O COMBATE AO AEDES AEGYPTI ATRAVÉS DE AÇÕES INTEGRADAS E INTERSETORIAIS NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA- PARÁ. - Abaetetuba / PA

Com foco na prevenção primária o município de Abaetetuba estrategicamente desenvolve inúmeras ações intersetoriais com o propósito de combater o Aedes aegypti e fortalecer a prevenção da dengue, do Zika vírus e da febre Chikungunya, através do estabelecimento de parcerias e da conscientização da população. 

            Nossa primeira iniciativa foi elaborar um plano de contingência da Dengue, Zika e a febre Chikungunya com objetivo de auxiliar o município na resposta as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Neste plano, definiu-se a competência de cada setor da secretaria de saúde e de outras secretarias governamentais envolvidas nesse propósito, com a premissa básica de fortalecimento intersetorial como instrumento de combate a este fenômeno epidemiológico grave que afeta assustadoramente o nosso país, em especial às crianças devido a sua condição de vulnerabilidade.

            No plano estabelecemos diversas estratégias.  Dentre elas;capacitação para profissionais da atenção primária e vigilância em saúde envolvendo, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagens, ACS, agente de endemias e etc.

            No mês de fevereiro do ano de 2016 implantou-se o disque dengue, serviço de disponibilização de canais eletrônicos e telefônicos para que a população denuncie locais de criadouros. Instituiu-se em seguida, através da portaria 129 de 04 de abril de 2916, a sala de situação municipal, com objetivo de acompanhar e monitorar a situação epidemiológica em Abaetetuba contando com a participação de membros das diversas secretarias de governo. Outro ponto importante foi a realização do sábado da faxina e do dia D de mobilização contra o Aedes aegypti, através da iniciativa da secretaria municipal de saúde em parceria com diversos órgãos e entidades governamentais e não governamentais intensificou-se a ação de combate ao vetor por meio de educação em saúde e limpeza pública.

            Nas estratégicas coordenadas pela secretaria municipal de educação, em parceria com a secretaria municipal de saúde, contamos com o envolvimento de 144 comunidades educacionais da rede pública municipal, atingindo aproximadamente 19.820 alunos.

Nos territórios da sede do município, da região ribeirinha e da região de estradas e ramais os alunos foram envolvidos através de práticas metodológicas diferenciadas, como: teatro, dança, música, caminhadas de conscientização, panfletagem e outros que os permitiram vivenciar fora da escola e em sua comunidade aprendizado significativo em sua formação com foco no combate ao mosquito causador da dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.

            Com o envolvimento dos diversos segmentos da sociedade o combate ao vetor vem sendo multiplicado e através do compromisso social e coletivo temos combatido bravamente a proliferação das doenças e somado esforços para que Abaetetuba seja um município cada vez melhor para se viver.

Eixo
Ação Local para a Saúde
Objetivos

Combater o Aedes aegypti e fortalecer a prevenção da dengue, do Zika vírus e da febre Chikungunya, através do estabelecimento de parcerias e da conscientização da população. 

Cronograma

METODOLOGIA E CRONOGRAMA 

A metodologia utilizada foi o planejamento de ações integradas e articuladas envolvendo diversas secretarias de governo e organizações não governamentais. Dentre as estratégias utilizadas destacamos:

1- Trabalho realizado pela Equipe de Controle Químico e Antilarvário (Borrifação);

2) Visitas Domiciliares;

3) Blitz Educativas com distribuição de panfletos e adesivaço no trânsito;

4) Palestras nas Escolas;

5) Envolvimento das escolas municipais no combate ao mosquito. Estas por sua vez, desenvolveram ações educativas com as comunidades, moradores dos territórios onde elas se localizam. 

5) Educação em Saúde com intensificação no Terminal Rodoviário (Distribuição de Panfletos Educativos);

6) LIRA (Levantamento de Índice Rápido) sendo realizado todo início de Ciclo, sinalizando onde as ações deverão ser intensificadas.

7) Realização dos mutirões   da limpeza  denominados " Sábado da Faxina - Não dê folga para o mosquito da dengue". A ideia foi a de que toda a população dedica- se  um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes.

Realização de palestras educativas nas Unidades do programa de saúde da família.

