge uma população de mais de meio milhão de habitantes. Sua localização geográfica privilegiada interliga as demais regiões geo-econômicas do Estado e caracteriza-se como pólo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços.
O município atende às necessidades regionais, minimiza as distâncias entre os centros de abastecimento e potencializa o desenvolvimento da região. Segundo a Revista Veja, Arapiraca é uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem, publicada em agosto de 2010, destaca o crescimento alcançado pelo município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o município é o décimo mais dinâmico do país e o segundo que mais cresce no Nordeste. De acordo com dados do IBGE/2011 o município apresenta um PIB de 2.173.811,00 reais.