Gestão Compartilhada da Produção de Composto Orgânico na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco - UTRE - Rio Branco / AC
Desde 2005 Rio Branco vem intensificando suas ações junto a agricultura familiar buscando melhorar a produção, a renda familiar e consequentemente manter as famílias no campo com qualidade de vida. No entanto, em decorrência do tamanho da unidade produtiva, mão de obra reduzida e alta demanda pelo melhoramento da qualidade das terrar para viabilizar um aumento da produção, visualizou-se a necessidade de difundir a tecnologia utilizada no processo produtivo do composto orgânico, que a Secretaria de Agricultura e Floresta - SAFRA vinha desenvolvendo. A ideia era criar a possibilidade do próprio produtor se apropriar do conhecimento e empregá-lo de modo a melhorar a produtividade das hortaliças na sua unidade
de produção agrícola.
Os técnicos da SAFRA desenvolvem a assistência técnica e extensão rural junto aos produtores nos Pólos Agroflorestais e cinturão verde do município de Rio Branco identificaram que as casas de vegetação, que cultivavam as hortas, implantadas nesses locais precisavam de um substrato complementar eficiente para aumentar a produção dessas unidades. O alto custo dos substratos no mercado inviabilizava o produtor de adquirí-lo. O composto orgânico surgiu como uma alternativa eficiente e com baixo custo.
O Projeto Gestão Compartilhada da Produção de composto Orgânica na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco - UTRE teve início em 2012, sob a gestão da Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta –SAFRA, foi inaugurada em 2009 e está em atividade desde abril de 2010, já tendo produzido cerca de 350 toneladas de composto orgânico. Este composto foi distribuído para pequenos produtores familiares, para fomentar a produção de hortaliças no município e ainda para hortas comunitárias incentivando assim, práticas voltadas para a economia solidária. A utilização deste composto propiciou qualidade e produtividade das hortas, proporcionando ao produtor familiar opções alimentares e incremento de renda. Entretanto, para aumentar a produção do composto para atender a mais produtores foi necessário incremento da mão de obra na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos. Esta medida proporcionou que um grupos de produtores participassem diretamente da produção do composto orgânico, e com isso pudessem absorver técnicas de sua produção. A apropriação de técnicas e elaboração deste insumo possibilitou melhoria de renda através da inclusão produtiva das famílias à ações de economia solidária, segurança alimentar e ações de educação ambiental (através do processo de compostagem).
As famílias de produtores foram selecionadas através de duas Associações de Produtores de dois Pólos Agroflorestais, conforme critérios estabelecidos pelos associados, sendo: Geraldo Fleming e Custódio Freire. Os produtores participaram de todas as etapas do processo, tais como produção das leiras, trituração do material, revolvimento das leiras, maturação, ajuste da granulometria e ensacamento.
Do composto que é produzido, 70% é distribuído aos produtores-alunos e 30% servirão para a SAFRA utilizar nos jardins públicos sob coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSUR, no Projeto Hortas Escolares que acontece nas escolas municipais, sendo assistida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMEIA e nas hortas comunitárias gerenciadas pela Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária - COMTES, além de ser alternativa de renda evitando que as famílias fiquem em situação de vulnerabilidade social.
Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de VidaObjetivos
Promover a Gestão Compartilhada entre Prefeitura Municipal de Rio Branco e produtores da agricultura familiar, através da produção de composto orgânico fomentando de um lado a melhoria na produção de hortaliças no município de Rio Branco e de outro, incremento de renda,segurança alimentar e desenvolvimento prático de ações de educação ambiental.
Cronograma
Fichas de controle de frequência e avaliação da aprendizagem são preenchidas
semanalmente. Quinzenalmente a equipe técnica envolvida na prática discute o desempenho das ações e pontos de ajuste, visando o aprimoramento.
Resultados
- Produção de 150 toneladas de composto orgânico, sendo sua mensuração
realizada por pesagem em balança especializada montada na UTRE o que tem contribuído sobremaneira para redução de custos, permitindo uma economia total de R$ 600.000,00 reais deste insumo (calculado quilo do valor do produto a R$ 4,00);
- Maior desempenho de renda, segurança alimentar e conhecimento sobre resíduos sólidos, compostagem e educação ambiental, conforme depoimentos das 16 famílias participantes;
- Melhoria na integração do grupo com fortalecimento da equipe, verificada a partir de observações da equipe técnica;
- Grande participação de todos os integrantes do grupo em todas as etapas avaliada pelas fichas de frequência;
- Grau de satisfação dos produtores-alunos depois do composto pronto medido por meio de seus relatos;
- Inclusão sócio - produtiva, visto a garantia de renda, maior qualidade na produção e alimentação, geração de conhecimento e fortalecimento social e político dos representantes das 16 famílias dos Pólos Agroflorestais Custódio Freire e Geraldo Fleming.
Instituições Envolvidas
- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSUR;
- Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta - SAFRA;
- Secretaria Municipal de Educação - SEME;
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMEIA;
- Associações de Produtores.
Contatos
Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta - SAFRAEndereço: Estrada AC-90, Nº 2.003 - Transacreana
CEP: 69.900-000
Fones: (68) 3225-2110
CEP: 69.900-000
Fones: (68) 3225-2110