            O combate ao mosquito Aedes tem sido uma das metas de gestão, porém  as ações se intensificaram a partir de 2015 em função do aumento dos casos de  Dengue, Zika e da febre  Chikungunya em nosso país.  Em Dezembro de 2015  elaboramos um Plano de Contingência da Dengue, do Zika e da febre  Chikungunya. Este plano vem auxiliando o município nas respostas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no ano de 2016. Em dezembro de 2015 a  Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Vigilância em Saúde realizou ações de Mobilização Contra Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, além de realizar a primeira grande faxina no município. 

            As orientações à população sobre medidas preventivas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias são constantes e ininterruptas, pois são estes agentes que monitoram as áreas e orientam as pessoas.

            Nos dias 26 de Dezembro de 2015 e 02 de Abril de 2016 ocorreram os mutirões de limpeza em parceria com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente.

            Outras ações frequentes são as visitas nas escolas dos "super heróis da saúde", ou seja, dos agentes de endemias, que orientam alunos e professores sobre como derrotar o vilão Aedes, pois embora pequeno, é muito perigoso para todos, mas principalmente para as crianças.

            No dia 15 de Janeiro do corrente ano a Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba (SESMAB) realizou treinamento com os médicos e enfermeiros, técnicos de enfermagem. Nos dias 16 e 17 de Março com os agentes de combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Estes treinamentos contribuíram para fortalecer a equipe de saúde em todos os seus níveis de complexidade.

            Algumas estratégias utilizadas são simples, mas eficazes. Para que a população abaetetubense denuncie os locais onde existem criadouros do mosquito Aedes aegypti foi criado em fevereiro de 2016 o Disk Dengue, um Canal Telefônico Eletrônico para receber as denúncias. Este Canal criado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, conta com o apoio do Governo do Estado via Secretaria de Saúde Pública do Estado e do Governo Federal através do SUS.  

            Também foi criado um grupo de WhatsApp dos Gestores da Saúde (com representantes dos diversos níveis de complexidade) e tem utilizado esse grupo como uma importante ferramenta de socialização das informações referentes a medidas preventivas, bem como sobre diagnóstico e manejo clínico da dengue. Além de sempre chamar a atenção para a importância da notificação dos possíveis casos. 

            A Secretaria procura acompanhar diariamente as notícias lançadas pelo Ministério da Saúde, SESPA, CNM e também do UNICEF. Essas notícias são repassadas ao grupo que funciona como multiplicador das informações nos seus locais de trabalho.

            Os órgãos públicos devem servir de exemplo no trabalho de prevenção. Neste sentido, a Prefeita Francineti convocou todas as secretarias a realizarem faxinas em suas unidades, a secretaria de saúde iniciou uma verdadeira faxina em suas unidades. O pontapé inicial foi dado pelo CAPS- Centro de Atenção Psicossocial que realizou uma higienização completa dos ambientes, a prevenção quanto a água parada e conscientização da equipe. E a faxina segue nas UBS, afinal, o exemplo vale mais que mil palavras.

Resultados

O Controle e a  Prevenção do mosquito Aedes Aegyptitransmissor dos agravos Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya no Município de Abaetetuba, foi bastante satisfatório,  tendo em vista que o Município alcançou todas as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.  Metas estas referentes as coberturas de imóveis visitados. Em 2013 apresentamos um mínimo de cobertura de imóveis de 83%, enquanto que 2016 já chegamos a apresentar uma cobertura no 1º ciclo de 145%. Estas altas coberturas de imóveis visitados mostram o grande trabalho realizado pelos Agentes de Endemias do município. Nossas ações implementadas foram de grande relevância no controle desses agravos.   O Município de Abaetetuba foi um dos primeiros a implantar o trabalho de borrifação, controle químico e antilarvários nos trabalhos de rotina no Estado do Pará. As ações intersetoriais também muito contribuíram para conscientização de nossa população. Nosso Índice de Infestação  Predial- IIP vem declinando ao longo dos anos, tivemos em 2015 um IIP de 1,4; enquanto que até o momento estamos apresentando um IIP de 1,2. A equipe está mais preparada para notificar e atender os casos de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.

Instituições Envolvidas

• Prefeitura Municipal de Abaetetuba

• Secretaria Municipal de Educação

. Secretaria Municipal de saúde 

.Secretaria Municipal de obras

.Secretaria Municipal de meio Ambiente

. Tiro de Guerra 

. Defesa Civil 

Contatos

[email protected]

91-98810052

Fontes

Raimunda Rosa Rodrigues Carvalho 

Secretaria Municipal de Saúde 


Realização

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
/parceiros/instituto-ethos-de-empresas-e-responsabilidade-social
http://www.ethos.org.br
Rede Nossa São Paulo
/parceiros/rede-nossa-s%C3%A3o-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/
Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis
/parceiros/rede-social-brasileira-por-cidades-justas-e-sustentaveis
http://rededecidades.ning.com/

Apoio

Fundação Avina
/parceiros/fundacao-avina
http://www.avina.net/esp/
Instituto Arapyaú
/parceiros/instituto-arapyau
http://www.arapyau.org.br/

Apoio de Mídia

A Tarde
/parceiros/tarde
Abril
/parceiros/abril
http://www.abril.com.br/
CBN
/parceiros/cbn
http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Editora Globo
/parceiros/editora-globo
http://corp.editoraglobo.globo.com/
Meio Norte
/parceiros/meio-norte
Rádio Globo
/parceiros/radio-globo
http://radioglobo.globoradio.globo.com/home/HOME.htm
Rede Globo
/parceiros/rede-globo
http://redeglobo.globo.com/
Revista Piauí
/parceiros/revista-piaui

Parceiros Nacionais

ABEMA
/parceiros/abema-0
http://www.abema.org.br/site/pt-br/home/home.php
Afobras
/parceiros/afobras
http://www.afrobras.org.br/
Akatu
/parceiros/akatu
http://www.akatu.org.br/
Associação Brasileira dos Municípios (ABM)
/parceiros/associacao-brasileira-dos-municipios-abm
http://www.abm.org.br/
Atletas pela Cidadania
/parceiros/atletas-pela-cidadania
http://www.atletas.org.br/
CBCS
/parceiros/cbcs
http://www.cbcs.org.br/website/
Cenpec
/parceiros/cenpec
http://www.cenpec.org.br/
Dieese
/parceiros/dieese
http://www.dieese.org.br/
DPZ
/parceiros/dpz-0
http://dpz.com.br/
Escola de Governo
/parceiros/escola-de-governo
http://www.escoladegoverno.org.br/
Famurs
/parceiros/famurs
http://www.famurs.com.br/
Fórum Amazônia Sustentável
/parceiros/forum-amazonia-sustentavel
http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/
Frente Nacional de Prefeitos
/parceiros/frente-nacional-de-prefeitos
http://www.fnp.org.br/home.jsf
Gife
/parceiros/gife
http://www.gife.org.br/
Greenpeace
/parceiros/greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Instituto 5 Elementos
/parceiros/instituto-5-elementos
http://www.5elementos.org.br/site/index.php
Instituto Democracia e Sustentabilidade
/parceiros/instituto-democracia-e-sustentabilidade
http://www.idsbrasil.net/
Instituto Saúde e Sustentabilidade
/parceiros/sa%C3%BAde-e-sustentabilidade
http://www.saudeesustentabilidade.org.br/
Instituto Socioambiental
/parceiros/instituto-socioambiental
http://www.socioambiental.org/
Instituto Cidade Democrática
/parceiros/icd
http://www.cidadedemocratica.org.br/
Mobilize
/parceiros/mobilize
http://www.mobilize.org.br/
Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE)
/parceiros/movimento-de-combate-corrupcao-eleitoral-mcce
http://www.mcce.org.br/site/
NEF - Núcleo de Estudos do Futuro
/parceiros/nef-n%C3%BAcleo-de-estudos-do-futuro
http://www.nef.org.br/
OAB Conselho Federal
/parceiros/oab-conselho-federal
http://www.oab.org.br/
ONU Habitat
/parceiros/onu-habitat
http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9
Pnuma
/parceiros/pnuma
http://www.pnuma.org.br/
Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)
/parceiros/rede-de-acao-politica-pela-sustentabilidade-raps-0
http://www.raps.org.br/
Roland-Berger
/parceiros/roland-berger
http://www.rolandberger.com.br/
Sesc
/parceiros/sesc
http://www.sescsp.org.br/sesc/
SOS Mata Atlântica
/parceiros/sos-mata-atl%C3%A2ntica
http://www.sosma.org.br/
Todos pela Educação
/parceiros/todos-pela-educa%C3%A7%C3%A3o
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Transition Brasil
/parceiros/transition-brasil
http://transitionbrasil.ning.com/
Trata Brasil
/parceiros/trata-brasil
http://www.tratabrasil.org.br/
União dos Vereadores do Brasil
/parceiros/uniao-dos-vereadores-do-brasil
http://www.uvbbrasil.com.br/novo/
Unicef
/parceiros/unicef
http://www.unicef.org/brazil/pt/
Vitae Civilis
/parceiros/vitae-civilis
http://www.vitaecivilis.org.br/
WWF
/parceiros/wwf
http://www.wwf.org.br/

Parceiros Internacionais

Aalborg
/parceiros/aalborg
http://www.sustainablecities.eu/
Conama
/parceiros/conama
DAC - Danish Architecture Centre
/parceiros/dac-danish-architecture-centre
http://www.dac.dk/
Eco City Builders
/parceiros/eco-city-builders
http://www.ecocitybuilders.org/
Ecodes
/parceiros/ecodes
http://www.ecodes.org/
Ford Foundation
/parceiros/ford-foundation
http://www.fordfoundation.org/
La Ciudad Verde
/parceiros/la-ciudad-verde
http://www.laciudadverde.co/2/
New Cities Foundation
/parceiros/new-cities-foundation
http://www.newcitiesfoundation.org/
Red Argentina de municipios frente al cambio climático
/parceiros/red-argentina-de-municipios-frente-al-cambio-climatico
http://www.gobiernolocal.gob.ar/index.php?option=com_flexicontent&view=items&Itemid=15&cid=5&id=158637
Red Paraguaya por Ciudades Sustentables
/parceiros/red-paraguaya-por-ciudades-sustentables
http://ciudadessustentables.org/
Red Uruguaya de Ciudades Justas Democraticas y Sustentables
/parceiros/red-uruguaya-de-ciudades-justas-democraticas-y-sustentables
http://www.redciudades.org.uy/
Sustainable Cities
/parceiros/sustainable-cities
http://sustainablecities.net/
Sustainable Cities Europe
/parceiros/sustainable-cities-europe
http://www.sustainablecities.eu/
This Big City
/parceiros/big-city
http://thisbigcity.net/

Patrocinadores

ALCOA
/parceiros/alcoa
http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/home.asp
Anamma
/parceiros/anamma
http://www.anamma.com.br/
Bradesco
/parceiros/bradesco
http://www.bradesco.com.br/html/classic/index.shtm
BRF
/parceiros/brf
http://www.brf-br.com/
Caixa Econômica Federal
/parceiros/caixa-econ%C3%B4mica-federal
http://www.caixa.gov.br/
CPFL Energia
/parceiros/cpfl-energia
http://www.cpfl.com.br/
Dualtec
/parceiros/dualtec
http://www.dualtec.com.br/
Embraer
/parceiros/embraer
http://www.embraer.com/pt-BR/Paginas/Home.aspx
IBM
/parceiros/ibm
http://www.ibm.com/br/pt/
Instituto Cyrela
/parceiros/instituto-cyrela
http://www.institutocyrela.com.br/site/home
Instituto Semeia
/parceiros/instituto-semeia
http://www.semeia.org.br/
Itaipu Binacional
/parceiros/itaipu-binacional
http://www.itaipu.gov.br/
Itaú
/parceiros/ita%C3%BA
http://www.itau.com.br
Natura
/parceiros/natura
http://www.natura.net/br/index.html
Nestlé
/parceiros/nestl%C3%A9
http://www.nestle.com.br/site/home.aspx
Porto Seguro
/parceiros/porto-seguro
http://www.portoseguro.com.br/
Promon
/parceiros/promon
http://www.promon.com.br/
Safra
/parceiros/safra
http://www.safra.com.br/portugues/index2.asp
Santander
/parceiros/santander
https://www.santander.com.br/
Vale
/parceiros/vale
http://www.vale.com/PT/Paginas/Landing.aspx
Votorantin
/parceiros/votorantin
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx
VR
/parceiros/vr
http://www.vr.com.br/portal/
Walmart
/parceiros/walmart
http://www.walmart.com.br/